O planejamento de sequências didáticas no PIBID : espaços para o desenvolvimento do aluno-professor de língua inglesa

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Autor(a) principal: Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13341
Resumo: Resumo: O planejamento é uma tarefa docente mediadora das ações realizadas em sala de aula, tendo papel importante sobre os resultados de ensino Contudo, planejar tem sido uma prática pouco valorizada pelos sistemas educacionais brasileiros, haja vista as condições objetivas viabilizadas ao seu desenvolvimento nas escolas Com foco específico no planejamento didático do professor de Língua Inglesa (LI), esta tese visou investigar a construção de espaços de desenvolvimento profissional do aluno-professor de LI participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do planejamento, produção e implementação de sequências didáticas (SD) e da reflexividade sobre esses processos O arcabouço teórico-metodológico utilizado contempla principalmente estudos ancorados no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 213a, 29[1999], 28, 26; MACHADO; BRONCKART, 29; BRONCKART; MACHADO, 24) voltados ao ensino de línguas com base em gêneros de texto (SCHNEUWLY; DOLZ et al, 24) e à formação de professores (SAITO; SILVA; NASCIMENTO, 215; STUTZ, 212; LANFERDINI, 212; CRISTOVÃO; MACHADO, 211; CRISTOVÃO, 21, 25a, 25b, 22; DENARDI, 29; ROJO, 21), assim como em aportes da ergonomia da atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e da psicologia do trabalho (CLOT, 27[26], 217; FAITA, 24) Foram fundamentais neste trabalho, os conceitos de desenvolvimento humano formulado por Vigotski (1998[1934], 27 [1984]), de planejamento docente e tomada de decisões desenvolvidos por Woods (1996) e estudos sobre planificação realizados Franck (217) A pesquisa é de cunho qualitativo interpretativista, inserida na área de Linguística Aplicada, no campo de formação inicial docente Os participantes da pesquisa foram 12 alunos-professores, 1 professora formadora e 2 professoras da Educação Básica integrantes do subprojeto Letras Inglês do PIBID, desenvolvido por uma universidade pública da região centro-sul do Paraná (PR), em parceria com duas escolas públicas de Educação Básica Devido aos recortes realizados, 4 alunos-professores foram escolhidos como participantes-protagonistas do estudo Os dados de pesquisa se constituem de: a) transcrições de reuniões de planejamento e produção de SD; b) transcrições de sessões de socialização de diários; c) transcrições de entrevistas autoconfrontação (CLOT, 27[26]); d) 2 SD Os resultados alcançados possibilitaram a identificação de decisões tomadas pelos participantes da pesquisa quanto: a) ao objeto de ensino e à temática contemplada pela SD; b) aos conteúdos ensinados; c) aos modos de ensinar; d) à organização do material didático e das ações de ensino; e) aos recursos utilizados; f) ao gerenciamento da classe Os fatores que possivelmente constituíram tais decisões incluem: a) prescrições dos diferentes níveis da atividade educacional; b) prescrições teórico-metodológicas; c) características do objeto de ensino; d) objetivos e intenções de ensino; e) fatores contextuais imediatos e mais amplos; f) experiências práticas de colegas de profissão; g) observação das aulas do par mais experiente; h) uso de práticas de ensino comuns ao métier de professor; i) discussões e sugestões realizadas no coletivo de trabalho; j) decisões tomadas anteriormente As análises dos dados indicaram a emergência de sete dimensões do planejamento de SD: social/interacional, prefigurativa, transpessoal, conflituosa, cognitiva, de reflexividade e afetiva Indícios desenvolvimentais dos participantes protagonistas da pesquisa foram evidenciados por meio de categorias interpretativas de tensões/conflitos (VANHULLE, 29, 25) e de macrodimensões de reflexividade (DENARDI, 29) no que diz respeito: a) à mobilização de operações cognitivas; b) à construção individual e coletiva de atividades, estratégias de ensino e de soluções para problemas enfrentados; c) à busca pela superação de tensões/conflitos