Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Diego Barboza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Adriane Gaspari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id SBEM_MAT-1_609f9c3c7fda7e03f080a9c222047909
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1022
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relatoEducação MatemáticaEnsino Fundamental IEarly AlgebraDesenvolvimento do Pensamento Algébrico.Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 101-1142317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrestes, Diego BarbozaFerreira, Adriane Gaspari2022-12-23T10:53:24Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1022Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:53:24Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
title Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
spellingShingle Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
Prestes, Diego Barboza
Educação Matemática
Ensino Fundamental I
Early Algebra
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
title_short Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
title_full Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
title_fullStr Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
title_full_unstemmed Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
title_sort Tarefa da Early Algebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico no 2o ano do Ensino Fundamental I: um relato
author Prestes, Diego Barboza
author_facet Prestes, Diego Barboza
Ferreira, Adriane Gaspari
author_role author
author2 Ferreira, Adriane Gaspari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Diego Barboza
Ferreira, Adriane Gaspari
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino Fundamental I
Early Algebra
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
topic Educação Matemática
Ensino Fundamental I
Early Algebra
Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
description Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora ao aplicar uma tarefa traduzida da Early Algebra para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da cidade de Londrina (PR). Um dos objetivos desse trabalho é a introdução ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Inicialmente, apresentam-se considerações acerca das características do pensamento algébrico que são admitidas no trabalho, seguidas do relato da maneira em que se deu a aplicação da tarefa e uma análise das produções dos alunos com base na Análise de Conteúdo. De acordo com essa experiência, pode-se afirmar que é possível realizar um trabalho voltado ao desenvolvimento do pensamento algébrico com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1022/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 59 (2018): jul./set.; 101-114
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129431134208