Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puschel, Silvia Unbehaun
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10305
Resumo: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os dizeres de 3 professoras de uma rede municipal de ensino, quanto a suas concepções sobre leitura e formação de leitores A opção metodológica insere-o como exemplo de uma pesquisa qualitativa As professoras-participantes encontravam-se envolvidas, quando da coleta das informações, em um processo de formação continuada, propiciado por consórcio entre o município e o MEC, no Programa de Formação de Professores Alfabetizadoras - PROFA Dentre as fontes de informação utilizadas destacam-se os relatos escritos, sob a modalidade de memórias, um questionário com questões fechadas e abertas sobre as práticas atuais de leitura, conceitos relativos a leitura, leitor, e leitura na prática escolar do professor, além do diário de campo da pesquisadora A partir da constatação dos distintos percursos históricos e educativos das participantes, enquanto alunas e professoras, as participantes foram agrupadas em dois grupos levando em conta o tempo de experiência profissional e as políticas públicas educacionais do PR (Currículo Básico do Paraná e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs) As informações coletadas foram analisadas sob os seguintes eixos temáticos: práticas leitoras; concepções sobre leitura; dificuldades com o ensino de leitura Após triangulação das informações obtidas conclui-se que ao contrário do que se divulga na mídia e em alguns discursos acadêmicos sobre o fazer profissional, essas professoras lêem sendo que na, maioria das vezes, a finalidade que reportam para suas leituras é a de atenderem a suas necessidades profissionais e acadêmicas e a preocupação em estarem informadas e atualizadas A análise permitiu que fossem identificados em seus ditos e não-ditos implicações das distinções entre leituras autorizadas e não autorizadas, condicionadas às tramas dos discursos oficiais (orais e escritos), seja quanto às concepções sobre leitura, formação de leitores e às razões que atribuem para as dificuldades que encontram enquanto ensinam leitura O presente trabalho revelou, ainda, a importância da narrativa das histórias das participantes, sejam as de um passado mais remoto, ou mais recente, como possibilidade de descobrirem suas identidades pessoais e profissionais e inserções Os resultados obtidos e a produção pertinente aos saberes dos professores, narrativas e memórias sugerem a narrativa autobiográfica, como estratégia para a formação continuada de professores em serviço
id UEL_0b1b9f887a4a20b49ae301a45100fc5c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10305
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadorasAlfabetizaçãoLivros e leituraLeituraEstudo e ensinoProfessoresIlliteracyBooks and readingTeacher trainingResumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os dizeres de 3 professoras de uma rede municipal de ensino, quanto a suas concepções sobre leitura e formação de leitores A opção metodológica insere-o como exemplo de uma pesquisa qualitativa As professoras-participantes encontravam-se envolvidas, quando da coleta das informações, em um processo de formação continuada, propiciado por consórcio entre o município e o MEC, no Programa de Formação de Professores Alfabetizadoras - PROFA Dentre as fontes de informação utilizadas destacam-se os relatos escritos, sob a modalidade de memórias, um questionário com questões fechadas e abertas sobre as práticas atuais de leitura, conceitos relativos a leitura, leitor, e leitura na prática escolar do professor, além do diário de campo da pesquisadora A partir da constatação dos distintos percursos históricos e educativos das participantes, enquanto alunas e professoras, as participantes foram agrupadas em dois grupos levando em conta o tempo de experiência profissional e as políticas públicas educacionais do PR (Currículo Básico do Paraná e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs) As informações coletadas foram analisadas sob os seguintes eixos temáticos: práticas leitoras; concepções sobre leitura; dificuldades com o ensino de leitura Após triangulação das informações obtidas conclui-se que ao contrário do que se divulga na mídia e em alguns discursos acadêmicos sobre o fazer profissional, essas professoras lêem sendo que na, maioria das vezes, a finalidade que reportam para suas leituras é a de atenderem a suas necessidades profissionais e acadêmicas e a preocupação em estarem informadas e atualizadas A análise permitiu que fossem identificados em seus ditos e não-ditos implicações das distinções entre leituras autorizadas e não autorizadas, condicionadas às tramas dos discursos oficiais (orais e escritos), seja quanto às concepções sobre leitura, formação de leitores e às razões que atribuem para as dificuldades que encontram enquanto ensinam leitura O presente trabalho revelou, ainda, a importância da narrativa das histórias das participantes, sejam as de um passado mais remoto, ou mais recente, como possibilidade de descobrirem suas identidades pessoais e profissionais e inserções Os resultados obtidos e a produção pertinente aos saberes dos professores, narrativas e memórias sugerem a narrativa autobiográfica, como estratégia para a formação continuada de professores em serviçoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Progragrama de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The objective of this study is to analyze the sayings of 3 teachers of a municipal teaching system as far as their concepts of reading and teaching readers are concerned The choice of method inserts it as an example of quantitative research These teachers were active in collecting information, in a continuous formation process organized by the municipality, the MEC, in the program of teaching-reading formation - PROFA Among these sources of information