Bem-estar do trabalhador docente em educação física da região de Jataí - Goiás
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15751 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste estudo foi de analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente em Educação Física da Região de Jataí (Goiás) a partir dos Ciclos de Desenvolvimento Profissional A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo descritiva exploratória A amostra foi composta por 25 Professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino que atuavam na área de abrangência da Subsecretaria Regional de Educação de Jataí – Goiás O instrumento empregado foi a entrevista semiestruturada Os dados coletados foram categorizados pela análise de conteúdo e posteriormente complementados pelo software Nvivo 1 (QSR Nvivo), e constituiu-se das seguintes categorias/dimensões: Satisfação no Trabalho: venda da força de trabalho, condições de trabalho, autonomia no trabalho, progressão na carreira, relevância social do trabalho, equilíbrio entre trabalho e lazer, leis e normas do trabalho e integração social no trabalho; Estilo de Vida: alimentação, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos sociais e controle de estresse; Saúde: percepção geral da saúde - patologias físicas e psíquicas e a percepção geral de bem-estar Apesar dos resultados indicarem que a maioria dos professores está satisfeita com o trabalho docente, baixa percepção de satisfação foi encontrada nas dimensões remuneração, condições de trabalho, progressão na carreira, leis e normas e equilíbrio entre trabalho e lazer Além disso, os professores dos ciclos finais de carreira estão mais satisfeitos com as dimensões do trabalho do que os professores que se encontram no ciclo de entrada e de afirmação/diversificação Resultado semelhante foi observado em relação aos ciclos de desenvolvimento profissional quanto ao Estilo de Vida, que, embora apresentassem comportamentos positivos, houve baixa percepção dessa condição, que requer atenção a estes profissionais Observou-se ainda que apenas a atividade física apresentou resultado negativo Em relação à dimensão Saúde, a percepção foi negativa em todos os ciclos, mostrando-se pior no início e no fim de carreira Ao considerar os aspectos profissionais e pessoais do trabalhador docente em educação física, sugere-se que os sujeitos avaliados neste estudo não apresentaram percepção satisfatória de bem-estar No entanto, recomenda-se que novas pesquisas sejam realizadas para melhor compreensão dos fatores que interferem no bem-estar dos professores e que sejam adotadas políticas públicas que contemplem às suas expectativas, bem como a adoção de melhores comportamentos por parte desses profissionais |
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Bem-estar do trabalhador docente em educação física da região de Jataí - GoiásProfessores de educação físicaSatisfação no trabalhoEstilo de vidaSaúde e trabalhoJob satisfactionPhysical education teachersResumo: O objetivo deste estudo foi de analisar o Bem-Estar do Trabalhador Docente em Educação Física da Região de Jataí (Goiás) a partir dos Ciclos de Desenvolvimento Profissional A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo descritiva exploratória A amostra foi composta por 25 Professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino que atuavam na área de abrangência da Subsecretaria Regional de Educação de Jataí – Goiás O instrumento empregado foi a entrevista semiestruturada Os dados coletados foram categorizados pela análise de conteúdo e posteriormente complementados pelo software Nvivo 1 (QSR Nvivo), e constituiu-se das seguintes categorias/dimensões: Satisfação no Trabalho: venda da força de trabalho, condições de trabalho, autonomia no trabalho, progressão na carreira, relevância social do trabalho, equilíbrio entre trabalho e lazer, leis e normas do trabalho e integração social no trabalho; Estilo de Vida: alimentação, atividade física, comportamento preventivo, relacionamentos sociais e controle de estresse; Saúde: percepção geral da saúde - patologias físicas e psíquicas e a percepção geral de bem-estar Apesar dos resultados indicarem que a maioria dos professores está satisfeita com o trabalho docente, baixa percepção de satisfação foi encontrada nas dimensões remuneração, condições de trabalho, progressão na carreira, leis e normas e equilíbrio entre trabalho e lazer Além disso, os professores dos ciclos finais de carreira estão mais satisfeitos com as dimensões do trabalho do que os professores que se encontram no ciclo de entrada e de afirmação/diversificação Resultado semelhante foi observado em relação aos ciclos de desenvolvimento profissional quanto ao Estilo de Vida, que, embora apresentassem comportamentos positivos, houve baixa percepção dessa condição, que requer atenção a estes profissionais Observou-se ainda que apenas a atividade física apresentou resultado negativo Em relação à dimensão Saúde, a percepção foi negativa em todos os ciclos, mostrando-se pior no início e no fim de carreira Ao considerar os aspectos profissionais e pessoais do trabalhador docente em educação física, sugere-se que os sujeitos avaliados neste estudo não apresentaram percepção satisfatória de bem-estar No entanto, recomenda-se que novas pesquisas sejam realizadas para melhor compreensão dos fatores que interferem no bem-estar dos professores e que sejam adotadas políticas públicas que contemplem às suas expectativas, bem como a adoção de melhores comportamentos por parte desses profissionaisDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The aim of this study was to analyze the Welfare Worker Teaching in Physical Education of the Regional Jataí (Goiás) from Professional Development Cycles The research was qualitative approach exploratory descriptive The sample comprised 25 teachers of Physics of the Public Education Network Education who worked in the area covered by the Regional Secretariat for Education Jataí - Goiás The instrument used was a semi-structured interview Data were categorized by content analysis and later complemented by Nvivo 1 software (QSR NVivo), and consisted of the following categories / dimensions: Job Satisfaction: Sale workforce, working conditions, work autonomy, progression career, social relevance of the work, balance between work and leisure, laws and labor standards and social integration at work; Lifestyle: diet, physical activity, preventive behavior, social relationships and stress management; Health: general perception of health - physical and psychological conditions and the general perception of well-being Although the results indicate that most teachers are satisfied with the teaching work, low perception of satisfaction was found in the remuneration dimensions, working conditions, career development, laws and regulations and balance between work and leisure Furthermore, teachers' career end cycles are more satisfied with the dimensions of the work of teachers who are in the entry cycle and affirmation / diversification Similar results were observed in relation to professional development cycles as the Lifestyle that, although showing positive behaviors, there was low awareness of this condition, which requires attention to these professionals It was also observed that only physical activity was negative Regarding the health dimension, the perception was negative in all cycles, being worse at the beginning and end of their careers When considering the professional and personal aspects of the teaching work in physical education, it is suggested that the subjects in this study did not have satisfactory perception of well-being However, public policy, it is recommended that further research to be conducted to better understand the factors that affect teachers' well-being and to be adopted that address their expectations and the adoption of better behavior by these professionalsBoth, Jorge [Orientador]Barbosa-Rinaldi, Ieda ParraFarias, Gelcemar OliveiraMartins, Rhaylla Gimenes de Lima2024-05-01T14:57:28Z2024-05-01T14:57:28Z2016.0022.07.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15751porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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