Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josilaine Porfírio da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16307
Resumo: Resumo: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é reconhecida como um método que organiza e qualifica o trabalho do enfermeiro, proporcionando um atendimento individualizado ao cliente Como a prática dos profissionais reflete sua formação, as Instituições de ensino superior têm grande responsabilidade em propiciar o desenvolvimento de habilidades afins em seus acadêmicos O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na formação do enfermeiro, em uma instituição de ensino pública O estudo, que tem abordagem qualitativa compreensiva, foi realizado em um curso de enfermagem que desenvolve a estratégia pedagógica do currículo integrado há 13 anos A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 212 e março de 213, em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo Na análise documental foram examinados os 18 cadernos de planejamento e desenvolvimento, dos módulos interdisciplinares do curso, que representam os planos de ensino vigentes em 212 A análise documental seguiu as etapas propostas por Gil Para a pesquisa de campo, realizou-se um grupo focal por série, totalizando a participação de 32 acadêmicos As perguntas orientadoras buscaram explorar as percepções dos acadêmicos sobre o aprendizado da SAE As entrevistas foram transcritas, na íntegra, e submetidas à análise de conteúdo, segundo Bardin A discussão do tema deu-se à luz do referencial teórico do pensamento complexo, tratado por Edgar Morin Os resultados estão apresentados em dois artigos O primeiro artigo apresenta duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; e estratégias de ensino e aprendizagem da SAE: o complexo Observou-se que a SAE permeia todas as séries do curso e que diferentes estratégias são utilizadas para seu ensino, com ênfase em atividades teóricas seguidas de prática No segundo artigo, os resultados estão organizados em três categorias: as atividades de ensino e aprendizagem da SAE: uma leitura hologramática; a visão do estudante sobre sua formação em SAE: uma leitura recursiva; e os sentimentos do estudante frente ao aprendizado da SAE: uma leitura dialógica Constatou-se que os acadêmicos percebem a SAE, nas atividades práticas do curso, quando desenvolvem o processo de enfermagem e a consulta de enfermagem, e que os conteúdos são desenvolvidos de maneira fragmentada Alguns aspectos podem favorecer o ensino da temática, dentre eles, a relação entre teoria e prática e o acolhimento dos sentimentos vivenciados pelos acadêmicos, seguido de uma reflexão sobre os mesmos O pensamento complexo permitiu apreender que o ensino da SAE deve superar a fragmentação e o reducionismo, buscando unir ao invés de simplificar, pois tal estratégia possibilita um ensino mais efetivo Compreender a SAE em diferentes cenários poderá repercutir, positivamente, no ensino e aprendizagem desta, possibilitando melhorias na prática dos futuros profissionais e na qualidade da assistência ao paciente, além de contribuir para a organização do curso estudado, como também, de outros cursos de graduação em enfermagem
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vision of the student about his training SNC: a recursive reading, and the feelings the student's learning of SNC: a dialogic reading It was found that the students realize the SNC when developing the nursing process and nursing consultation, and that the contents are developed piecemeal Some aspects may favor the teaching of the subject, among them, the relationship between theory and practice and the host of feelings experienced by the students, followed by a reflection on them Complex thinking allowed to understand the teaching of SNC must be contrary to the fragmentation and reductionism, seeking to unite rather than simply because such a strategy allows for more effective teaching Understanding the SNC in different scenarios can reflect positively on teaching and learning of this, enabling improvements in future professional practice and quality of patient care and contribute to the organization of the course studied, as well as, other undergraduate courses nursingGaranhani, Mara Lúcia [Orientador]Menezes, Maria Helena Dantas dePeres, Aida MarisSilva, Josilaine Porfírio da2024-05-01T15:05:19Z2024-05-01T15:05:19Z2013.0006.12.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16307porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:43:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:43:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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