Website instrucional para orientação de pais no manejo comportamental da dermatite atópica : desenvolvimento e elaboração de roteiro de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Melissa Maria Lury
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15951
Resumo: Resumo: A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica de pele que se manifesta em torno do primeiro ano de vida e alguns de seus principais sintomas são o prurido e a pele seca De acordo com a intensidade e desconforto provocados pelos sintomas, podem haver diversas implicações na vida da criança e sua família Entre essas, estão a exposição a diversas situações de preconceito (devido à aparência inestética da pele em decorrência dos sintomas), o desconforto físico e a necessidade de estabelecer rotinas de tratamento que concorrem com outras atividades, inclusive aquelas consideradas mais reforçadoras, como as de esporte e lazer Os pais, enquanto cuidadores, também podem sofrer com a rotina de tratamento, sobretudo quando há resistência por parte das crianças em realizá-lo como solicitado Por ser uma doença crônica, as consequências aversivas da rotina de tratamento podem apresentar-se de forma mais imediata do que as reforçadoras Caso a criança apresente comportamentos desobedientes, a adesão ao tratamento médico pode ser prejudicada Uma das razões mais relevantes para esses problemas de comportamento é a falta de conhecimento sobre a doença e o tratamento, pelos cuidadores e pelas crianças Observa-se ainda um aumento no número de pessoas que buscam informações sobre doenças, tratamentos médicos e orientações sobre manejo comportamental de crianças na Internet, entretanto, tais informações podem estar desatualizadas, incompletas ou incorretas Assim, verificou-se a necessidade de uma ferramenta para auxiliar os cuidadores a instruir seus filhos com dermatite atópica durante a realização do tratamento composta por orientações padronizadas e cientificamente fundamentadas Os objetivos desta pesquisa foram: 1- construir um website para auxiliar pais e cuidadores de crianças com DA a instruí-las durante a realização dos procedimentos de tratamento médico a partir de conceitos da Análise do Comportamento e 2- elaborar roteiros para avaliá-lo Com a colaboração de estudantes do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina e seus professores, a elaboração do website foi realizada baseada em um recurso da comunicação em mídias impressas: o infográfico A proposta é disponibilizá-lo em formato interativo e de fácil acesso, de modo a transmitir a informação não apenas escrita, mas também visualmente, promovendo o alcance de um maior número de leitores Embora o infográfico ainda seja um recurso pouco explorado como ferramenta de ensino, pode vir a facilitar o processo de aprendizagem Os recursos e ferramentas das tecnologias da informação (TI) (ie, websites, jogos, simuladores, entre outros) são utilizados em muitas áreas, com a função de tornarem mais viáveis estratégias didático-pedagógicas e abordagens interativas ao público-alvo O website foi elaborado (a partir do roteiro escrito pela pesquisadora), contendo breves textos esclarecendo sobre a DA e orientações sobre como os cuidadores podem instruir essas crianças nas situações de tratamento, ilustrados por animações em formato de gif e organizados em uma plataforma de edição e criação de websites E foram elaborados dois roteiros de avaliação: um para pais e outro para dermatologistas, ambos compostos com algumas questões objetivas acerca do website e uma dissertativa para sugestões ou críticas
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Atopic dermatitis (AD) is a chronic skin disease that expresses itself around the first year of life and some of its main symptons are itch and dry skin According to intensity and discomfort caused by symptons, they could result in many implications to the child and its family Among these, there are the exposure to many prejudice situations (due to the unaesthetic skin appearance in consequence of the symptons), the physical discomfort and the need to stablish treatment routines that compete with other activities, including those considered more reinforcing, like sports and leisure Parents, as caregivers, might also suffer with the treatment routine, especially when there is resistance from children to carry it out as requested For being a chronic disease, the aversive consequences of the treatment routine can be presented more immediately than the reinforcing ones And, if the child presents noncompliance behaviors, adherence to medical treatment may be impaired One of the most relevant reasons to those behavior problems is the lack of knowledge about the disease and the treatment by both, caregivers and children There’s still an increase in the number of people that seek information about diseases, medical treatments and orientation on behavioral management of children on the Internet, however, sometimes these informations could be inaccurate, outdated or incomplete Thus, it was verified the need of a tool to help caregivers to instruct their children with atopic dermatitis during the treatment composed by standardized and scientifically substantiated orientations The purposes of this research were: 1- to build a website to help parents and caregivers of children with AD to instruct them during medical treatment procedures based on Behavioral Analysis concepts and 2- elaborate an evaluation for it With the collaboration of students of Graphic Design course of Universidade Estadual de Londrina and their professors, the website elaboration was made based on a communication resource in printed media: the infographic The idea was that it would be provided in a interactive format and with easy access, because infographics use text and images simultaneously, in order to transmit the information not only written, but also visually, promoting the reach of a bigger number of readers Although the infographic is still a poorly explored resource as a teaching tool, it could make the teaching process easier Currently, the resources and tools of information technologies (IT) (ie, websites, games, simulators, and others) are used in many areas, with the role of make didactic-pedagogical and interactive approaches more viable to the target audience The website was elaborated (from the script written by the researcher), containing brief texts enlightening about AD and orientations about how caregivers can instruct these children in treatment situations, illustrated for gif animations, and organized on a platform for editing and creating websites And two evaluation scripts were elaborated: one for parents and other for dermatologists, both composed by some objective questions about the website and an essay question for suggestions or criticismsGon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]Silva, Silvia Aparecida Fornazari daBarros, Vanessa Tavares de OliveiraSato, Melissa Maria Lury2024-05-01T14:58:49Z2024-05-01T14:58:49Z2017.0030.03.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15951porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - 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