Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamberlan, Edmara Silvana Jóia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11739
Resumo: Resumo: O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à compreensão da evolução biológica A apresentação de forma distorcida deste tema ao público em geral tem influenciado o seu entendimento Alguns autores realizaram pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio, identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas Esta forma de entendimento gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem Foram apresentadas duas explicações para a distorção A primeira está relacionada com visão da ciência isolada do contexto social E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a ciência não é livre de valores Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da distorção A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry Laudan, para identificar tal concepção Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados conteúdos da Biologia Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito próxima com a evolução biológica Apresentamos um texto de referência sobre cada assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita, implícita ou ausente nos textos didáticos A maioria dos livros analisados não estabelece a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita Uma discussão sobre a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a aplicação de tal proposta
id UEL_0ba4e929f8f5a3227d9081430ddb3b48
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11739
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológicaEvolução (Biologia)Estudo e ensinoCiênciaHistóriaBiologia (Ensino médio)Evolution (Biology) - Study and teachingScience - HistoryBiology (Secondary) - Textbooks - PhilosophyResumo: O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à compreensão da evolução biológica A apresentação de forma distorcida deste tema ao público em geral tem influenciado o seu entendimento Alguns autores realizaram pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio, identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas Esta forma de entendimento gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem Foram apresentadas duas explicações para a distorção A primeira está relacionada com visão da ciência isolada do contexto social E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a ciência não é livre de valores Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da distorção A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry Laudan, para identificar tal concepção Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados conteúdos da Biologia Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito próxima com a evolução biológica Apresentamos um texto de referência sobre cada assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita, implícita ou ausente nos textos didáticos A maioria dos livros analisados não estabelece a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita Uma discussão sobre a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a aplicação de tal propostaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The present study has as its most important goal to identify and discuss aspects in relationship to the comphrension of Biological Evolution The presentation of subject has been distorted and the public, in general, has had influences on its understanding Some authors made researches on the understanding of such subject with some students of High School, identifying wrong views about developed ideas This form of understanding generates the distortion to treat such theory having as its main focus the origin of man Two explanations were presented for such distortion The first is connected to the view of Science separated of social context The second, with the approach of this subject at schools, for the Biological Evolution considered by many researchers of this central theme and Biological Science unifier, may be taught in other contents The first explanation is rejected became there are good arguments which show that science is not free of values We’re selected the second one, the conception that the Biological Evolution is the main organizer factor of Biology, as an alternative to escape from the distortion History and Science Philosophy helped the purpose program We used the concept of research tradition proposed by the science philosopher Larry Laudan to identify such conception We’ve made an analyze of didactic books of Biology for High School, to identify the evolutionist research tradition in certain contents of Biology The chosen subjects were the concept of interespecific competition and resistance of AID virus on its treatment, for its close relationship with the Biological Evolution We show a reference passage about every selected subject and we have analyzed if the relation with the evolution was in a clear form, implicit of not didactic texts Most of the books do not show this relation, or on the contrary, generally, are on a implicit form A discussion about the way the didactic books show the evolutionism would be interesting to the application of this proposalSilva, Marcos Rodrigues da [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroFrezzatti Junior, Wilson AntônioZamberlan, Edmara Silvana Jóia2024-05-01T13:20:36Z2024-05-01T13:20:36Z2008.002008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11739porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
title Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
spellingShingle Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
Zamberlan, Edmara Silvana Jóia
Evolução (Biologia)
Estudo e ensino
Ciência
História
Biologia (Ensino médio)
Evolution (Biology) - Study and teaching
Science - History
Biology (Secondary) - Textbooks - Philosophy
title_short Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
title_full Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
title_fullStr Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
title_full_unstemmed Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
title_sort Contribuições da história e filosofia da ciência para o ensino da evolução biológica
author Zamberlan, Edmara Silvana Jóia
author_facet Zamberlan, Edmara Silvana Jóia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador]
Lorencini Junior, Álvaro
Frezzatti Junior, Wilson Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamberlan, Edmara Silvana Jóia
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução (Biologia)
Estudo e ensino
Ciência
História
Biologia (Ensino médio)
Evolution (Biology) - Study and teaching
Science - History
Biology (Secondary) - Textbooks - Philosophy
topic Evolução (Biologia)
Estudo e ensino
Ciência
História
Biologia (Ensino médio)
Evolution (Biology) - Study and teaching
Science - History
Biology (Secondary) - Textbooks - Philosophy
description Resumo: O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à compreensão da evolução biológica A apresentação de forma distorcida deste tema ao público em geral tem influenciado o seu entendimento Alguns autores realizaram pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio, identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas Esta forma de entendimento gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem Foram apresentadas duas explicações para a distorção A primeira está relacionada com visão da ciência isolada do contexto social E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a ciência não é livre de valores Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da distorção A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry Laudan, para identificar tal concepção Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados conteúdos da Biologia Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito próxima com a evolução biológica Apresentamos um texto de referência sobre cada assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita, implícita ou ausente nos textos didáticos A maioria dos livros analisados não estabelece a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita Uma discussão sobre a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a aplicação de tal proposta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2008
2024-05-01T13:20:36Z
2024-05-01T13:20:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11739
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256373362688