Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaffuri, Pricila
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13290
Resumo: Resumo: Iniciativas governamentais dentro da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica têm ressaltado a necessidade do fortalecimento do vínculo entre a universidade e a escola para alcançar a almejada melhoria na formação de professores e no ensino da educação básica A colaboração apresenta-se, assim, como uma alternativa para lidar com as contradições oriundas de práticas formativas hierarquizadas e de papéis cristalizados para professores universitários, professores da escola e professores em formação inicial Fundamentado no referencial da teoria da atividade sócio-histórico-cultural (Leontiev, 1978; Engeström, 1987; 1999; 21; Vygotsky, 23), com ênfase na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 22; 23; 21) e centrado nos princípios da colaboração (Phelan et al, 1996; Roth et al, 1999; John-Steiner, 2; Roth e Tobin, 22; Dooner et al, 28; Mateus, 29; 211; Magalhães e Liberali, 29; Clarke et al, 29; Magalhães e Fidalgo, 21; Pawan e Ortloff, 21), este estudo tem por objetivo investigar um sistema híbrido de aprendizagem colaborativa de professores de inglês inseridos no contexto do PIBID-Inglês/UEL (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Mais especificamente, busca responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) Quais foram os motivos dos professores em participar das atividades desenvolvidas no contexto do PIBID-Inglês/UEL?; b) Como se deu e qual foi o objeto potencialmente compartilhado entre os professores? e; c) Que (im)possibilidades foram criadas no confronto entre a atividade idealizada e a presença dos elementos culturalmente já existentes? Para responder tais questões, foram registrados em áudio, no decorrer do ano de 21, 17 Grupos de Estudo (GEs), nos quais foram discutidas diversas questões relacionadas à importância do PIBID na formação inicial e contínua de professores e àquelas que surgiam da práxis de sala de aula Os resultados apontam que os GEs possibilitaram a aproximação de dois sistemas de atividade, o sistema de atividade escolar, representado pela professora colaboradora e pelos alunos e o sistema de atividade acadêmico, representado pela professora de professores, os 9 professores novatos e a professora pesquisadora Essa aproximação favoreceu a criação de um novo sistema híbrido de atividade, o qual denominei de sistema de atividade colaborativa de professores inseridos no contexto do PIBID-Inglês/UEL, que, embora interconectado a outros sistemas e por eles influenciado, possui características e práticas próprias Por meio dos excertos analisados, observou-se que o sistema de atividade de formação de professores que estava sendo construído, na prática e pela prática, aproximou-se dos moldes em que vê na colaboração uma possibilidade de criação de espaços mais democráticos, em que todos os professores se colocam como transformadores e produtores de conhecimento
id UEL_134c79267a57559419099aa1800a08a8
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13290
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UELProfessores de inglêsPrática de ensinoAprendizagemTeoria da atividade Social-Histórico-CulturalEnglish languagePractive teachingLearningTeacher trainigResumo: Iniciativas governamentais dentro da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica têm ressaltado a necessidade do fortalecimento do vínculo entre a universidade e a escola para alcançar a almejada melhoria na formação de professores e no ensino da educação básica A colaboração apresenta-se, assim, como uma alternativa para lidar com as contradições oriundas de práticas formativas hierarquizadas e de papéis cristalizados para professores universitários, professores da escola e professores em formação inicial Fundamentado no referencial da teoria da atividade sócio-histórico-cultural (Leontiev, 1978; Engeström, 1987; 1999; 21; Vygotsky, 23), com ênfase na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 22; 23; 21) e centrado nos princípios da colaboração (Phelan et al, 1996; Roth et al, 1999; John-Steiner, 2; Roth e Tobin, 22; Dooner et al, 28; Mateus, 29; 211; Magalhães e Liberali, 29; Clarke et al, 29; Magalhães e Fidalgo, 21; Pawan e Ortloff, 21), este estudo tem por objetivo investigar um sistema híbrido de aprendizagem colaborativa de professores de inglês inseridos no contexto do PIBID-Inglês/UEL (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Mais especificamente, busca responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) Quais