Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954 |
Resumo: | Resumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesma |
id |
UEL_e85baaebb771fe8e61ce72eb595075c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11954 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de DarwinBiologiaEstudo e ensinoEvolução (Biologia)CiênciaFilosofiaStudy and teachingEvolution (Biology)PhilosophyScienceBiologyResumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesmaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: There are several studies that expose a variety of problems in the teaching of biological evolution, in different parts of the world In addition to problems in understanding the content by students and teachers, several studies show that some textbooks - full of conceptual problems - affect the understanding of evolutionary phenomena Faced with this problem and recognizing the essential role of this subject in scientific formation of students, a question intrigued us: "The History and Philosophy of Science can assist in identification and understanding of axiological and epistemological issues on Darwinism and then, contribute to research the construction of a didactic sequence to help teachers of Biology at the High School in teaching this subject?” In the search for answers, we began an qualitative research of interpretative nature, based in Didactics of Science and Critical Meaningful Learning, whose main steps include a survey bibliography, a historical reconstruction of Darwinism, the development of a didactic sequence for teaching evolution and the analysis of itBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Salvi, Rosana FigueiredoLorencini Junior, ÁlvaroLacey, HughSalvi, Rosana Figueiredo [Coorientadora]Lucas, Lucken Bueno2024-05-01T13:46:39Z2024-05-01T13:46:39Z2010.0007.04.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
title |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
spellingShingle |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin Lucas, Lucken Bueno Biologia Estudo e ensino Evolução (Biologia) Ciência Filosofia Study and teaching Evolution (Biology) Philosophy Science Biology |
title_short |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
title_full |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
title_fullStr |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
title_full_unstemmed |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
title_sort |
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin |
author |
Lucas, Lucken Bueno |
author_facet |
Lucas, Lucken Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador] Salvi, Rosana Figueiredo Lorencini Junior, Álvaro Lacey, Hugh Salvi, Rosana Figueiredo [Coorientadora] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Lucken Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Estudo e ensino Evolução (Biologia) Ciência Filosofia Study and teaching Evolution (Biology) Philosophy Science Biology |
topic |
Biologia Estudo e ensino Evolução (Biologia) Ciência Filosofia Study and teaching Evolution (Biology) Philosophy Science Biology |
description |
Resumo: Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de evolução biológica, em diferentes partes do mundo Além de problemas na compreensão desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a compreensão dos fenômenos evolutivos Diante dessa problemática e reconhecendo o papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?” Na busca por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise da mesma |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
07.04.2010 2010.00 2024-05-01T13:46:39Z 2024-05-01T13:46:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823275429134336 |