Compreensão de estudantes de um curso de matemática a respeito do conceito de indução finita
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11594 |
Resumo: | Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar, por meio de uma sequência didática que trabalha com a indução finita via axiomas de Peano, se os estudantes compreenderiam a diferença entre o método de indução empírica e de indução finita, bem como esta última como uma demonstração formal Com relação aos aspectos referentes às provas e demonstrações, fundamentamos este trabalho a partir dos estudos de Balacheff (1987, 1988 e 24) e Hanna (199, 1989a, 1989b), já a indução finita está baseada em (Palis, 21), Cury et al (22), Savioli (27) e Souza & Miranda (27) Utilizamos a Engenharia Didática, nos moldes de Artigue (1996) para o desenvolvimento deste estudo sendo os sujeitos da pesquisa estudantes do curso de Matemática – Habilitação: Licenciatura O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que alguns deles ainda associavam a indução finita com a indução empírica Entretanto, com o desenvolvimento das atividades da sequência didática, pudemos verificar que outros estudantes passaram do nível do empirismo ingênuo para o nível do exemplo genérico, ou seja, entendemos que eles se encontram em um momento de transição entre as provas pragmáticas e as provas conceituais, consideradas por Balacheff (1988) |
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Compreensão de estudantes de um curso de matemática a respeito do conceito de indução finitaEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensino (Superior)Indução (Matemática)Teoria das demonstraçõesMathematics educationMathematicsInduction (Mathematics)Proof theoryStudy and teaching (Higher)Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar, por meio de uma sequência didática que trabalha com a indução finita via axiomas de Peano, se os estudantes compreenderiam a diferença entre o método de indução empírica e de indução finita, bem como esta última como uma demonstração formal Com relação aos aspectos referentes às provas e demonstrações, fundamentamos este trabalho a partir dos estudos de Balacheff (1987, 1988 e 24) e Hanna (199, 1989a, 1989b), já a indução finita está baseada em (Palis, 21), Cury et al (22), Savioli (27) e Souza & Miranda (27) Utilizamos a Engenharia Didática, nos moldes de Artigue (1996) para o desenvolvimento deste estudo sendo os sujeitos da pesquisa estudantes do curso de Matemática – Habilitação: Licenciatura O confronto entre a análise a priori e a análise a posteriori mostrou que alguns deles ainda associavam a indução finita com a indução empírica Entretanto, com o desenvolvimento das atividades da sequência didática, pudemos verificar que outros estudantes passaram do nível do empirismo ingênuo para o nível do exemplo genérico, ou seja, entendemos que eles se encontram em um momento de transição entre as provas pragmáticas e as provas conceituais, consideradas por Balacheff (1988)Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this research is to verify, by a didactic sequence that works with the finite induction through Peano axioms, if the students would understand the difference between the empirical induction method and finite induction, as well as, this last one as a formal demonstration With regard to the referring aspects the tests and demonstrations we base this work from the studies of Balacheff (1987, 1988 and 24) and Hanna (199, 1989a, 1989b), already the finite induction this one based on (Palis, 21), Cury et al (22), Savioli (27) and Souza & Miranda (27) We used Didactic Engineering, according to Artigue (1996) for the development of this study being the citizens of the research students of the course of Mathematics - Qualification: Licentiate The confrontation between a priori and posteriori analysis showed that some of them still associated the finite induction with the empirical one However, with the development of the activities of the didactic sequence, we could verify that other students had passed from ingenuous empiric level to the generic example one, thus, we understand that they have been at a moment of transition between the pragmatic tests and the conceptual ones considered for Balacheff (1988)Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci deCampos, ElisÂngela deSilva, Eduardo Machado da2024-05-01T13:17:32Z2024-05-01T13:17:32Z2010.0011.02.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11594porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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