Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Paula Francinete Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7314
Resumo: A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da sequência didática intitulada “Um olhar Geométrico para Barra de Santa Rosa, PB”. Com o objetivo de identificar conceitos, procedimentos e representações geométricas desenvolvidas pelos alunos a partir de um trabalho interdisciplinar em construções/locais de Barra de Santa Rosa/PB e analisar as potencialidades do uso da fotografia como recurso didático em aulas de Matemática. Foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, por um período de dois meses. Os instrumentos de coleta de dados foram fotografias e os registros escritos feitos pelos alunos. A pesquisa, que apresentamos neste texto, está organizada em quatro capítulos. No primeiro apresentamos a fundamentação teórica, relatamos um pouco do surgimento da geometria, sua importância e aplicabilidade, e também alguns aspectos sobre o ensino da Geometria tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No segundo capítulo, apresentamos a metodologia na qual desenvolvemos nosso trabalho. No terceiro, a análise das atividades desenvolvidas pelos alunos na sequência didática. Por fim, nossas considerações finais na qual concluímos que um trabalho relacionando o espaço em que os alunos vivem, as novas tecnologias e a arte podem contribuir para a formação de conceitos geométricos. Diante dos resultados obtidos percebemos que é possível realizar um trabalho interdisciplinar com os alunos relacionando a geometria e a arte no espaço em que vivem.
id UFCG_68d572e3f8e37f721d629f3184eee5bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7314
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.A geometric look at Barra de Santa Rosa: possibilities of an interdisciplinary work from photographs with students of the 3rd year of high school.Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.MatemáticaGeometriaArteFotografiaInterdisciplinaridadeMathematicsGeometryArtPhotographInterdisciplinarityMatemáticaA presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da sequência didática intitulada “Um olhar Geométrico para Barra de Santa Rosa, PB”. Com o objetivo de identificar conceitos, procedimentos e representações geométricas desenvolvidas pelos alunos a partir de um trabalho interdisciplinar em construções/locais de Barra de Santa Rosa/PB e analisar as potencialidades do uso da fotografia como recurso didático em aulas de Matemática. Foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, por um período de dois meses. Os instrumentos de coleta de dados foram fotografias e os registros escritos feitos pelos alunos. A pesquisa, que apresentamos neste texto, está organizada em quatro capítulos. No primeiro apresentamos a fundamentação teórica, relatamos um pouco do surgimento da geometria, sua importância e aplicabilidade, e também alguns aspectos sobre o ensino da Geometria tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No segundo capítulo, apresentamos a metodologia na qual desenvolvemos nosso trabalho. No terceiro, a análise das atividades desenvolvidas pelos alunos na sequência didática. Por fim, nossas considerações finais na qual concluímos que um trabalho relacionando o espaço em que os alunos vivem, as novas tecnologias e a arte podem contribuir para a formação de conceitos geométricos. Diante dos resultados obtidos percebemos que é possível realizar um trabalho interdisciplinar com os alunos relacionando a geometria e a arte no espaço em que vivem.The present research is characterized as a qualitative research and was developed through the didactic sequence titled "A Geometric Look for Barra de Santa Rosa, PB". It aims to identify concepts, procedures and geometric representations developed by students from an interdisciplinary work in constructions / locations of Barra de Santa Rosa / PB and to analyze the potentialities of the use of photography as a didactic resource in Mathematics classes. It was developed with students of the 3rd year of high school, for a period of two months. The instruments of data collection were photographs and written records made by students. The research, presented in this text, is organized in four chapters. In the first one we present the theoretical basis, we report a little of the appearance of geometry, its importance and applicability, and also some aspects about the teaching of Geometry based on the National Curricular Parameters (NCP).In the second chapter, we present the methodology in which we develop our work. In the third, the analysis of the activities developed by the students in the didactic sequence. Finally, our final considerations in which we conclude that a work relating the space in which the students live, the new technologies and the art can contribute to the formation of geometric concepts. In view of the results obtained we realized that it is possible to carry out an interdisciplinary work with the students relating geometry and art in the space in which they live.La presente investigación se caracteriza por ser una investigación cualitativa y se desarrolló a través de la secuencia didáctica titulada “Una mirada geométrica a la Barra de Santa Rosa, PB”. Con el objetivo de identificar conceptos, procedimientos y representaciones geométricas desarrollados por los estudiantes a partir de un trabajo interdisciplinario en construcciones/lugares de Barra de Santa Rosa/PB y analizar las potencialidades del uso