Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
id |
SBEM_MAT-1_609f9c3c7fda7e03f080a9c222047909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1022 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relatoEducação MatemáticaEnsino Fundamental IEarly AlgebraDesenvolvimento do Pensamento Algébrico.Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 101-1142317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrestes, Diego BarbozaFerreira, Adriane Gaspari2022-12-23T10:53:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1022Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:53:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
title |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
spellingShingle |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato Prestes, Diego Barboza Educação Matemática Ensino Fundamental I Early Algebra Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. |
title_short |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
title_full |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
title_fullStr |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
title_full_unstemmed |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
title_sort |
Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato |
author |
Prestes, Diego Barboza |
author_facet |
Prestes, Diego Barboza Ferreira, Adriane Gaspari |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Adriane Gaspari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Diego Barboza Ferreira, Adriane Gaspari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino Fundamental I Early Algebra Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. |
topic |
Educação Matemática Ensino Fundamental I Early Algebra Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. |
description |
Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 101-114 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129431134208 |