Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13629 |
Resumo: | Resumo: A presente investigação teve como objetivo identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram os padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA) A investigação foi realizada junto a todos os servidores da unidade e caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa A coleta de dados foi realizada através de um questionário com uma escala de Likert, em que os respondentes assinalaram o grau de concordância ou de discordância com as afirmações propostas As afirmações corresponderam aos padrões de competência informacional da ALA, estruturado a partir de 16 indicadores e 63 resultados esperados e distribuídos entre os cinco padrões Pode-se constatar que os respondentes conseguem se sensibilizar para a importância de determinar a natureza e extensão da informação necessária, que selecionam os métodos de busca ou sistema de informações mais apropriados para acessar as informações, bem como extraem, registram e gerenciam informações e suas fontes, que avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores, que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal Portanto, pode-se afirmar que os mesmos tenham desenvolvido os padrões de competência informacional da ALA A par da relação entre a competência informacional, que é necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, espera-se ter contribuído para a construção do conhecimento na área, bem como para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida |
id |
UEL_125bdb3108a7e22f0fe8c010614b97df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13629 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de LondrinaCompetência em informaçãoAuditoria internaComportamento informacionalAdministração públicaCiência da informaçãoInformation literacyInternal auditingInformation behaviorPublic administrationInformation scienceResumo: A presente investigação teve como objetivo identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram os padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA) A investigação foi realizada junto a todos os servidores da unidade e caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa A coleta de dados foi realizada através de um questionário com uma escala de Likert, em que os respondentes assinalaram o grau de concordância ou de discordância com as afirmações propostas As afirmações corresponderam aos padrões de competência informacional da ALA, estruturado a partir de 16 indicadores e 63 resultados esperados e distribuídos entre os cinco padrões Pode-se constatar que os respondentes conseguem se sensibilizar para a importância de determinar a natureza e extensão da informação necessária, que selecionam os métodos de busca ou sistema de informações mais apropriados para acessar as informações, bem como extraem, registram e gerenciam informações e suas fontes, que avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores, que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal Portanto, pode-se afirmar que os mesmos tenham desenvolvido os padrões de competência informacional da ALA A par da relação entre a competência informacional, que é necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, espera-se ter contribuído para a construção do conhecimento na área, bem como para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vidaDissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoAbstract: This research aimed to identify whether the members of the Office of Internal Audit (AAI) of Londrina State University (UEL) have developed standards for information literacy, according to the parameters and performance indicators approved by the American Library Association (ALA)The investigation was conducted with all the servants of unity and characterized as a descriptive study with qualitative and quantitative approach Data collection was conducted through a questionnaire with a Likert scale, in which respondents indicated the level of agreement or disagreement with the statements proposed The statements corresponded to the standards of information literacy ALA, structured based on 16 indicators and 63 expected outcomes and distributed among the five patterns It can be seen that respondents say they are able to raise awareness of the importance of determining the nature and extent of information needed, that select or search methods most appropriate information system to access information as well as extract, record and manage information and its sources, that assess their sources critically and incorporate selected information into their base knowledge and value systems, which observe the behavior of use, individually or collectively, information effectively to achieve a specific purpose comprising the economic issues, legal and social issues surrounding the access and use of information in order ethical and legal Therefore, they claim to have developed information literacy standards of ALA With the relation between the information literacy, which is necessary for success in information sharing, it is expected to have contributed to the construction of knowledge in the area as well as a reflection of those involved, so that there will be a deeper issue, in order to improve, increasingly, the activities as well as to raise awareness about information literacy, which transcends the institutional framework, passing to the social sphere, to lifelong learning, to "learn to learn" that makes individuals able to make decisions about all aspects of lifeGiannasi-Kaimen, Maria Júlia [Orientador]Bartalo, LineteRibeiro, Maria de FátimaCarelli, Ana EsmeraldaContani, Miguel LuizManabe, Sergio Hiroshi2024-05-01T14:16:48Z2024-05-01T14:16:48Z2012.0025.09.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13629porMestrado ProfissionalGestão da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
title |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina Manabe, Sergio Hiroshi Competência em informação Auditoria interna Comportamento informacional Administração pública Ciência da informação Information literacy Internal auditing Information behavior Public administration Information science |
title_short |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
Competência informacional na auditoria interna da Universidade Estadual de Londrina |
author |
Manabe, Sergio Hiroshi |
author_facet |
Manabe, Sergio Hiroshi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giannasi-Kaimen, Maria Júlia [Orientador] Bartalo, Linete Ribeiro, Maria de Fátima Carelli, Ana Esmeralda Contani, Miguel Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manabe, Sergio Hiroshi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação Auditoria interna Comportamento informacional Administração pública Ciência da informação Information literacy Internal auditing Information behavior Public administration Information science |
topic |
Competência em informação Auditoria interna Comportamento informacional Administração pública Ciência da informação Information literacy Internal auditing Information behavior Public administration Information science |
description |
Resumo: A presente investigação teve como objetivo identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram os padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA) A investigação foi realizada junto a todos os servidores da unidade e caracterizou-se como um estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa A coleta de dados foi realizada através de um questionário com uma escala de Likert, em que os respondentes assinalaram o grau de concordância ou de discordância com as afirmações propostas As afirmações corresponderam aos padrões de competência informacional da ALA, estruturado a partir de 16 indicadores e 63 resultados esperados e distribuídos entre os cinco padrões Pode-se constatar que os respondentes conseguem se sensibilizar para a importância de determinar a natureza e extensão da informação necessária, que selecionam os métodos de busca ou sistema de informações mais apropriados para acessar as informações, bem como extraem, registram e gerenciam informações e suas fontes, que avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores, que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal Portanto, pode-se afirmar que os mesmos tenham desenvolvido os padrões de competência informacional da ALA A par da relação entre a competência informacional, que é necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, espera-se ter contribuído para a construção do conhecimento na área, bem como para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2024-05-01T14:16:48Z 2024-05-01T14:16:48Z 25.09.2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13629 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Gestão da Informação Centro de Educação, Comunicação e Artes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823278866366464 |