A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13630 |
Resumo: | Resumo: O curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é composto por um currículo integrado, centrado no aluno, utiliza-se de metodologias ativas, incluindo o Problem-Based Learning (PBL) pressupondo-se que o estudante tenha uma atitude ativa para a aquisição da informação Um dos requisitos para o êxito do modelo adotado, é que o aprendiz saiba lidar com a informação nos procedimentos de busca, acesso e uso da mesma A pesquisa objetivou analisar a competência informacional desses estudantes no que tange aos seus comportamentos em relação à busca, ao acesso e ao uso da informação, bem como identificar em si as necessidades informacionais Esse conjunto de comportamentos denomina-se comportamento informacional e de acordo com os padrões estabelecidos pela American Library Association publicados em 2 (ACLR, 2) a competência em cada um deles pode ser mensurada Para coletar os dados foi utilizado um questionário em escala Likert de a 4 com 53 questões que investigaram a competência na busca, acesso e uso da informação de acordo com o Padrão 2 da ALA (American Library Association) – acessar efetivamente e eficientemente a informação necessária Participaram da pesquisa 226 estudantes matriculados da primeira à quarta séries do curso de medicina da UEL, sendo 44 da primeira série, 68 da segunda, 55 da terceira e 59 da quarta série Os resultados obtidos permitem afirmar que os estudantes possuem competência informacional para acessar efetivamente e eficientemente a informação necessária A pesquisa mensurou a intensidade do comportamento informacional para os cinco indicadores do Padrão 2 e todos apresentaram intensidade alta Os resultados obtidos revelam a freqüência das formas de busca da informação dos estudantes (m=2,48); a intensidade de comportamento com que implementam estratégias de busca da informação (m=2,69); a freqüência de comportamento que demonstram conhecer os métodos de recuperação da informação (m=2,77); a intensidade na qual os estudantes utilizam estratégias de refinamento dos resultados da busca (m=2,38); a freqüência com os mesmos adotam procedimentos de gerenciamento da informação e suas fontes (m=2,26); e, a intensidade com que os estudantes percebem que aprendizagem está relacionada à competência informacional (m=3,31) |
id |
UEL_c34d0826d10e17296307813c7f2ae69e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13630 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de LondrinaCompetência em informaçãoComportamento informacionalAprendizagem baseada em problemasInformation literacyInformation behaviorProblem-based learningResumo: O curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é composto por um currículo integrado, centrado no aluno, utiliza-se de metodologias ativas, incluindo o Problem-Based Learning (PBL) pressupondo-se que o estudante tenha uma atitude ativa para a aquisição da informação Um dos requisitos para o êxito do modelo adotado, é que o aprendiz saiba lidar com a informação nos procedimentos de busca, acesso e uso da mesma A pesquisa objetivou analisar a competência informacional desses estudantes no que tange aos seus comportamentos em relação à busca, ao acesso e ao uso da informação, bem como identificar em si as necessidades informacionais Esse conjunto de comportamentos denomina-se comportamento informacional e de acordo com os padrões estabelecidos pela American Library Association publicados em 2 (ACLR, 2) a competência em cada um deles pode ser mensurada Para coletar os dados foi utilizado um questionário em escala Likert de a 4 com 53 questões que investigaram a competência na busca, acesso e uso da informação de acordo com o Padrão 2 da ALA (American Library Association) – acessar efetivamente e eficientemente a informação necessária Participaram da pesquisa 226 estudantes matriculados da primeira à quarta séries do curso de medicina da UEL, sendo 44 da primeira série, 68 da segunda, 55 da terceira e 59 da quarta série Os resultados obtidos permitem afirmar que os estudantes possuem competência informacional para acessar efetivamente e eficientemente a informação necessária A pesquisa mensurou a intensidade do comportamento informacional para os cinco indicadores do Padrão 2 e todos apresentaram intensidade alta Os resultados obtidos revelam a freqüência das formas de busca da informação dos estudantes (m=2,48); a intensidade de comportamento com que implementam estratégias de busca da informação (m=2,69); a freqüência de comportamento que demonstram conhecer os métodos de recuperação da informação (m=2,77); a intensidade na qual os estudantes utilizam estratégias de refinamento dos resultados da busca (m=2,38); a freqüência com os mesmos adotam procedimentos de gerenciamento da informação e suas fontes (m=2,26); e, a intensidade com que os estudantes percebem que aprendizagem está relacionada à competência informacional (m=3,31)Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoAbstract: The medical school at the State University of Londrina (UEL) is composed of an integrated curriculum, student-centered, uses active methodologies, including the Problem-Based Learning (PBL) assuming that the student has an active attitude to acquiring information One of the requirements for the successful model adopted is that the learner knows how to handle the information in the search procedures, access and use of the same The paper analyzes the information literacy of the students in relation to their conduct in