O internato de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina esuas contribuições para a formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Simone Domingues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14824
Resumo: Resumo: O estágio curricular supervisionado ou estágio profissionalizante faz parte de todos os cursos de graduação em enfermagem, sendo considerado como parte fundamental para a formação dos alunos Os estágios oferecem a oportunidade de o estudante integrar o aprendizado prático e teórico apresentado, tornando todo o conhecimento aprendido durante a graduação como algo viável ao campo de atuação A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Enfermagem homologadas em outubro de 21, foram definidos princípios, condições e procedimentos para a formação de enfermeiros, e dentre o estipulado estão os estágios Estes devem ocorrer no último ano do curso, correspondendo a 2% da carga horária total da graduação e garantindo participação efetiva dos enfermeiros de serviço No curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina esse estágio é conhecido como internato de enfermagem, inserido no currículo do curso desde 1992 Do desejo de sua realização até alcançar a sua implantação houve diversas discussões, mudanças curriculares, participação dos docentes da Universidade em eventos científicos significativos para que fosse possível fortalecer a proposta dentro da instituição de ensino e dos serviços que serviriam de campo de prática O objetivo do estudo foi analisar a trajetória do internato de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina da concepção até 212 Como método optou-se pelo estudo histórico documental na abordagem qualitativa com o referencial teórico de Paulo Freire Foram feitas a localização e identificação dos documentos disponíveis que descreviam o internato do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, e a análise seguiu a questão de pesquisa Como resultados foram construídas três categorias, sendo a primeira: Do desejo a construção do internato de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina: “idas e vindas”, a segunda: A práxis do internato de enfermagem articulada com os serviços de saúde, e a terceira: Formação Profissional para o Sistema Único de Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais e o Internato de Enfermagem: Congruências e Influências Concluiuse que o internato de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina acompanhou as mudanças políticas e educacionais externas, demonstrando o engajamento de docentes e enfermeiros que acreditavam em uma formação de qualidade e que seguisse os princípios do sistema de saúde vigente O internato de enfermagem somente tornou-se possível com a integração de esforços e dedicação de docentes do curso, profissionais dos serviços de saúde e a comunidade, estando entre suas mais valiosas lições o fortalecimento constante da parceria entre ensino e serviço A busca por métodos pedagógicos inovadores, com a formação voltada para a realidade do sistema de saúde mantém-se como um desafio diário na formação de novos enfermeiros A representatividade do internato de enfermagem foi significativa para todos os envolvidos, como docentes, enfermeiros de campo e internos, e o reconstruir de sua história proporcionou valiosas lições de aprendizado e estímulo para continuar a caminhada e compartilhar com outras instituições de ensino experiências e desafios ao longo desses 18 anos de atuação completados em 213 Por fim a história não se finaliza, considerando o acompanhamento e discussões entre os atores envolvidos como vital para o fortalecimento constante da prática e da formação de profissionais engajados e questionadores da realidade enfrentada na área da saúde
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: The traineeship or supervised work experience is part of all undergraduate degrees in nursing, being considered as a fundamental part of the training of students Internships offer students the opportunity to integrate theoretical and practical learning presented, making all knowledge acquired during graduation as something viable to the field From the National Curricular Guidelines for Nursing approved in October 21, were defined principles, conditions and procedures for the training of nurses, and among the stipulations are the stages These must occur in the final year, corresponding to 2% of the total workload graduation and ensuring effective participation of nurses in service In nursing course at the State University of Londrina this stage is known as internship nursing included in the curriculum of the course since 1992 The desire for its realization to achieve their deployment there have been several discussions, curriculum changes, teacher participation in the University significant scientific events to make it possible to strengthen the proposal within the institution and the services that would serve as a practice field The aim of the study was to analyze the trajectory of nursing internship at the State University of Londrina of conception until 212 The method we chose to study historical documentary on the qualitative approach to the theoretical framework of Paulo Freire Were made to locate and identify the available documents that described the boarding of Nursing at the State University of Londrina, and analysis followed the research question As results were built three categories, the first being: the desire to build the boarding nursing State University of Londrina: "comings and goings", the second: The praxis of nursing internship combined with health services, and third: Vocational Training for the Health System, the National Curriculum Guidelines and Nursing Internship: congruence and Influences It was concluded that the internship nursing from the State University of Londrina followed the policy changes and external education, demonstrating the commitment of teachers and nurses who believe in quality training and to follow the principles of the current health system The internship nursing only became possible with the integration of efforts and dedication of faculty members and professionals of health services and the community, being among its most valuable lessons the constant strengthening of partnership between education and service The search for innovative teaching methods, with training focused on the reality of the health system remains as a daily challenge in training new nurses The representativeness of nursing internship was significant for all involved, as teachers, nurses and field house, and reconstruct its history has provided valuable lessons for learning and encouragement to continue our journey and share with other educational institutions our experiences and challenges Throughout these 18 years of existence, completed in 213 Finally the story ends not considering monitoring and discussions among stakeholders as vital to strengthening constant practice and training of professionals engaged and questioning the reality faced in healthcareVannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]Garanhani, Mara LúciaSordi, Mara Regina Lemes deGarcia, Simone Domingues2024-05-01T14:37:33Z2024-05-01T14:37:33Z2013.0025.11.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14824porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - 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