foram os motivos dos professores em participar das atividades desenvolvidas no contexto do PIBID-Inglês/UEL?; b) Como se deu e qual foi o objeto potencialmente compartilhado entre os professores? e; c) Que (im)possibilidades foram criadas no confronto entre a atividade idealizada e a presença dos elementos culturalmente já existentes? Para responder tais questões, foram registrados em áudio, no decorrer do ano de 21, 17 Grupos de Estudo (GEs), nos quais foram discutidas diversas questões relacionadas à importância do PIBID na formação inicial e contínua de professores e àquelas que surgiam da práxis de sala de aula Os resultados apontam que os GEs possibilitaram a aproximação de dois sistemas de atividade, o sistema de atividade escolar, representado pela professora colaboradora e pelos alunos e o sistema de atividade acadêmico, representado pela professora de professores, os 9 professores novatos e a professora pesquisadora Essa aproximação favoreceu a criação de um novo sistema híbrido de atividade, o qual denominei de sistema de atividade colaborativa de professores inseridos no contexto do PIBID-Inglês/UEL, que, embora interconectado a outros sistemas e por eles influenciado, possui características e práticas próprias Por meio dos excertos analisados, observou-se que o sistema de atividade de formação de professores que estava sendo construído, na prática e pela prática, aproximou-se dos moldes em que vê na colaboração uma possibilidade de criação de espaços mais democráticos, em que todos os professores se colocam como transformadores e produtores de conhecimentoDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Governmental initiatives within the Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (National Policy on Education of Teachership Professionals in Basic Education) have been highlighting the necessity of strengthen the link between university and school in order to achieve the aimed improvement at teachers education and at teaching in basic education Thus, the collaboration emerges as an alternative to deal with contradictions arising from hierarchized educational practices and from crystallized roles to university teachers, school teachers and initial education teachers This paper has its basis in the cultural-historical activity theory (Leontiev, 1978; Engeström, 1987; 1999; 21; Vygotsky, 23), with emphasis on the dialogic perspective of language use (Bakhtin, 22; 23; 21) and centered on collaboration principles (Phelan et al, 1996; Roth et al, 1999; John-Steiner, 2; Roth e Tobin, 22; Dooner et al, 28; Mateus, 29; 211; Magalhães e Liberali, 29; Clarke et al, 29; Magalhães e Fidalgo, 21; Pawan e Ortloff, 21), and it aims at investigating a collaborative learning hybrid system of English teachers inserted in the context of PIBID-English/UEL (Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship) This paper, more specifically, seeks to answer the following research questions: a) What were the teachers reasons to participate in the activities developed in the PIBID’s context?; b) What was the potentially shared object among the teachers and how did it happen? and; c) Which (im)possibilities were created in the confrontation between the idealized activity and the presence of culturally already existing elements? In order to answer those questions, it was registered in audio, over the year 21, 17 Study Groups (GE, in Portuguese), in which were discussed several questions related to the importance of PIBID in initial and continuous teacher education and to those questions that arose from classroom praxis The results pointed out that the GE made possible the approaching of two activity systems, the school activity system, represented by the school teacher and by the students; and the academic activity system, represented by the teacher educator, 9 new teachers and the research teacher This approaching promoted the creation of a new hybrid system, which I called “system of collaborative activity of teachers inserted in PIBID’s context”, that, although connected to others systems and influenced by them, has its own characteristics and practices Through the analyzed excerpts, it was possible to observe that the teacher’s education activity’s system that was being built, in practice and by practice, approached to the model that sees in collaboration a possibility of creation of more democratic spaces, in which all the teachers place themselves as transformers and producers of knowledgeMateus, Elaine Fernandes [Orientador]Gimenez, Telma NunesGarcez, Pedro de MoraesGaffuri, Pricila2024-05-01T14:11:31Z2024-05-01T14:11:31Z2012.0009.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13290porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:48Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
title Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
spellingShingle Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
Gaffuri, Pricila
Professores de inglês
Prática de ensino
Aprendizagem
Teoria da atividade Social-Histórico-Cultural
English language
Practive teaching
Learning
Teacher trainig
title_short Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
title_full Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
title_fullStr Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
title_full_unstemmed Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
title_sort Rupturas e continuidades na formação de professores : um olhar para as práticas desenvolvidas por um grupo no contexto do PIBID-inglês/UEL
author Gaffuri, Pricila
author_facet Gaffuri, Pricila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]
Gimenez, Telma Nunes
Garcez, Pedro de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaffuri, Pricila
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de inglês
Prática de ensino
Aprendizagem
Teoria da atividade Social-Histórico-Cultural
English language
Practive teaching
Learning
Teacher trainig
topic Professores de inglês
Prática de ensino
Aprendizagem
Teoria da atividade Social-Histórico-Cultural
English language
Practive teaching
Learning
Teacher trainig
description Resumo: Iniciativas governamentais dentro da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica têm ressaltado a necessidade do fortalecimento do vínculo entre a universidade e a escola para alcançar a almejada melhoria na formação de professores e no ensino da educação básica A colaboração apresenta-se, assim, como uma alternativa para lidar com as contradições oriundas de práticas formativas hierarquizadas e de papéis cristalizados para professores universitários, professores da escola e professores em formação inicial Fundamentado no referencial da teoria da atividade sócio-histórico-cultural (Leontiev, 1978; Engeström, 1987; 1999; 21; Vygotsky, 23), com ênfase na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 22; 23; 21) e centrado nos princípios da colaboração (Phelan et al, 1996; Roth et al, 1999; John-Steiner, 2; Roth e Tobin, 22; Dooner et al, 28; Mateus, 29; 211; Magalhães e Liberali, 29; Clarke et al, 29; Magalhães e Fidalgo, 21; Pawan e Ortloff, 21), este estudo tem por objetivo investigar um sistema híbrido de aprendizagem colaborativa de professores de inglês inseridos no contexto do PIBID-Inglês/UEL (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Mais especificamente, busca responder às seguintes perguntas de pesquisa: a) Quais foram os motivos dos professores em participar das atividades desenvolvidas no contexto do PIBID-Inglês/UEL?; b) Como se deu e qual foi o objeto potencialmente compartilhado entre os professores? e; c) Que (im)possibilidades foram criadas no confronto entre a atividade idealizada e a presença dos elementos culturalmente já existentes? Para responder tais questões, foram registrados em áudio, no decorrer do ano de 21, 17 Grupos de Estudo (GEs), nos quais foram discutidas diversas questões relacionadas à importância do PIBID na formação inicial e contínua de professores e àquelas que surgiam da práxis de sala de aula Os resultados apontam que os GEs possibilitaram a aproximação de dois sistemas de atividade, o sistema de atividade escolar, representado pela professora colaboradora e pelos alunos e o sistema de atividade acadêmico, representado pela professora de professores, os 9 professores novatos e a professora pesquisadora Essa aproximação favoreceu a criação de um novo sistema híbrido de atividade, o qual denominei de sistema de atividade colaborativa de professores inseridos no contexto do PIBID-Inglês/UEL, que, embora interconectado a outros sistemas e por eles influenciado, possui características e práticas próprias Por meio dos excertos analisados, observou-se que o sistema de atividade de formação de professores que estava sendo construído, na prática e pela prática, aproximou-se dos moldes em que vê na colaboração uma possibilidade de criação de espaços mais democráticos, em que todos os professores se colocam como transformadores e produtores de conhecimento
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.04.2012
2012.00
2024-05-01T14:11:31Z
2024-05-01T14:11:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13290
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823256448860160