Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Adriane
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404
Resumo: Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
id UNICAMP-30_722f19420322a7973ee31e550bbc9463
oai_identifier_str oai::405931
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetianoConceptions of the professors on the illiteracy: a study on the basis of the piagetiano construtivismAlfabetizaçãoPrática pedagógicaFormação de professoresIlliteracyPedagogical practiceTeacher trainingOrientador: Orly Zucatto Mantovani de AssisDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desse estudo consistiu em verificar se professores que realizaram um curso de formação continuada de alfabetização entre os anos de 2003 a 2006, demonstram um desempenho satisfatório em situações que se referem à teoria da psicogênese da língua escrita também o tem na escolha de atividades que são propostas às crianças que estão aprendendo a ler e escrever. Participaram dessa pesquisa 30 professores que trabalham como docentes nos níveis de ensino Infantil e Fundamental de 1ª a 4ª séries na cidade de Americana e que participaram de formação continuada em alfabetização. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, elaborado pela própria pesquisadora, que se referia a teoria da psicogênese da língua escrita e a procedimentos didáticos dos professores. A análise dos dados foi realizada por um instrumento semelhante à escala Likert para os participantes mensurarem num contínuo de 1 a 5 a opinião que possuem sobre afirmações sobre a psicogênese da escrita na perspectiva de Emilia Ferreiro e situações de sala de aula envolvendo o processo de alfabetização. O estudo teve como fundamentação teórica a psicogênese da língua escrita defendida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky no ano de 1979. Para os dados foi utilizada uma análise estatística descritiva com apresentação de tabelas de freqüências para variáveis categóricas e medidas de posição e dispersão para variáveis contínuas. Para verificação de associação linear entre duas variáveis foi utilizado o coeficiente estatístico de Spearm. Os resultados apontaram que não há uma relação entre nível de desempenho favorável nas questões que se referem à teoria e nas questões que se referem a procedimentos práticosAbstract: The objective of this study consisted in verifying whether teachers who show a satisfactory performance in situations which refer to written language psychogenesis theory also they have it on the choice of activities that are given to children who are learning to read and write. Teachers of kindergarden and elementary school from 1st to 4th grades from Americana city participated in this research and also took part in reading and writing courses in the last years. The data collector instrument that was used was a questionary which referred to the written language psychogenesis and to the teachers' teaching procedures. The study had as theoretical basis the written language psychogenesis defined by Emilia Ferreiro and Ana Teberosky in 1979.The data analisys was accomplished by an instrument similar to Likert scale where the subjects set from 1 to 5 their opinion about statements on the written language psychogenesis from Emilia Ferreiro' perspective and classroom situations involving the alphabetization process. For the data it was used a descriptive statistical analisys with tables of frequencies for categorical variables and measures of position and dispersion for continuum variables. It was used the statistical coefficient of Spearm for verification of linear association between two variables. The results showed that there is no relationship of favorable performance between the questions that refer to theory and the questions that refer to practical proceduresMestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Tortella, Jussara Cristina BarbozaVinha, Telma PileggiGodoy, Eliete Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantarosa, Adriane2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404SANTAROSA, Adriane. Concepções dos professores sobre a alfabetização: um estudo com base no construtivismo piagetiano. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405931porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:56:49Zoai::405931Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:56:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
Conceptions of the professors on the illiteracy: a study on the basis of the piagetiano construtivism
title Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
spellingShingle Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
Santarosa, Adriane
Alfabetização
Prática pedagógica
Formação de professores
Illiteracy
Pedagogical practice
Teacher training
title_short Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
title_full Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
title_fullStr Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
title_full_unstemmed Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
title_sort Concepções dos professores sobre a alfabetização : um estudo com base no construtivismo piagetiano
author Santarosa, Adriane
author_facet Santarosa, Adriane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Vinha, Telma Pileggi
Godoy, Eliete Aparecida de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Adriane
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Prática pedagógica
Formação de professores
Illiteracy
Pedagogical practice
Teacher training
topic Alfabetização
Prática pedagógica
Formação de professores
Illiteracy
Pedagogical practice
Teacher training
description Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404
SANTAROSA, Adriane. Concepções dos professores sobre a alfabetização: um estudo com base no construtivismo piagetiano. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SANTAROSA, Adriane. Concepções dos professores sobre a alfabetização: um estudo com base no construtivismo piagetiano. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/405931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188970060316672