Terceira via e as políticas educacionais brasileiras : uma investigação sobre o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rissi, Lorena Mariane Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13388
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem como premissa o estudo sobre os pressupostos teóricos da Terceira Via com base nas reformulações elaboradas por Anthony Giddens, as quais ganharam proeminência no Brasil a partir da década de 199 Optou-se por estudar as raízes teóricas e práticas da corrente política e ideológica da Terceira Via, disseminada como superação do socialismo e do liberalismo, por meio da diluição de seus principais valores A Terceira Via se difundiu nas políticas governamentais com reflexos para a política educacional a partir das últimas décadas do século XX O objetivo geral que se delineia é identificar os pressupostos teóricos da Terceira Via na condução da reforma do Estado brasileiro e das políticas educacionais, a partir da década de 199 até 217, notadamente através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos Os objetivos específicos são: analisar o arcabouço teórico da Terceira Via a partir de um de seus idealizadores, Anthony Giddens, e os pressupostos teóricos e práticos da corrente político-econômica neoliberal através de seus precursores, Friedrich von Hayek, James M Buchanan, Ludwig von Mises e Milton Friedman; comparar os pressupostos difundidos pela Terceira Via aos princípios da corrente político-econômica neoliberal e verificar as permanências e mudanças; identificar se a concepção da Terceira Via ocorre em conformidade com as ações do Banco Mundial, a partir da década de 199; identificar e analisar os fundamentos do programa do SEBRAE denominado: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implantado nas escolas municipais de Londrina, buscando apreender os aspectos político-ideológicos para a formação humana; identificar e analisar os valores, habilidades e competências que o Programa visa formar nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Londrina e comparar os valores da Terceira Via com as propostas desse Programa Como procedimento metodológico, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada numa análise a partir da contribuição materialista histórica e dialética, com vista ao reconhecimento da Terceira Via como ideologia estruturante do pensamento e práticas da classe dominante, a qual foi norteadora da elaboração do Plano Diretor de Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), cujo ideário era transferir, para a sociedade civil, as atividades conduzidas pelo Estado Com o advento do governo subsequente no poder, tem-se a continuidade de políticas de mercado por meio das parcerias público-privadas Concluímos que essas parcerias se manifestaram nas escolas municipais de Londrina por meio da materialização do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o qual tem como base as orientações do SEBRAE, a fim de atrelar a educação escolar à prática do mundo dos negócios com vistas a formar cidadãos à imagem e semelhança de uma empresa, e, assim, com a responsabilidade de expandir seu capital humano mediante qualificações, bem como empreender meios criativos e inovadores para conseguir sobreviver num contexto de desemprego estrutural
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comparar os pressupostos difundidos pela Terceira Via aos princípios da corrente político-econômica neoliberal e verificar as permanências e mudanças; identificar se a concepção da Terceira Via ocorre em conformidade com as ações do Banco Mundial, a partir da década de 199; identificar e analisar os fundamentos do programa do SEBRAE denominado: Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implantado nas escolas municipais de Londrina, buscando apreender os aspectos político-ideológicos para a formação humana; identificar e analisar os valores, habilidades e competências que o Programa visa formar nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Londrina e comparar os valores da Terceira Via com as propostas desse Programa Como procedimento metodológico, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada numa análise a partir da contribuição materialista histórica e dialética, com vista ao reconhecimento da Terceira Via como ideologia estruturante do pensamento e práticas da classe dominante, a qual foi norteadora da elaboração do Plano Diretor de Reforma do Estado no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), cujo ideário era transferir, para a sociedade civil, as atividades conduzidas pelo Estado Com o advento do governo subsequente no poder, tem-se a continuidade de políticas de mercado por meio das parcerias público-privadas Concluímos que essas parcerias se manifestaram nas escolas municipais de Londrina por meio da materialização do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o qual tem como base as orientações do SEBRAE, a fim de atrelar a educação escolar à prática do mundo dos negócios com vistas a formar cidadãos à imagem e semelhança de uma empresa, e, assim, com a responsabilidade de expandir seu capital humano mediante qualificações, bem como empreender meios criativos e inovadores para conseguir sobreviver num contexto de desemprego estruturalDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present work has as premise the study on the theoretical assumptions of the Third Way, from the reformulations elaborated by Anthony Giddens, which gained prominence in Brazil from the 199s We chose to study the theoretical and practical roots of the political and ideological current of the Third Way, disseminated as overcoming socialism and liberalism, through the dilution of its main values The Third Way has spread in government policies with repercussions for educational policy from the last decades of the 2th century The specific objectives are: to analyze the theoretical framework of the Third Way from one of its creators, Anthony Giddens, and the theoretical and practical assumptions of the neoliberal political-economic current through its forerunners, Friedrich von Hayek, James M Buchanan, Ludwig von Mises and Milton Friedman; compare the assumptions disseminated by the Third Way to the principles of the neoliberal political-economic current and verify the permanence and changes; identify whether the design of the Third Way takes place in accordance with the actions of the World Bank, from the 199s on; identify and analyse the fundamentals of the SEBRAE programme denominated: Young Entrepreneurs First Steps (JEPP), implanted in the municipal schools of Londrina, seeking to apprehend the political-ideological aspects for the human formation; identify and analyze the values, skills and competences that the Program aims to train students in the early years of elementary school in the municipal schools of Londrina and compare the values of the Third Way with the proposals of this Program As a methodological procedure, bibliographic and documentary research and semi- structured interviews are used in an analysis based on the historical and dialectical materialist contribution, with a view to recognizing the Third Way as a structuring ideology of the thinking and practices of the dominant class, which was the guiding principle of elaboration of the State Reform Master Plan under the government of Fernando Henrique Cardoso (FHC),), whose idea was to transfer the activities carried out by the State to civil society With the advent of the subsequent government in power, there is a continuity of market policies through public-private partnerships We conclude that these partnerships were manifested in the municipal schools of Londrina through the materialization of the Young Entrepreneurs Primeiros Passos Program, which is based on the SEBRAE guidelines, in order to link school education to the practice of the business world with a view to training citizens to the image and likeness of a company, and thus with the responsibility to expand its human capital through qualifications, as well as to undertake creative and innovative means to survive in a context of structural unemploymentRuiz, Maria José Ferreira [Orientador]Garcia, Teise de Oliveira GuaranhaFernandes, Tânia da CostaRissi, Lorena Mariane Santos2024-05-01T14:14:56Z2024-05-01T14:14:56Z2021.0023.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13388porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:57:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:57:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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