Validação de tecnologia educacional em saúde para pessoas vivendo com HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Carolina Souza de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17383
Resumo: Introdução: Tecnologias educacionais sobre o HIV (Human Immunodeficiency Virus), que ilustrem e demonstrem o conteúdo abordado ao público-alvo, propiciem a compreensão sobre o vírus, o que contribui na reconstrução de conhecimento, estimula à adesão a terapia antirretroviral, transforma hábitos e comportamentos que assegurem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que vivem com HIV (PVHIV). A carência de materiais educativos voltados às PVHIV motivou o desenvolvimento da tecnologia educacional denominada “Material Educativo sobre HIV” (INPI - BR 10 2020 003765 0), que tem como objetivo mediar o processo de educação em saúde de PVHIV para promover a qualidade de vida, valendo-se da técnica de demonstração e interação entre profissional e usuário dos serviços de saúde. Objetivos: Validar a referida tecnologia educacional por profissionais especialistas e pelo público-alvo. Métodos: Estudo metodológico desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. O recrutamento dos profissionais ocorreu por meio de amostragem não-probabilística do tipo bola de neve, sendo selecionados pelos critérios de Fehring adaptados para a área da infectologia com ênfase em HIV/Aids (Acquired Immunodeficiency Syndrome). A amostra do público-alvo foi composta por adultos que vivem com HIV, com diagnóstico de conhecimento público (influenciadores digitais, militantes da causa e membros das organizações civis), bem como por usuários de um Serviço de Assistência Especializada em HIV da macrorregional norte do estado do Paraná. Os comentários e sugestões dos profissionais especialistas e do público-alvo foram considerados para validar a tecnologia. Para caracterizar a amostra foram realizadas análises descritivas. Os dados do instrumento foram analisados por meio do Alfa de Cronbach e pelo Ômega de McDonald. As respostas dos juízes e do público-alvo foram analisadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse. Adotou-se o nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Resultados: Os instrumentos de validação da tecnologia educacional dos profissionais especialistas (Alfa de Cronbach 0,89; Ômega de McDonald 0,91) e do público-alvo (Alfa de Cronbach 0,94; Ômega de McDonald 0,95) apresentaram alta consistência interna entre seus itens, sendo considerados confiáveis para aplicação. O valor médio do Coeficiente de Correlação Intraclasse das respostas dos juízes foi de 0,89 (p<0,001) entre os profissionais especialistas e 0,94 (p<0,001) entre o público-alvo, o que sugeriu uma confiabilidade aceitável entre as respostas dos especialistas e excelente confiabilidade entre as respostas do público-alvo. Os comentários dos juízes sobre a tecnologia educacional validada apontaram que ela favorece a aprendizagem e materializa ao paciente o que está sendo abordado durante o processo educativo. Este processo apoiado pelo uso das peças do material possibilita ao profissional de saúde abordar de forma simples e interativa todos os conceitos relacionados a infecção e tratamento, permitindo promover educação em saúde de forma didática, dialógica e humanizada. O público-alvo pontuou em seus comentários que o material é esclarecedor, didático e educativo. Conclusão: O “Material Educativo sobre HIV” foi considerado qualificado e adequado pelos profissionais especialistas e pelo público-alvo, sendo validado em três dimensões que englobam os objetivos, a apresentação e a relevância da tecnologia.
