Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13337 |
Resumo: | Resumo: Nos últimos anos, com o aumento nas pesquisas em avaliação para a aprendizagem de línguas por crianças (NIKOLOV, 216; PÁDUA, 216; BUENO; TONELLI, 219; BUENO, 22), constatou-se a urgência em aprofundamento de estudos relacionados ao letramento nesta área (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 219; MORAES; BATISTA, 22) Do mesmo modo, entendendo a avaliação formativa como maneira eficaz de desenvolver a aprendizagem nos alunos, buscamos estudar sobre as contribuições da autoavaliação, uma vez que ela se mostra parte essencial do processo de ensino-aprendizagem (CORREIA; SOUZA; FRANCO, 214; BORUCHOVITCH; GOMES, 219; TONELLI; BUENO, 22) Assim, utilizando de abordagens quantitativa e qualitativa, esta pesquisa teve por meta apresentar o produto educacional intitulado “Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: um guia teórico-prático para professores” e o passo a passo de sua elaboração Este guia tem como objetivo auxiliar professores que desenvolvem o letramento em autoavaliação para a aprendizagem de inglês por crianças, trazendo conceitos e princípios básicos, passo a passo da criação de rubricas e exemplos de atividades que estimulam a reflexão e o monitoramento da aprendizagem Utilizando uma perspectiva bottom-up, a metodologia lançou mão da aplicação de questionários e implementação de um curso de extensão, de onde foram retirados os dados para a construção do guia Estes dados foram de extrema relevância para criar um produto condizente com as dificuldades vivenciadas pelos professores participantes que demonstraram em suas falas a falta de tempo, experiências limitadas de letramento em ensino de línguas para crianças, falta de acesso a certos materiais, entre outros Por fim, acreditamos que o produto educacional, no formato de ebook interativo, seja um material complementar aos cursos de formação inicial e continuada de professores, assim como estudo autodidata |
id |
UEL_1565e145493c52203857ea8a3db46089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13337 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por criançasAprendizagemAutoavaliaçãoEducação de criançasAvaliação formativaLetramentoLiteracyEarly childhood education - Formative evaluationEnglish language - Study and teachingLearning - Self-evaluationResumo: Nos últimos anos, com o aumento nas pesquisas em avaliação para a aprendizagem de línguas por crianças (NIKOLOV, 216; PÁDUA, 216; BUENO; TONELLI, 219; BUENO, 22), constatou-se a urgência em aprofundamento de estudos relacionados ao letramento nesta área (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 219; MORAES; BATISTA, 22) Do mesmo modo, entendendo a avaliação formativa como maneira eficaz de desenvolver a aprendizagem nos alunos, buscamos estudar sobre as contribuições da autoavaliação, uma vez que ela se mostra parte essencial do processo de ensino-aprendizagem (CORREIA; SOUZA; FRANCO, 214; BORUCHOVITCH; GOMES, 219; TONELLI; BUENO, 22) Assim, utilizando de abordagens quantitativa e qualitativa, esta pesquisa teve por meta apresentar o produto educacional intitulado “Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: um guia teórico-prático para professores” e o passo a passo de sua elaboração Este guia tem como objetivo auxiliar professores que desenvolvem o letramento em autoavaliação para a aprendizagem de inglês por crianças, trazendo conceitos e princípios básicos, passo a passo da criação de rubricas e exemplos de atividades que estimulam a reflexão e o monitoramento da aprendizagem Utilizando uma perspectiva bottom-up, a metodologia lançou mão da aplicação de questionários e implementação de um curso de extensão, de onde foram retirados os dados para a construção do guia Estes dados foram de extrema relevância para criar um produto condizente com as dificuldades vivenciadas pelos professores participantes que demonstraram em suas falas a falta de tempo, experiências limitadas de letramento em ensino de línguas para crianças, falta de acesso a certos materiais, entre outros Por fim, acreditamos que o produto educacional, no formato de ebook interativo, seja um material complementar aos cursos de formação inicial e continuada de professores, assim como estudo autodidataDissertação (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras ModernasAbstract: In recent years, with the increase in research on the assessment of and for language learning by children (NIKOLOV, 216; PÁDUA, 216; BUENO; TONELLI, 219; BUENO, 22), there has been an urgent need to deepen studies related to teacher literacy in this area (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 219; MORAES; BATISTA, 22) Likewise, understanding formative assessment as an effective way to develop student learning, we seek to study the contributions of self-assessment, since it is an essential part of the teaching-learning process (CORREIA; SOUZA; FRANCO, 214; BORUCHOVITCH; GOMES, 219; TONELLI; BUENO, 22) Thus, using quantitative and qualitative approaches, this research's objective was to present the educational product entitled “Self-assessment for kids learning English: a