de la fotografía como recurso didáctico en las clases de Matemática. Se desarrolló con estudiantes del 3° año de bachillerato, por un período de dos meses. Los instrumentos de recolección de datos fueron fotografías y registros escritos realizados por los estudiantes. La investigación, que presentamos en este texto, está organizada en cuatro capítulos. En la primera presentamos la fundamentación teórica, informamos un poco del surgimiento de la geometría, su importancia y aplicabilidad, y también algunos aspectos sobre la enseñanza de la Geometría a partir de los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN). En el segundo capítulo, presentamos la metodología en la que desarrollamos nuestro trabajo. En el tercero, el análisis de las actividades desarrolladas por los estudiantes en la secuencia didáctica. Finalmente, nuestras consideraciones finales en las que concluimos que un trabajo que relacione el espacio en el que viven los estudiantes, las nuevas tecnologías y el arte puede contribuir a la formación de conceptos geométricos. A la vista de los resultados obtenidos, nos damos cuenta de que es posible realizar un trabajo interdisciplinario con los estudiantes relacionando la geometría y el arte en el espacio en el que viven.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.SANTOS, J. A. F. L.http://lattes.cnpq.br/4866964083641498SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.BRITO, Leonardo Lira de.LEITE, Paula Francinete Oliveira.20172019-09-25T16:57:26Z2019-09-252019-09-25T16:57:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7314LEITE, Paula Francinete Oliveira. Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio. 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia),Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-14T18:13:58Zoai:localhost:riufcg/7314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-14T18:13:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
A geometric look at Barra de Santa Rosa: possibilities of an interdisciplinary work from photographs with students of the 3rd year of high school.
Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
title Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
spellingShingle Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
LEITE, Paula Francinete Oliveira.
Matemática
Geometria
Arte
Fotografia
Interdisciplinaridade
Mathematics
Geometry
Art
Photograph
Interdisciplinarity
Matemática
title_short Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
title_full Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
title_fullStr Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
title_full_unstemmed Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
title_sort Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio.
author LEITE, Paula Francinete Oliveira.
author_facet LEITE, Paula Francinete Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.
SANTOS, J. A. F. L.
http://lattes.cnpq.br/4866964083641498
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Paula Francinete Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria
Arte
Fotografia
Interdisciplinaridade
Mathematics
Geometry
Art
Photograph
Interdisciplinarity
Matemática
topic Matemática
Geometria
Arte
Fotografia
Interdisciplinaridade
Mathematics
Geometry
Art
Photograph
Interdisciplinarity
Matemática
description A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da sequência didática intitulada “Um olhar Geométrico para Barra de Santa Rosa, PB”. Com o objetivo de identificar conceitos, procedimentos e representações geométricas desenvolvidas pelos alunos a partir de um trabalho interdisciplinar em construções/locais de Barra de Santa Rosa/PB e analisar as potencialidades do uso da fotografia como recurso didático em aulas de Matemática. Foi desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio, por um período de dois meses. Os instrumentos de coleta de dados foram fotografias e os registros escritos feitos pelos alunos. A pesquisa, que apresentamos neste texto, está organizada em quatro capítulos. No primeiro apresentamos a fundamentação teórica, relatamos um pouco do surgimento da geometria, sua importância e aplicabilidade, e também alguns aspectos sobre o ensino da Geometria tomando como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). No segundo capítulo, apresentamos a metodologia na qual desenvolvemos nosso trabalho. No terceiro, a análise das atividades desenvolvidas pelos alunos na sequência didática. Por fim, nossas considerações finais na qual concluímos que um trabalho relacionando o espaço em que os alunos vivem, as novas tecnologias e a arte podem contribuir para a formação de conceitos geométricos. Diante dos resultados obtidos percebemos que é possível realizar um trabalho interdisciplinar com os alunos relacionando a geometria e a arte no espaço em que vivem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-25T16:57:26Z
2019-09-25
2019-09-25T16:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7314
LEITE, Paula Francinete Oliveira. Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio. 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia),Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7314
identifier_str_mv LEITE, Paula Francinete Oliveira. Um olhar geométrico sobre Barra de Santa Rosa: possibilidades de um trabalho interdisciplinar a partir de fotografias com alunos do 3º ano do ensino médio. 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia),Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396855279616