mainly used are the written data, under the modality of memoirs, a quiz with closed and opened questions about the real reading practices, concepts related to readers, the reader, school practice-reading by teachers, besides the field diary of the researcher After analyzing the distinctive historical and educational background of the participants, as students and as teachers, the participants were grouped in two groups, considering their time of professional experience and the public educational politics of Parana (PR) and the national curriculum parameters (PCN) The obtained information were analyzed on the following themes: reading practices, reading concepts and difficulties in teaching reading After triangulating the obtained information it was concluded'that, on the contrary that it is informed by the media and academic speeches about the professionals, these teachers read and, most of the time, the reason for their reading is to attend their professional and academic necessities and their worries of being well informed The analysis allowed their sayings and non-sayings to be identified, the distinct implication between the authorized reading and the non-authorized, conditioned to the plot of the official speeches ( oral and written) as far as reading concepts, reader's formation, and the attributed reasons of the difficulties found in teaching reading The present study revealed the importance of the narrative history of the participants, either their remote past or more recent as a possibility of discovering their personal professional identity and insertions The obtained results and the production of knowledge by the teacher's narratives and memoirs suggest a narrative autobiography as a strategy for the continuous education of teachers at workPullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]Trevisan, Maria de LourdesCapelo, Maria Regina ClivatiPuschel, Silvia Unbehaun2024-05-01T12:41:16Z2024-05-01T12:41:16Z2005.0029.03.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10305porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
title Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
spellingShingle Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
Puschel, Silvia Unbehaun
Alfabetização
Livros e leitura
Leitura
Estudo e ensino
Professores
Illiteracy
Books and reading
Teacher training
title_short Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
title_full Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
title_fullStr Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
title_full_unstemmed Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
title_sort Alfabetização e leitura : memórias de professoras alfabetizadoras
author Puschel, Silvia Unbehaun
author_facet Puschel, Silvia Unbehaun
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]
Trevisan, Maria de Lourdes
Capelo, Maria Regina Clivati
dc.contributor.author.fl_str_mv Puschel, Silvia Unbehaun
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Livros e leitura
Leitura
Estudo e ensino
Professores
Illiteracy
Books and reading
Teacher training
topic Alfabetização
Livros e leitura
Leitura
Estudo e ensino
Professores
Illiteracy
Books and reading
Teacher training
description Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os dizeres de 3 professoras de uma rede municipal de ensino, quanto a suas concepções sobre leitura e formação de leitores A opção metodológica insere-o como exemplo de uma pesquisa qualitativa As professoras-participantes encontravam-se envolvidas, quando da coleta das informações, em um processo de formação continuada, propiciado por consórcio entre o município e o MEC, no Programa de Formação de Professores Alfabetizadoras - PROFA Dentre as fontes de informação utilizadas destacam-se os relatos escritos, sob a modalidade de memórias, um questionário com questões fechadas e abertas sobre as práticas atuais de leitura, conceitos relativos a leitura, leitor, e leitura na prática escolar do professor, além do diário de campo da pesquisadora A partir da constatação dos distintos percursos históricos e educativos das participantes, enquanto alunas e professoras, as participantes foram agrupadas em dois grupos levando em conta o tempo de experiência profissional e as políticas públicas educacionais do PR (Currículo Básico do Paraná e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs) As informações coletadas foram analisadas sob os seguintes eixos temáticos: práticas leitoras; concepções sobre leitura; dificuldades com o ensino de leitura Após triangulação das informações obtidas conclui-se que ao contrário do que se divulga na mídia e em alguns discursos acadêmicos sobre o fazer profissional, essas professoras lêem sendo que na, maioria das vezes, a finalidade que reportam para suas leituras é a de atenderem a suas necessidades profissionais e acadêmicas e a preocupação em estarem informadas e atualizadas A análise permitiu que fossem identificados em seus ditos e não-ditos implicações das distinções entre leituras autorizadas e não autorizadas, condicionadas às tramas dos discursos oficiais (orais e escritos), seja quanto às concepções sobre leitura, formação de leitores e às razões que atribuem para as dificuldades que encontram enquanto ensinam leitura O presente trabalho revelou, ainda, a importância da narrativa das histórias das participantes, sejam as de um passado mais remoto, ou mais recente, como possibilidade de descobrirem suas identidades pessoais e profissionais e inserções Os resultados obtidos e a produção pertinente aos saberes dos professores, narrativas e memórias sugerem a narrativa autobiográfica, como estratégia para a formação continuada de professores em serviço
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2005.00
2024-05-01T12:41:16Z
2024-05-01T12:41:16Z
29.03.2005
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10305
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823254659989504