theoretical-practical guide for teachers” This guide aims to help teachers who want to develop children's English learning self-assessment literacy, bringing basic concepts and principles, step-by-step rubric creation and examples of activities that stimulate learning reflection and monitoring Using a bottom-up perspective, the methodology used the application of questionnaires and the implementation of an extension course, from which the data for the construction of the guide were taken These data were extremely relevant to create a product consistent with the difficulties experienced by the participants who demonstrated in their speeches the lack of time, limited literacy experiences in language teaching for children, lack of access to certain materials, among others Finally, we believe that the educational product, in the form of an interactive ebook, is a complementary material to initial and continuing teacher training courses as well as self-taught studyTonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira deOrtenzi, Denise GrassanoBalbino, Thais Rossafa Tavares2024-05-01T14:12:44Z2024-05-01T14:12:44Z2022.0022.09.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13337porMestrado ProfissionalLetras Estrangeiras ModernasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em Letras Estrangeiras ModernasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
title |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
spellingShingle |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças Balbino, Thais Rossafa Tavares Aprendizagem Autoavaliação Educação de crianças Avaliação formativa Letramento Literacy Early childhood education - Formative evaluation English language - Study and teaching Learning - Self-evaluation |
title_short |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
title_full |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
title_fullStr |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
title_full_unstemmed |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
title_sort |
Going the extra mile : um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças |
author |
Balbino, Thais Rossafa Tavares |
author_facet |
Balbino, Thais Rossafa Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador] Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de Ortenzi, Denise Grassano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balbino, Thais Rossafa Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Autoavaliação Educação de crianças Avaliação formativa Letramento Literacy Early childhood education - Formative evaluation English language - Study and teaching Learning - Self-evaluation |
topic |
Aprendizagem Autoavaliação Educação de crianças Avaliação formativa Letramento Literacy Early childhood education - Formative evaluation English language - Study and teaching Learning - Self-evaluation |
description |
Resumo: Nos últimos anos, com o aumento nas pesquisas em avaliação para a aprendizagem de línguas por crianças (NIKOLOV, 216; PÁDUA, 216; BUENO; TONELLI, 219; BUENO, 22), constatou-se a urgência em aprofundamento de estudos relacionados ao letramento nesta área (TONELLI; QUEVEDO-CAMARGO, 219; MORAES; BATISTA, 22) Do mesmo modo, entendendo a avaliação formativa como maneira eficaz de desenvolver a aprendizagem nos alunos, buscamos estudar sobre as contribuições da autoavaliação, uma vez que ela se mostra parte essencial do processo de ensino-aprendizagem (CORREIA; SOUZA; FRANCO, 214; BORUCHOVITCH; GOMES, 219; TONELLI; BUENO, 22) Assim, utilizando de abordagens quantitativa e qualitativa, esta pesquisa teve por meta apresentar o produto educacional intitulado “Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: um guia teórico-prático para professores” e o passo a passo de sua elaboração Este guia tem como objetivo auxiliar professores que desenvolvem o letramento em autoavaliação para a aprendizagem de inglês por crianças, trazendo conceitos e princípios básicos, passo a passo da criação de rubricas e exemplos de atividades que estimulam a reflexão e o monitoramento da aprendizagem Utilizando uma perspectiva bottom-up, a metodologia lançou mão da aplicação de questionários e implementação de um curso de extensão, de onde foram retirados os dados para a construção do guia Estes dados foram de extrema relevância para criar um produto condizente com as dificuldades vivenciadas pelos professores participantes que demonstraram em suas falas a falta de tempo, experiências limitadas de letramento em ensino de línguas para crianças, falta de acesso a certos materiais, entre outros Por fim, acreditamos que o produto educacional, no formato de ebook interativo, seja um material complementar aos cursos de formação inicial e continuada de professores, assim como estudo autodidata |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022.00 2024-05-01T14:12:44Z 2024-05-01T14:12:44Z 22.09.2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13337 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Letras Estrangeiras Modernas Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras Modernas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823295179063296 |