geradas/os; d) à ressignificação (transformação) de atividades e estratégias de ensino; e) a indícios de tomada de consciência; f) à avaliação do trabalho realizado; g) à adoção de uma postura analítica (pesquisador(a)); h) à percepção e à avaliação positiva do/sobre o próprio desenvolvimento; i) à hipotetização de estratégias de ensino e de soluções para problemas enfrentados; j) à transformação de representações; k) à percepção de problemas de língua com a ajuda de um par mais experiente; l) à avaliação e à valorização dos instrumentos formativos e da formação vivenciada; m) ao engajamento no processo de formação O percurso de pesquisa trilhado mostrou que as tomadas de decisões e as dimensões do planejamento mobilizadas atuaram como potenciais promotoras de desenvolvimento dos alunos-professores de LI
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MACHADO; BRONCKART, 29; BRONCKART; MACHADO, 24) voltados ao ensino de línguas com base em gêneros de texto (SCHNEUWLY; DOLZ et al, 24) e à formação de professores (SAITO; SILVA; NASCIMENTO, 215; STUTZ, 212; LANFERDINI, 212; CRISTOVÃO; MACHADO, 211; CRISTOVÃO, 21, 25a, 25b, 22; DENARDI, 29; ROJO, 21), assim como em aportes da ergonomia da atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e da psicologia do trabalho (CLOT, 27[26], 217; FAITA, 24) Foram fundamentais neste trabalho, os conceitos de desenvolvimento humano formulado por Vigotski (1998[1934], 27 [1984]), de planejamento docente e tomada de decisões desenvolvidos por Woods (1996) e estudos sobre planificação realizados Franck (217) A pesquisa é de cunho qualitativo interpretativista, inserida na área de Linguística Aplicada, no campo de formação inicial docente Os participantes da pesquisa foram 12 alunos-professores, 1 professora formadora e 2 professoras da Educação Básica integrantes do subprojeto Letras Inglês do PIBID, desenvolvido por uma universidade pública da região centro-sul do Paraná (PR), em parceria com duas escolas públicas de Educação Básica Devido aos recortes realizados, 4 alunos-professores foram escolhidos como participantes-protagonistas do estudo Os dados de pesquisa se constituem de: a) transcrições de reuniões de planejamento e produção de SD; b) transcrições de sessões de socialização de diários; c) transcrições de entrevistas autoconfrontação (CLOT, 27[26]); d) 2 SD Os resultados alcançados possibilitaram a identificação de decisões tomadas pelos participantes da pesquisa quanto: a) ao objeto de ensino e à temática contemplada pela SD; b) aos conteúdos ensinados; c) aos modos de ensinar; d) à organização do material didático e das ações de ensino; e) aos recursos utilizados; f) ao gerenciamento da classe Os fatores que possivelmente constituíram tais decisões incluem: a) prescrições dos diferentes níveis da atividade educacional; b) prescrições teórico-metodológicas; c) características do objeto de ensino; d) objetivos e intenções de ensino; e) fatores contextuais imediatos e mais amplos; f) experiências práticas de colegas de profissão; g) observação das aulas do par mais experiente; h) uso de práticas de ensino comuns ao métier de professor; i) discussões e sugestões realizadas no coletivo de trabalho; j) decisões tomadas anteriormente As análises dos dados indicaram a emergência de sete dimensões do planejamento de SD: social/interacional, prefigurativa, transpessoal, conflituosa, cognitiva, de reflexividade e afetiva Indícios desenvolvimentais dos participantes protagonistas da pesquisa foram evidenciados por meio de categorias interpretativas de tensões/conflitos (VANHULLE, 29, 25) e de macrodimensões de reflexividade (DENARDI, 29) no que diz respeito: a) à mobilização de operações cognitivas; 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MACHADO; BRONCKART, 29; BRONCKART; MACHADO, 24) geared towards teaching languages based on text genres (SCHNEUWLY; DOLZ et al, 24) and teachers’education (SAITO; SILVA; NASCIMENTO, 215; STUTZ, 212; LANFERDINI, 212; CRISTOVÃO; MACHADO, 211; CRISTOVÃO, 21, 25a, 25b, 22; DENARDI, 29; ROJO, 21) The concept of human development formulated by Vygotsky (1998[1934], 27 [1984]), the concepts of teachers’ planning and decision-making proposed by Woods (1996) and studies on teachers’ planning developed by Franck (217) were fundamental in this work The research is qualitative interpretativist, inserted in the area of Applied Linguistics, in the field of inicial teachers’education The participants were 12 student-teachers, 1 teacher-educator and 2 school-teachers, members of the PIBID’s subproject Letras Inglês developed by a public university from central-southern region of Paraná (PR), in partnership with 2 public schools of Basic Education Given the need to delimitate the data generated, 4 student-teachers appeared as protagonist participants The research data included: a) transcripts of DS planning and production meetings; b) transcripts of diaries socialization sessions (diaries’s excerpts sharing sessions); c) transcripts of self-confrontation interviews (CLOT, 27[26]); d) 2 DS The analysis led me to identify decisions made by the research’s participants regarding to: a) teaching object and themes covered by the DS; b) teaching contents; c) ways of teaching; d) DS and teaching actions organization; e) resources used; f) classroom management The factors that may have constituted such decisions included: a) prescriptions of different levels of educational activity; b) theoretical and methodological prescriptions; c) characteristics of the teaching object; d) teaching objectives and intentions; e) immediate and broader social contextual factors; f) practical experiences of workmates; g) observation of the classes of a more experienced workmate; h) common teaching practices of the teacher's profession; i) discussions and suggestions made by workmates in the collaborative work; j) decisions taken previously The data analysis reveled the emergence of seven DS planning dimensions: social/interactional, prefigurative, transpersonal, conflictual, cognitive, reflexivity and affective Evidence of the protagonist participants’ development were indicated by means of interpretative categories of tension/conflict (VANHULLE, 29, 25) and macro-dimensions of reflexivity (DENARDI, 29) in relation to: a) mobilization of cognitive operations; b) individual and colaborative construction of activities, teaching strategies and problems solving; c) searching for overcoming tensions/conflicts; d) re-signification (transformation) of teaching activities and strategies; e) evidence of meta-awareness; f) assessment of the work carried out; g) adoption of a researcher posture; h) perception and positive assessment of the self-development; i) hypothetical constrution of teaching strategies and problems solving; j) transformation of representations; k) perception of language problems with the help of a more experienced pair; l) assessment of the education instruments and the education experience; m) engagement in the education processes The research route made it possible to affirm that the decision-making processes and the DS planning dimensions emerged were potential promoters of English student-teachers’developmentCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Stutz, LidiaWoods, DevonMagalhães, Tânia GuedesNascimento, Elvira LopesGimenez, TelmaStutz, Lidia [Coorientadora]Lanferdini, Priscila Azevedo da Fonseca2024-05-01T14:14:46Z2024-05-01T14:14:46Z2019.0012.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13341porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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description Resumo: O planejamento é uma tarefa docente mediadora das ações realizadas em sala de aula, tendo papel importante sobre os resultados de ensino Contudo, planejar tem sido uma prática pouco valorizada pelos sistemas educacionais brasileiros, haja vista as condições objetivas viabilizadas ao seu desenvolvimento nas escolas Com foco específico no planejamento didático do professor de Língua Inglesa (LI), esta tese visou investigar a construção de espaços de desenvolvimento profissional do aluno-professor de LI participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do planejamento, produção e