O bullying à contraluz : um projeto semiótico para o ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássia Vanessa Batalha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184666
Resumo: Com um repertório denso e vasto, a televisão, responsável por movimentar temas triviais e cruciais para a sociedade e disponibilizá-los em gêneros clássicos como as telenovelas, noticiários, entre outros, tornou-se um dos maiores fenômenos culturais de nosso tempo. No intuito de compreender a maneira pela qual as imagens e os discursos televisivos nos afetam e nos fazem conceber significados, a fim de tornar essa compreensão parte de um possível projeto pedagógico voltado para o ensino médio, selecionamos como corpus de análise o programa de auditório Altas Horas, veiculado pela Rede Globo de Televisão, buscando caracterizar e didatizar a temática "Campanha contra o bullying", idealizada pelo apresentador Serginho Groisman. Nesse contexto, observamos as abordagens manipuladas pelos quadros que tematizam o bullying para construir modelos ou padrões perspectivos e elaboramos, a partir das análises, um material de apoio para o tratamento do assunto. Por se tratar de um objeto audiovisual, foi necessária a organização de um material em CD, com as edições das cenas examinadas, para o auxílio do trabalho em sala de aula. Além disso, levamos em consideração o material circundante ao programa, para evidenciarmos as perspectivas sociais e linguísticas de tal fenômeno. A dissertação, de base descritivo-analítica qualitativa/interpretativa e de cunho teórico-especulativa, está fundamentada nos pressupostos teóricos advindos da semiótica francesa, que teve como precursor Algirdas Julien Greimas, e nas proposições didático-metodológicas de João Luiz Gasparin, em particular no que diz respeito ao Plano de Trabalho Docente, metodologia fortemente marcada pelas influências da Pedagogia Histórico-Crítica e envolvida no movimento dialético do conhecimento. Do ponto de vista da semiótica greimasiana, o texto é compreendido como um todo de sentido, passível de estudo em seus mais variados meios de expressão, podendo ser encarado como objeto de significação e de comunicação, quando são observadas as redes discursivas em que está inserido. Sob a luz desses princípios, procuramos construir acessos para um possível diálogo entre as bases da semiótica discursiva, os textos televisivos, o bullying e o ensino de língua portuguesa.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO bullying à contraluz : um projeto semiótico para o ensino de língua portuguesa2013-04-19Loredana Limoli . Ana Silvia Lopes Davi Médola Alba Maria PerfeitoCássia Vanessa BatalhaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRCom um repertório denso e vasto, a televisão, responsável por movimentar temas triviais e cruciais para a sociedade e disponibilizá-los em gêneros clássicos como as telenovelas, noticiários, entre outros, tornou-se um dos maiores fenômenos culturais de nosso tempo. No intuito de compreender a maneira pela qual as imagens e os discursos televisivos nos afetam e nos fazem conceber significados, a fim de tornar essa compreensão parte de um possível projeto pedagógico voltado para o ensino médio, selecionamos como corpus de análise o programa de auditório Altas Horas, veiculado pela Rede Globo de Televisão, buscando caracterizar e didatizar a temática "Campanha contra o bullying", idealizada pelo apresentador Serginho Groisman. Nesse contexto, observamos as abordagens manipuladas pelos quadros que tematizam o bullying para construir modelos ou padrões perspectivos e elaboramos, a partir das análises, um material de apoio para o tratamento do assunto. Por se tratar de um objeto audiovisual, foi necessária a organização de um material em CD, com as edições das cenas examinadas, para o auxílio do trabalho em sala de aula. Além disso, levamos em consideração o material circundante ao programa, para evidenciarmos as perspectivas sociais e linguísticas de tal fenômeno. A dissertação, de base descritivo-analítica qualitativa/interpretativa e de cunho teórico-especulativa, está fundamentada nos pressupostos teóricos advindos da semiótica francesa, que teve como precursor Algirdas Julien Greimas, e nas proposições didático-metodológicas de João Luiz Gasparin, em particular no que diz respeito ao Plano de Trabalho Docente, metodologia fortemente marcada pelas influências da Pedagogia Histórico-Crítica e envolvida no movimento dialético do conhecimento. Do ponto de vista da semiótica greimasiana, o texto é compreendido como um todo de sentido, passível de estudo em seus mais variados meios de expressão, podendo ser encarado como objeto de significação e de comunicação, quando são observadas as redes discursivas em que está inserido. Sob a luz desses princípios, procuramos construir acessos para um possível diálogo entre as bases da semiótica discursiva, os textos televisivos, o bullying e o ensino de língua portuguesa.With a dense and vast repertoire, television, that is responsible for moving trivial and crucial subjects and makes them available in classic genres like soap operas, news, among others, has become one of the biggest cultural phenomena of our time. With the aim of understand the way images and discourses of television affect us and make us conceive meanings in order to make such understanding part of a possible pedagogical project for teaching on high school, we selected as the analytical corpus the auditorium program Altas Horas, aired by Globo TV, trying to characterize and make pedagogical the subject "Campaign against bullying", created by the presenter Serginho Groisman. In this context, we note the approaches manipulated by frames that thematize the bullying to build perspective models or patterns and we elaborated, from the analysis, a support material for the treatment of the subject. Since it is an audio-visual object, it was required the organization of a material on CD, with editions of examined scenes to assist the work in the classroom. In addition, we considered the surrounding material of the program to evidence the social and linguistic prospects of such phenomenon. This dissertation, based on a descriptive-analytical qualitative/interpretative and a theoretical-speculative imprint, is based on the theoretical assumptions arising from the French Semiotic, which has its precursor Algirdas Julien Greimas, and the didactic-methodological propositions of João Luiz Gasparin, particularly in relation to the Teaching Work Plan, a methodology strongly marked by the influence of the Historical-Critical Pedagogy and involved in the dialectical movement of knowledge. From the greimasian perspective of semiotics, the text is understood as a whole of sense, opened to study in its various means of expression and that may be seen as an object for meaning and communication, when is observed the discursive networks in which it is observed. By the light of these principles, we seek to build ways for a possible dialogue among the bases of the semiotic discourse, the television texts, bullying and the teaching of Portuguese language.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000184666porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:15Zoai:uel.br:vtls000184666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2013-10-03T13:17:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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