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A carência de materiais educativos voltados às PVHIV motivou o desenvolvimento da tecnologia educacional denominada “Material Educativo sobre HIV” (INPI - BR 10 2020 003765 0), que tem como objetivo mediar o processo de educação em saúde de PVHIV para promover a qualidade de vida, valendo-se da técnica de demonstração e interação entre profissional e usuário dos serviços de saúde. Objetivos: Validar a referida tecnologia educacional por profissionais especialistas e pelo público-alvo. Métodos: Estudo metodológico desenvolvido no período de março de 2020 a julho de 2021. O recrutamento dos profissionais ocorreu por meio de amostragem não-probabilística do tipo bola de neve, sendo selecionados pelos critérios de Fehring adaptados para a área da infectologia com ênfase em HIV/Aids (Acquired Immunodeficiency Syndrome). A amostra do público-alvo foi composta por adultos que vivem com HIV, com diagnóstico de conhecimento público (influenciadores digitais, militantes da causa e membros das organizações civis), bem como por usuários de um Serviço de Assistência Especializada em HIV da macrorregional norte do estado do Paraná. Os comentários e sugestões dos profissionais especialistas e do público-alvo foram considerados para validar a tecnologia. Para caracterizar a amostra foram realizadas análises descritivas. Os dados do instrumento foram analisados por meio do Alfa de Cronbach e pelo Ômega de McDonald. As respostas dos juízes e do público-alvo foram analisadas pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse. Adotou-se o nível de significância de 5% (p-valor <0,05). Resultados: Os instrumentos de validação da tecnologia educacional dos profissionais especialistas (Alfa de Cronbach 0,89; Ômega de McDonald 0,91) e do público-alvo (Alfa de Cronbach 0,94; Ômega de McDonald 0,95) apresentaram alta consistência interna entre seus itens, sendo considerados confiáveis para aplicação. O valor médio do Coeficiente de Correlação Intraclasse das respostas dos juízes foi de 0,89 (p<0,001) entre os profissionais especialistas e 0,94 (p<0,001) entre o público-alvo, o que sugeriu uma confiabilidade aceitável entre as respostas dos especialistas e excelente confiabilidade entre as respostas do público-alvo. Os comentários dos juízes sobre a tecnologia educacional validada apontaram que ela favorece a aprendizagem e materializa ao paciente o que está sendo abordado durante o processo educativo. Este processo apoiado pelo uso das peças do material possibilita ao profissional de saúde abordar de forma simples e interativa todos os conceitos relacionados a infecção e tratamento, permitindo promover educação em saúde de forma didática, dialógica e humanizada. O público-alvo pontuou em seus comentários que o material é esclarecedor, didático e educativo. Conclusão: O “Material Educativo sobre HIV” foi considerado qualificado e adequado pelos profissionais especialistas e pelo público-alvo, sendo validado em três dimensões que englobam os objetivos, a apresentação e a relevância da tecnologia.Introduction: Educational technologies about HIV (Human Immunodeficiency Virus), which illustrate and demonstrate the content addressed to the target audience, provide an understanding of the virus, which contributes to the reconstruction of knowledge, encourages adherence to antiretroviral therapy, transforms habits and behaviors that ensure the quality of life and well-being of people living with HIV (PLHIV). The lack of educational materials aimed at PLHIV motivated the development of the educational technology called “Educational Material on HIV” (INPI - BR 10 2020 003765 0), which aims to mediate the health education process of PLHIV to promote quality of life, using the technique of demonstration and interaction between professionals and users of health services. Objectives: Validate said educational technology by specialist professionals and the target audience. Methods: Methodological study developed from March 2020 to July 2021. Recruitment of professionals took place through non-probabilistic snowball sampling, being selected by Fehring criteria adapted for the area of infectology with an emphasis on HIV /Aids (Acquired Immunodeficiency Syndrome). The target audience sample consisted of adults living with HIV, diagnosed with public knowledge (digital influencers, activists of the cause and members of civil organizations), as well as users of a Specialized HIV Assistance Service in the macro-regional north of the state of Parana. Comments and suggestions from expert practitioners and target audiences were considered to validate the technology. To characterize the sample, descriptive analyzes were performed. The instrument data were analyzed using Cronbach's Alpha and McDonald's Omega. The responses of the judges and the target audience were analyzed using the Intraclass Correlation Coefficient. A significance level of 5% was adopted (p-value <0.05). Results: The educational technology validation instruments of specialist professionals (Cronbach's Alpha 0.89; McDonald's Omega 0.91) and the target audience (Cronbach's Alpha 0.94; McDonald's Omega 0.95) showed high consistency internal among its items, being considered reliable for application. The average value of the Intraclass Correlation Coefficient of the judges' answers was 0.89 (p<0.001) among specialist professionals and 0.94 (p<0.001) among the target audience, which suggested an acceptable reliability between the answers. of experts and excellent reliability among the responses of the target audience. The judges' comments on the validated educational technology pointed out that it favors learning and materializes to the patient what is being addressed during the educational process. This process supported using pieces of material allows the health professional to approach in a simple and interactive way all the concepts related to infection and treatment, allowing to promote health education in a didactic, dialogic, and humanized way. The target audience pointed out in their comments that the material is enlightening, didactic and educational. Conclusion: The “Educational Material on HIV” was considered qualified and adequate by the specialist professionals and the target audience, being validated in three dimensions that encompass the objectives, presentation, and relevance of the technology.Lopes, Gilselena KerbauyPieri, Flávia MeneguettiSoares, Marcos HirataLima, Ana Carolina Souza de2024-09-02T17:44:17Z2024-09-02T17:44:17Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17383porCCS - Departamento de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina91 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:04:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:04:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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