relation to search, access and use information and identify information needs itself This set of behaviors is called information behavior and in accordance with standards established by the American Library Association published in 2 (ACLR 2) competence in each of them can be measured To collect the data we used a Likert scale questionnaire -4 with 53 questions that investigated the competency in search, access and use information in accordance with the Standard 2 of ALA (American Library Association) - effectively and efficiently access the information necessary Participants were 226 students enrolled in first through fourth grades of medical school at UEL, 44 first graders, 68 second, 55 third and 59 fourth graders The results support the fact that students have access to information literacy effectively and efficiently the information needed The survey measured the intensity of information behavior for the five indicators of Pattern 2 and all showed high intensity The results show the frequency of forms of information seeking students (m = 248), with the intensity of behavior that implement strategies for information search (m = 269), the frequency of behavior that demonstrates the know methods of information retrieval (m = 277), the intensity in which students use strategy refinement of the search results (m = 238), how often they adopt procedures for managing information and its sources ( m = 226), and the intensity with which students realize that learning is related to information literacy (m = 331)Bartalo, Linete [Orientador]Ferreira Filho, Olavo FrancoBortolin, SueliGiannasi-Kaimen, Maria JúliaContani, Miguel LuizJacob, Neli Carla Martins2024-05-01T14:16:49Z2024-05-01T14:16:49Z2012.0024.10.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13630porMestrado ProfissionalGestão da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina Jacob, Neli Carla Martins Competência em informação Comportamento informacional Aprendizagem baseada em problemas Information literacy Information behavior Problem-based learning |
title_short |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
A competência informacional dos estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina |
author |
Jacob, Neli Carla Martins |
author_facet |
Jacob, Neli Carla Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bartalo, Linete [Orientador] Ferreira Filho, Olavo Franco Bortolin, Sueli Giannasi-Kaimen, Maria Júlia Contani, Miguel Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacob, Neli Carla Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em informação Comportamento informacional Aprendizagem baseada em problemas Information literacy Information behavior Problem-based learning |
topic |
Competência em informação Comportamento informacional Aprendizagem baseada em problemas Information literacy Information behavior Problem-based learning |
description |
Resumo: O curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é composto por um currículo integrado, centrado no aluno, utiliza-se de metodologias ativas, incluindo o Problem-Based Learning (PBL) pressupondo-se que o estudante tenha uma atitude ativa para a aquisição da informação Um dos requisitos para o êxito do modelo adotado, é que o aprendiz saiba lidar com a informação nos procedimentos de busca, acesso e uso da mesma A pesquisa objetivou analisar a competência informacional desses estudantes no que tange aos seus comportamentos em relação à busca, ao acesso e ao uso da informação, bem como identificar em si as necessidades informacionais Esse conjunto de comportamentos denomina-se comportamento informacional e de acordo com os padrões estabelecidos pela American Library Association publicados em 2 (ACLR, 2) a competência em cada um deles pode ser mensurada Para coletar os dados foi utilizado um questionário em escala Likert de a 4 com 53 questões que investigaram a competência na busca, acesso e uso da informação de acordo com o Padrão 2 da ALA (American Library Association) – acessar efetivamente e eficientemente a informação necessária Participaram da pesquisa 226 estudantes matriculados da primeira à quarta séries do curso de medicina da UEL, sendo 44 da primeira série, 68 da segunda, 55 da terceira e 59 da quarta série Os resultados obtidos permitem afirmar que os estudantes possuem competência informacional para acessar efetivamente e eficientemente a informação necessária A pesquisa mensurou a intensidade do comportamento informacional para os cinco indicadores do Padrão 2 e todos apresentaram intensidade alta Os resultados obtidos revelam a freqüência das formas de busca da informação dos estudantes (m=2,48); a intensidade de comportamento com que implementam estratégias de busca da informação (m=2,69); a freqüência de comportamento que demonstram conhecer os métodos de recuperação da informação (m=2,77); a intensidade na qual os estudantes utilizam estratégias de refinamento dos resultados da busca (m=2,38); a freqüência com os mesmos adotam procedimentos de gerenciamento da informação e suas fontes (m=2,26); e, a intensidade com que os estudantes percebem que aprendizagem está relacionada à competência informacional (m=3,31) |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012.00 2024-05-01T14:16:49Z 2024-05-01T14:16:49Z 24.10.2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13630 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Gestão da Informação Centro de Educação, Comunicação e Artes |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823308138414080 |