Pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental : uma proposta de aplicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campeão, Vagner
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10081
Resumo: Resumo: Este trabalho traz uma proposta para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso do aplicativo Algebrizar aliado à estratégia de Investigação Matemática, alinhado às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Tem como objetivo apresentar tal aplicativo e de que forma ele pode auxiliar os professores na tarefa de levar os alunos a alcançar as habilidades em álgebra, explorando algumas tarefas e atividades nele contidas A partir da reflexão sobre o atual cenário do ensino da álgebra, é fundamental que esta seja inserida nos anos iniciais da escolaridade, evidentemente sem o formalismo simbólico e rigor algébrico, mas por meio da condução de diálogos, levantamento de hipóteses, testes, formulação de conjecturas que visam promover a generalização, percepção de regularidade e variação, ou seja, o pensamento algébrico As situações lúdicas, essenciais nos anos iniciais, são atendidas por meio do uso do aplicativo Algebrizar que possui o formato de um jogo, guiando o aluno por meio de trilhas e pontuações Pautando-se na Investigação Matemática, o aplicativo incentiva a participação nos momentos de reflexão, uma vez que dentro do próprio jogo o aluno precisa refletir e responder a algumas questões criadas com a intenção de promover um momento de diálogo e discussão em sala, situação que será conduzida pelo professor durante a investigação
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