Um estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL : licenciatura em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Vinícius Martinez Piratelo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187794
Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de buscar evidências de aprendizado docente em um grupo de estudantes de Física, integrantes de um dos subgrupos do projeto PIBID 2 Física/UEL, por intermédio de um instrumento denominado focos da aprendizagem docente (FAD). Também investigou como ocorreu o aprendizado nesse subgrupo, que ministrou aulas em um colégio de ensino médio público de Londrina-PR. A constituição dos dados foi realizada mediante duas entrevistas semiestruturadas, elaboradas segundo os objetivos do estudo. A análise dos dados foi conduzida com a utilização dos FAD, constituído de cinco categorias: (i) interesse; (ii) conhecimento prático; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. A organização e a análise dos dados fundamentaram-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Ficou visível que o PIBID caracterizou-se como configuração propícia para o aprendizado da docência, pois foram encontradas evidências dos cinco focos da aprendizagem docente nas duas entrevistas. Foram realizadas também caracterizações referentes à forma com que o aprendizado docente ocorreu, as quais foram denominadas como: manifestação e justificativa de interesse; desenvolvimento e superação; mudança de opinião; conhecimento de casos; gestão de classe; gestão de conteúdo; transposição didática; indagação; auto avaliação; planejamento; aprendizado com o professor supervisor; aprendizado com os demais estudantes; identificação pessoal e Identificação social; sendo possível inferir as semelhanças e diferenças dessa aprendizagem para os estudantes participantes do subgrupo analisado. Além disso, através de uma comparação entre os resultados obtidos, concluiu-se que as frequências de falas sobre o aprendizado, com relação ao conhecimento prático e à comunidade docente, foram as que mais variaram. Esse fato foi interpretado como resultante das práticas vivenciadas pelos estudantes em sua participação no projeto e do desenvolvimento de uma menor dependência com relação ao professor supervisor.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUm estudo sobre o aprendizado docente no projeto PIBID/UEL : licenciatura em física2013-12-09Sergio de Mello Arruda . Sérgio Camargo Marinez Meneghello PassosMarcus Vinícius Martinez PirateloUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa, de natureza qualitativa, teve o objetivo de buscar evidências de aprendizado docente em um grupo de estudantes de Física, integrantes de um dos subgrupos do projeto PIBID 2 Física/UEL, por intermédio de um instrumento denominado focos da aprendizagem docente (FAD). Também investigou como ocorreu o aprendizado nesse subgrupo, que ministrou aulas em um colégio de ensino médio público de Londrina-PR. A constituição dos dados foi realizada mediante duas entrevistas semiestruturadas, elaboradas segundo os objetivos do estudo. A análise dos dados foi conduzida com a utilização dos FAD, constituído de cinco categorias: (i) interesse; (ii) conhecimento prático; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. A organização e a análise dos dados fundamentaram-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Ficou visível que o PIBID caracterizou-se como configuração propícia para o aprendizado da docência, pois foram encontradas evidências dos cinco focos da aprendizagem docente nas duas entrevistas. Foram realizadas também caracterizações referentes à forma com que o aprendizado docente ocorreu, as quais foram denominadas como: manifestação e justificativa de interesse; desenvolvimento e superação; mudança de opinião; conhecimento de casos; gestão de classe; gestão de conteúdo; transposição didática; indagação; auto avaliação; planejamento; aprendizado com o professor supervisor; aprendizado com os demais estudantes; identificação pessoal e Identificação social; sendo possível inferir as semelhanças e diferenças dessa aprendizagem para os estudantes participantes do subgrupo analisado. Além disso, através de uma comparação entre os resultados obtidos, concluiu-se que as frequências de falas sobre o aprendizado, com relação ao conhecimento prático e à comunidade docente, foram as que mais variaram. Esse fato foi interpretado como resultante das práticas vivenciadas pelos estudantes em sua participação no projeto e do desenvolvimento de uma menor dependência com relação ao professor supervisor.This research, inherently qualitative, aimed to seek for evidence of teacher’s learning in a group composed by undergraduate Physics students, who were part of a subgroup of the project PIBID 2 Physics / UEL, by means of a tool called strands of learning for teaching (FAD). Furthermore, this paper investigated how the learning process occurred to these students, who taught at a secondary public school in Londrina-PR. Data collection was conducted through semi-structured interviews, elaborated according to the goals of this study. Data analysis was guided by FAD, which consists of five categories: (i) interest; (ii) practical knowledge; (iii) reflection; (iv) community; (v) identity. Procedures of Discursive Textual Analysis (ATD) were applied to organize and analyze the data. It was evident that PIBID worked as a propitious instrument to teacher’s learning, due to evidences from the five axes, found in both interviews. Some characterizations have been done regarding the way the teacher learning occurred, which were termed as: demonstration and justification of interest; development and overcoming, point of view changes, knowledge cases, class management, content management, didactic transposition, inquiries, self rating, planning, learning with the supervisor teacher, learning with other students, personal identification and social identification, thus it was possible to infer the learning similarities and the learning differences among the participating students in the analyzed subgroup. Moreover, by comparing the results, it was conclusive that the frequency of speech related to learning, on the subject of practical knowledge and teaching community, varied more than any other did. This fact was interpreted as the result of situations experienced by the students during their participation in the project, as well as of the development of a under dependence concerning the Supervisor.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000187794porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:36Zoai:uel.br:vtls000187794Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-02-05T18:08:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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