Análise da interação de crianças com dermatoses crônicas e suas mães na realização de tarefas aversivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantero, Claudia Razente
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11932
Resumo: Resumo: Variáveis motivacionais como novidade, quantidade, duração, repetição ou preferência de uma tarefa podem evocar problemas de comportamento como a desobediência infantil, mantidos através de contingências estabelecidas na interação entre pais e filhos A orientação comportamental direcionada a pais é uma estratégia de intervenção eficiente para ensiná-los a controlar o ambiente de crianças com e sem doenças crônicas, que apresentam problemas de comportamento Os objetivos do presente estudo foram 1 Avaliar a probabilidade de ocorrência de desobediência infantil diante da realização de duas tarefas aversivas (fazer o tratamento médico e guardar brinquedos) e a presença da mãe e 2 Aplicar e avaliar um programa de orientação comportamental para ensinar mães a lidarem com os comportamentos de seus filhos em situação de tarefas aversivas Participaram do estudo quatro crianças diagnosticadas com dermatose crônica e suas mães Foi utilizado o delineamento quase-experimental, e o procedimento foi dividido em cinco etapas: 1) Avaliação e seleção dos participantes; 2) Avaliação de linha de base, 3) Intervenção por meio de um Programa de Orientação baseado nos princípios básicos da Análise do Comportamento, 4) Avaliação pós-intervenção e 5) Avaliação de seguimento Na entrevista inicial, foi avaliado o relato da mãe acerca do comportamento da criança, utilizando o Children Behavior Checklist for ages 6/18 (CBCL-6/18) Os resultados mostraram que as crianças apresentaram diferentes padrões de comportamento nas duas condições de avaliação, destacando que alguns eventos antecedentes tiveram função estabelecedora e evocaram comportamentos de obediência e desobediência infantil Os resultados do programa de orientação comportamental indicaram que o programa foi útil para ensiná-las que o comportamento ocorre a partir da interação entre indivíduo e ambiente e com uma história passada de contingências específicas, e que fazem parte do repertório da criança com dermatose crônica
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2) Avaliação de linha de base, 3) Intervenção por meio de um Programa de Orientação baseado nos princípios básicos da Análise do Comportamento, 4) Avaliação pós-intervenção e 5) Avaliação de seguimento Na entrevista inicial, foi avaliado o relato da mãe acerca do comportamento da criança, utilizando o Children Behavior Checklist for ages 6/18 (CBCL-6/18) Os resultados mostraram que as crianças apresentaram diferentes padrões de comportamento nas duas condições de avaliação, destacando que alguns eventos antecedentes tiveram função estabelecedora e evocaram comportamentos de obediência e desobediência infantil Os resultados do programa de orientação comportamental indicaram que o programa foi útil para ensiná-las que o comportamento ocorre a partir da interação entre indivíduo e ambiente e com uma história passada de contingências específicas, e que fazem parte do repertório da criança com dermatose crônicaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Motivational variables such as novelty, quantity, duration, repetition or preference of a task may evoke behavioral problems such as child noncompliance, maintained through contingencies established in the interaction between parents and children A behavioral guidance aimed at parents is a strategy of efficient intervention to teach them to control the environment of children with and without chronic diseases, who present behavior problems Objectives of this study: 1 Evaluate the likelihood of child noncompliance before the realization of two aversive tasks (making medical treatment and pick up toys) and the presence of the mother and 2 Implement and evaluate a program of behavioral guidance to teach mothers to deal with behavioral problems of their children in a situation of aversive tasks The study included four children diagnosed with chronic dermatoses and their mothers The quasi-experimental design was used, and the procedure was divided into five stages: 1) Evaluation and selection of participants; 2) Assessment of baseline, 3) Intervention by a program based on guidance in the basic principles of Behavior Analysis, 4) post-intervention assessment and 5) Evaluation of follow-up In the initial interview, we evaluated the account of the mother about the child's behavior, using the Children Behavior Checklist for ages 6/18 (CBCL-6/18) The results showed that children exhibited different patterns of behavior in the two conditions assessment, noting that some previous events were establishing relations function and evoked behaviors of compliance and noncompliance child The results of the behavioral orientation program indicated that the program was useful to teach them that behavior occurs from the interaction between individual and environment and with a history of specific contingencies, and are part of the repertoire of children with chronic dermatosesGon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]Oshiro, Claudia Kami BastosSoares, Maria Rita ZoégaCantero, Claudia Razente2024-05-01T13:46:25Z2024-05-01T13:46:25Z2014.0030.07.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11932porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11932Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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