implementação de sequências didáticas (SD) e da reflexividade sobre esses processos O arcabouço teórico-metodológico utilizado contempla principalmente estudos ancorados no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 213a, 29[1999], 28, 26; MACHADO; BRONCKART, 29; BRONCKART; MACHADO, 24) voltados ao ensino de línguas com base em gêneros de texto (SCHNEUWLY; DOLZ et al, 24) e à formação de professores (SAITO; SILVA; NASCIMENTO, 215; STUTZ, 212; LANFERDINI, 212; CRISTOVÃO; MACHADO, 211; CRISTOVÃO, 21, 25a, 25b, 22; DENARDI, 29; ROJO, 21), assim como em aportes da ergonomia da atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e da psicologia do trabalho (CLOT, 27[26], 217; FAITA, 24) Foram fundamentais neste trabalho, os conceitos de desenvolvimento humano formulado por Vigotski (1998[1934], 27 [1984]), de planejamento docente e tomada de decisões desenvolvidos por Woods (1996) e estudos sobre planificação realizados Franck (217) A pesquisa é de cunho qualitativo interpretativista, inserida na área de Linguística Aplicada, no campo de formação inicial docente Os participantes da pesquisa foram 12 alunos-professores, 1 professora formadora e 2 professoras da Educação Básica integrantes do subprojeto Letras Inglês do PIBID, desenvolvido por uma universidade pública da região centro-sul do Paraná (PR), em parceria com duas escolas públicas de Educação Básica Devido aos recortes realizados, 4 alunos-professores foram escolhidos como participantes-protagonistas do estudo Os dados de pesquisa se constituem de: a) transcrições de reuniões de planejamento e produção de SD; b) transcrições de sessões de socialização de diários; c) transcrições de entrevistas autoconfrontação (CLOT, 27[26]); d) 2 SD Os resultados alcançados possibilitaram a identificação de decisões tomadas pelos participantes da pesquisa quanto: a) ao objeto de ensino e à temática contemplada pela SD; b) aos conteúdos ensinados; c) aos modos de ensinar; d) à organização do material didático e das ações de ensino; e) aos recursos utilizados; f) ao gerenciamento da classe Os fatores que possivelmente constituíram tais decisões incluem: a) prescrições dos diferentes níveis da atividade educacional; b) prescrições teórico-metodológicas; c) características do objeto de ensino; d) objetivos e intenções de ensino; e) fatores contextuais imediatos e mais amplos; f) experiências práticas de colegas de profissão; g) observação das aulas do par mais experiente; h) uso de práticas de ensino comuns ao métier de professor; i) discussões e sugestões realizadas no coletivo de trabalho; j) decisões tomadas anteriormente As análises dos dados indicaram a emergência de sete dimensões do planejamento de SD: social/interacional, prefigurativa, transpessoal, conflituosa, cognitiva, de reflexividade e afetiva Indícios desenvolvimentais dos participantes protagonistas da pesquisa foram evidenciados por meio de categorias interpretativas de tensões/conflitos (VANHULLE, 29, 25) e de macrodimensões de reflexividade (DENARDI, 29) no que diz respeito: a) à mobilização de operações cognitivas; b) à construção individual e coletiva de atividades, estratégias de ensino e de soluções para problemas enfrentados; c) à busca pela superação de tensões/conflitos geradas/os; d) à ressignificação (transformação) de atividades e estratégias de ensino; e) a indícios de tomada de consciência; f) à avaliação do trabalho realizado; g) à adoção de uma postura analítica (pesquisador(a)); h) à percepção e à avaliação positiva do/sobre o próprio desenvolvimento; i) à hipotetização de estratégias de ensino e de soluções para problemas enfrentados; j) à transformação de representações; k) à percepção de problemas de língua com a ajuda de um par mais experiente; l) à avaliação e à valorização dos instrumentos formativos e da formação vivenciada; m) ao engajamento no processo de formação O percurso de pesquisa trilhado mostrou que as tomadas de decisões e as dimensões do planejamento mobilizadas atuaram como potenciais promotoras de desenvolvimento dos alunos-professores de LI
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