Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto, Camila de Fátima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11200
Resumo: Resumo: Esta pesquisa consistiu em apresentar propostas de ensino de Matemática utilizando conexões entre a Matemática e a Arte O trabalho proposto explorou a Geometria dos Fractais e as obras do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, trabalhando conceitos matemáticos através da observação e construções de fractais, como também a exploração das obras do artista As atividades propostas empregaram o uso de tecnologias, como softwares que permitem um ensino dinâmico facilitando a visualização dos objetos, seus elementos, construções e transformações É importante apresentar aos estudantes conceitos basais sobre o assunto previamente ao desenvolvimento das atividades Objetivou-se principalmente que o alunado percebesse a matemática presente em outras áreas do conhecimento, e consequentemente sua importância e aplicação, proporcionando simultaneamente aprendizagem e evasão da rotina Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Jacarezinho, com estudantes do ensino médio integrado Observou-se que o método adotado atraiu a atenção dos alunos para uma matemática desconhecida e ao mesmo tempo fascinante, visto que para muitos essa se reduz a manipulações numéricas e algébricas sem significado Os estudantes participaram de forma integral das atividades, tanto nas construções dos fractais e das tesselações de Escher, quanto na resolução das questões propostas inerentes ao assunto Através de observações ao longo do desenvolvimento das atividades e análise dos questionários aplicados, foram identificados indícios de aprendizagem, nos quais pode-se concluir que o ensino mostrou-se satisfatório
id UEL_0a8ea9831b02e49d5ed623ea61e6b00b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11200
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de EscherMatemática na arteGeometria na arteArtes gráficasConceitos geométricosMatemáticaMathematicsMathematics in artGeometry in artGraphic artsFractalsStudy and teachingResumo: Esta pesquisa consistiu em apresentar propostas de ensino de Matemática utilizando conexões entre a Matemática e a Arte O trabalho proposto explorou a Geometria dos Fractais e as obras do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, trabalhando conceitos matemáticos através da observação e construções de fractais, como também a exploração das obras do artista As atividades propostas empregaram o uso de tecnologias, como softwares que permitem um ensino dinâmico facilitando a visualização dos objetos, seus elementos, construções e transformações É importante apresentar aos estudantes conceitos basais sobre o assunto previamente ao desenvolvimento das atividades Objetivou-se principalmente que o alunado percebesse a matemática presente em outras áreas do conhecimento, e consequentemente sua importância e aplicação, proporcionando simultaneamente aprendizagem e evasão da rotina Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Jacarezinho, com estudantes do ensino médio integrado Observou-se que o método adotado atraiu a atenção dos alunos para uma matemática desconhecida e ao mesmo tempo fascinante, visto que para muitos essa se reduz a manipulações numéricas e algébricas sem significado Os estudantes participaram de forma integral das atividades, tanto nas construções dos fractais e das tesselações de Escher, quanto na resolução das questões propostas inerentes ao assunto Através de observações ao longo do desenvolvimento das atividades e análise dos questionários aplicados, foram identificados indícios de aprendizagem, nos quais pode-se concluir que o ensino mostrou-se satisfatórioDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em MatemáticaAbstract: This research was to present Mathematics teaching proposals using connections between mathematics and art The proposed work explored the geometry of fractals and the works of graphic artist Maurits Cornelis Escher, working mathematical concepts through observation and construction of fractals, and the exploration of the artist's works The proposed activities employed the use of technologies, with the use of software that enables a dynamic education and facilitate the viewing of objects, their elements, constructions and transformations It is important to introduce students basal concepts on the subject prior to the development of activities The objective primarily the student body knew this mathematics in other areas of knowledge, and hence its importance and application, while providing learning and escape from routine This work was carried out at the Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Jacarezinho, with high school students It was observed that the method adopted has attracted the attention of students to the mathematics unknown and at the same time fascinating, since for many it reduces the handling numerical and algebraic without meaning The students participated in an integral way of activities, both in the constructions of fractals and tessellation of Escher, as in the resolution of questions proposed inherent in the subject Through observations during the development of activities and analysis of questionnaires, learning indications were identified in which, it can be concluded that teaching was satisfactoryCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Luccas, SimoneSilva, Ana Lúcia daModesto, Camila de Fátima2024-05-01T13:11:10Z2024-05-01T13:11:10Z2015.0007.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11200porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:37:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:37:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
title Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
spellingShingle Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
Modesto, Camila de Fátima
Matemática na arte
Geometria na arte
Artes gráficas
Conceitos geométricos
Matemática
Mathematics
Mathematics in art
Geometry in art
Graphic arts
Fractals
Study and teaching
title_short Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
title_full Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
title_fullStr Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
title_full_unstemmed Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
title_sort Matemática e arte : explorando a geometria dos fractais e as tesselações de Escher
author Modesto, Camila de Fátima
author_facet Modesto, Camila de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]
Luccas, Simone
Silva, Ana Lúcia da
dc.contributor.author.fl_str_mv Modesto, Camila de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática na arte
Geometria na arte
Artes gráficas
Conceitos geométricos
Matemática
Mathematics
Mathematics in art
Geometry in art
Graphic arts
Fractals
Study and teaching
topic Matemática na arte
Geometria na arte
Artes gráficas
Conceitos geométricos
Matemática
Mathematics
Mathematics in art
Geometry in art
Graphic arts
Fractals
Study and teaching
description Resumo: Esta pesquisa consistiu em apresentar propostas de ensino de Matemática utilizando conexões entre a Matemática e a Arte O trabalho proposto explorou a Geometria dos Fractais e as obras do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, trabalhando conceitos matemáticos através da observação e construções de fractais, como também a exploração das obras do artista As atividades propostas empregaram o uso de tecnologias, como softwares que permitem um ensino dinâmico facilitando a visualização dos objetos, seus elementos, construções e transformações É importante apresentar aos estudantes conceitos basais sobre o assunto previamente ao desenvolvimento das atividades Objetivou-se principalmente que o alunado percebesse a matemática presente em outras áreas do conhecimento, e consequentemente sua importância e aplicação, proporcionando simultaneamente aprendizagem e evasão da rotina Este trabalho foi realizado no Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Jacarezinho, com estudantes do ensino médio integrado Observou-se que o método adotado atraiu a atenção dos alunos para uma matemática desconhecida e ao mesmo tempo fascinante, visto que para muitos essa se reduz a manipulações numéricas e algébricas sem significado Os estudantes participaram de forma integral das atividades, tanto nas construções dos fractais e das tesselações de Escher, quanto na resolução das questões propostas inerentes ao assunto Através de observações ao longo do desenvolvimento das atividades e análise dos questionários aplicados, foram identificados indícios de aprendizagem, nos quais pode-se concluir que o ensino mostrou-se satisfatório
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 07.08.2015
2015.00
2024-05-01T13:11:10Z
2024-05-01T13:11:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11200
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654558436556800