Pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental : uma proposta de aplicativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10081 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho traz uma proposta para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso do aplicativo Algebrizar aliado à estratégia de Investigação Matemática, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Tem como objetivo apresentar tal aplicativo e de que forma ele pode auxiliar os professores na tarefa de levar os alunos a alcançar as habilidades em álgebra, explorando algumas tarefas e atividades nele contidas A partir da reflexão sobre o atual cenário do ensino da álgebra, é fundamental que esta seja inserida nos anos iniciais da escolaridade, evidentemente sem o formalismo simbólico e rigor algébrico, mas por meio da condução de diálogos, levantamento de hipóteses, testes, formulação de conjecturas que visam promover a generalização, percepção de regularidade e variação, ou seja, o pensamento algébrico As situações lúdicas, essenciais nos anos iniciais, são atendidas por meio do uso do aplicativo Algebrizar que possui o formato de um jogo, guiando o aluno por meio de trilhas e pontuações Pautando-se na Investigação Matemática, o aplicativo incentiva a participação nos momentos de reflexão, uma vez que dentro do próprio jogo o aluno precisa refletir e responder a algumas questões criadas com a intenção de promover um momento de diálogo e discussão em sala, situação que será conduzida pelo professor durante a investigação |
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Pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental : uma proposta de aplicativoÁlgebraEnsino fundamentalJogos em educação matemáticaAlgebraGames in mathematics educationResumo: Este trabalho traz uma proposta para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso do aplicativo Algebrizar aliado à estratégia de Investigação Matemática, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Tem como objetivo apresentar tal aplicativo e de que forma ele pode auxiliar os professores na tarefa de levar os alunos a alcançar as habilidades em álgebra, explorando algumas tarefas e atividades nele contidas A partir da reflexão sobre o atual cenário do ensino da álgebra, é fundamental que esta seja inserida nos anos iniciais da escolaridade, evidentemente sem o formalismo simbólico e rigor algébrico, mas por meio da condução de diálogos, levantamento de hipóteses, testes, formulação de conjecturas que visam promover a generalização, percepção de regularidade e variação, ou seja, o pensamento algébrico As situações lúdicas, essenciais nos anos iniciais, são atendidas por meio do uso do aplicativo Algebrizar que possui o formato de um jogo, guiando o aluno por meio de trilhas e pontuações Pautando-se na Investigação Matemática, o aplicativo incentiva a participação nos momentos de reflexão, uma vez que dentro do próprio jogo o aluno precisa refletir e responder a algumas questões criadas com a intenção de promover um momento de diálogo e discussão em sala, situação que será conduzida pelo professor durante a investigaçãoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This work brings a proposal for the development of algebraic thinking in the Early Years of Elementary Education with the use of the Algebrizar applet combined with Mathematical Investigation strategy, aligned with the competencies and skills of the Base Nacional Comum Curricular - BNCC It aims to present this applet and how it can assist teachers to guide students on reaching algebra skills, exploring some tasks and activities contained in it Following some reflections on the current scenario of algebra teaching, it is essential that it be inserted in the early years of schooling, evidently without the symbolic formalism and algebraic rigor, but with the establishment of conversation, in order for the students to get the ability of raising hypotheses, tests, formulating conjectures that aim to promote generalization, perception of regularity and variation, that is, algebraic thinking The playful situations, which are also essential in the early years, are met through the use of the Algebrizar application, which has the format of a game, guiding the student through trails and scores Built upon the strategy of Mathematical Investigation, it encourages participation in moments of reflection, since within the game itself the student needs to reflect and answer some questions created with the intention of promoting a moment of dialogue and discussion in the classroom, a situation that will be finalized by the teacher during the investigationCarvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresPires, Magna Natalia MarinCampeão, Vagner2024-05-01T12:14:04Z2024-05-01T12:14:04Z2020.0025.08.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10081porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:54:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10081Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:54:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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