Desenvolvimento de saberes e capacidades docentes na formação inicial de professores de língua inglesa : experiência de uma sequência de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francescon, Paula Kracker
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16828
Resumo: Resumo: Esta pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, no campo de formação inicial de professores de línguas, e tem como objetivo geral investigar o processo de aprendizagem e indícios de desenvolvimento docente de alunos professores (AP) em participação de sequência de formação (SF) que inclui revisão, produção, implementação de sequências didáticas (SD) e atividade reflexiva sobre o processo Para alcançar tal objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: identificar os saberes e capacidades docentes mobilizadas durante as atividades de planejamento e implementação de SD na SF; identificar as dimensões de reflexividade mobilizadas durante as sessões de autoconfrontação (AC) realizadas na SF; e investigar os conflitos evidenciados nas sessões de AC e como as atividades reflexivas relacionadas a esses conflitos contribuem para a aprendizagem e promovem indícios de desenvolvimento docente Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os conceitos de desenvolvimento, reflexividade e saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 25; 26a; 28; 213; DENARDI, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; STUTZ, 212) e da didática das línguas, relacionada à concepção de SF (SILVA, 213; GRAÇA; PEREIRA; DOLZ, 215; DOLZ; GAGNON, 218), à abordagem de ensino por meio de gêneros, através do dispositivo didático da SD e do desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (DOLZ, 216; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) Os participantes da pesquisa são seis AP do curso de Letras-Inglês e duas formadoras, incluindo a pesquisadora O conjunto de dados é composto pelas gravações de reuniões de planejamento, das aulas de uma SD implementada e das sessões de AC Para atingir o primeiro objetivo específico, identificamos os temas tratados nas reuniões de planejamento por meio do procedimento de SOT e STT (BRONCKART, 28; BULEA, 21) e as ações desenvolvidas nas aulas através da sinopse (STUTZ, 212; SILVA, 213), e, em seguida, relacionamos os temas das reuniões e as ações das aulas com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 212) Com isso, notamos que as atividades propostas na SF proporcionaram a mobilização dos saberes e capacidades docentes dos AP, condição para seu desenvolvimento profissional Referente ao segundo objetivo específico, identificamos os tópicos abordados pelos AP nas sessões de AC, relacionando-os com as dimensões de reflexividade (DENARDI, 29) A análise das sessões de AC com relação à reflexividade desenvolvida pelos AP mostrou que o predomínio das atividades reflexivas situadas em tópicos relacionados às concepções teóricas, ao contexto de ensino e às práticas docentes, enquanto a escassez de mobilização das dimensões linguística e axiológica evidenciam a necessidade de propiciar práticas reflexivas relacionadas ao uso da língua e a aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos do ensino Tangendo o terceiro objetivo específico, os dados analisados foram as sessões de AC com relação aos conflitos vivenciados pelos participantes durante a SF e verbalizados por eles durante a prática reflexiva Essa análise revelou que os conflitos vivenciados pelos AP referem-se principalmente à abordagem de ensino por meio de gêneros com o uso do procedimento da SD, a elementos específicos do contexto de implementação a aspectos de sua formação como professor reflexivo Alguns conflitos promovem indícios de desenvolvimento dos saberes e capacidades docentes dos AP, enquanto outros conflitos ainda precisam ser solucionados Com base nesses resultados, podemos concluir que uma SF é um instrumento didático-formativo que pode promover indícios de desenvolvimento docentes, desde que propicie atividades teóricas, práticas e reflexivas que articulem os saberes necessários à formação do professor de línguas
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spelling Desenvolvimento de saberes e capacidades docentes na formação inicial de professores de língua inglesa : experiência de uma sequência de formaçãoProfessores de inglêsSequência didáticaTraining ofEnglish teachersResumo: Esta pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, no campo de formação inicial de professores de línguas, e tem como objetivo geral investigar o processo de aprendizagem e indícios de desenvolvimento docente de alunos professores (AP) em participação de sequência de formação (SF) que inclui revisão, produção, implementação de sequências didáticas (SD) e atividade reflexiva sobre o processo Para alcançar tal objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: identificar os saberes e capacidades docentes mobilizadas durante as atividades de planejamento e implementação de SD na SF; identificar as dimensões de reflexividade mobilizadas durante as sessões de autoconfrontação (AC) realizadas na SF; e investigar os conflitos evidenciados nas sessões de AC e como as atividades reflexivas relacionadas a esses conflitos contribuem para a aprendizagem e promovem indícios de desenvolvimento docente Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os conceitos de desenvolvimento, reflexividade e saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 25; 26a; 28; 213; DENARDI, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; STUTZ, 212) e da didática das línguas, relacionada à concepção de SF (SILVA, 213; GRAÇA; PEREIRA; DOLZ, 215; DOLZ; GAGNON, 218), à abordagem de ensino por meio de gêneros, através do dispositivo didático da SD e do desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (DOLZ, 216; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) Os participantes da pesquisa são seis AP do curso de Letras-Inglês e duas formadoras, incluindo a pesquisadora O conjunto de dados é composto pelas gravações de reuniões de planejamento, das aulas de uma SD implementada e das sessões de AC Para atingir o primeiro objetivo específico, identificamos os temas tratados nas reuniões de planejamento por meio do procedimento de SOT e STT (BRONCKART, 28; BULEA, 21) e as ações desenvolvidas nas aulas através da sinopse (STUTZ, 212; SILVA, 213), e, em seguida, relacionamos os temas das reuniões e as ações das aulas com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 212) Com isso, notamos que as atividades propostas na SF proporcionaram a mobilização dos saberes e capacidades docentes dos AP, condição para seu desenvolvimento profissional Referente ao segundo objetivo específico, identificamos os tópicos abordados pelos AP nas sessões de AC, relacionando-os com as dimensões de reflexividade (DENARDI, 29) A análise das sessões de AC com relação à reflexividade desenvolvida pelos AP mostrou que o predomínio das atividades reflexivas situadas em tópicos relacionados às concepções teóricas, ao contexto de ensino e às práticas docentes, enquanto a escassez de mobilização das dimensões linguística e axiológica evidenciam a necessidade de propiciar práticas reflexivas relacionadas ao uso da língua e a aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos do ensino Tangendo o terceiro objetivo específico, os dados analisados foram as sessões de AC com relação aos conflitos vivenciados pelos participantes durante a SF e verbalizados por eles durante a prática reflexiva Essa análise revelou que os conflitos vivenciados pelos AP referem-se principalmente à abordagem de ensino por meio de gêneros com o uso do procedimento da SD, a elementos específicos do contexto de implementação a aspectos de sua formação como professor reflexivo Alguns conflitos promovem indícios de desenvolvimento dos saberes e capacidades docentes dos AP, enquanto outros conflitos ainda precisam ser solucionados Com base nesses resultados, podemos concluir que uma SF é um instrumento didático-formativo que pode promover indícios de desenvolvimento docentes, desde que propicie atividades teóricas, práticas e reflexivas que articulem os saberes necessários à formação do professor de línguasTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research, within the Applied Linguistics area, focused on the initial language teacher education, has as its main objective to investigate the learning process and teaching development indicators of pre-service English teachers participating in a Teacher Education Sequence, which includes review, production and implementation of Didactic Sequences, as well as a reflexive practice related to this process In order to reach this objective, we established three specific objectives: to identify the teaching knowledge and capacities mobilized during the activities of planning and implementing the Didactic Sequences during the Teacher Education Sequence; to identify the reflexivity dimensions mobilized during selfconfrontation sessions; and to investigate the conflicts experienced by the participants and how the reflexive practices related to these conflicts contribute to their learning process and promote professional development indicators This study is theoretically based on the Sociodiscursive Interactionism (SDI), with the concepts of development, reflexivity and teaching knowledge and capacities (BRONCKART, 25; 26a; 28; 213; DENARDI, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; STUTZ, 212), and on the Didactic of Languages, with the concept of Teacher Education Sequence (SILVA, 213; GRAÇA; PEREIRA; DOLZ, 215; DOLZ; GAGNON, 218), teaching through genre-based approach, using the Didactic Sequence as a pedagogical tool and the notion of Language Capacities (DOLZ, 216; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) The research participants are six pre-service English teachers and two teacher educators, including the researcher The data set is composed by the recordings of planning meetings, classes from one Didactic Sequence implemented by the participants, and selfconfrontation sessions to promote reflexivity To achieve the first specific objective, we identified the themes addressed in the planning meetings using SOT and STT procedure (BRONCKART, 28; BULEA, 21) and the actions developed during the classes through the synopsis (STUTZ, 212; SILVA, 213), after, we related the themes and actions identified to the teaching knowledge and capacities (STUTZ, 212) It showed that the activities proposed during the Teacher Education Sequence provided the participants with opportunities to put their teaching knowledge and capacities into practice To answer the second specific objective, we identified the topics addressed during the selfconfrontation sessions and associated them with the reflexivity dimensions (DENARDI, 29) This analysis revealed the prevalence of reflexive activities in topics related to the theoretical framework, the teaching context and teaching practices, while the scarcity of reflexivity in linguistic and axiological dimensions demonstrates the necessity of providing reflexive practices related to the language use and to historical, cultural, social, economical and political aspects of teaching To reach the third specific objective, the data analyzed was the selfconfrontation sessions, aiming at identifying and analyzing the conflicts experienced by the participants during the Teacher Education Sequence and expressed by them in the reflexive practice It showed that the conflicts experienced by the pre-service teachers referred mainly to the teaching through genre-based approach with the use of the Didactic Sequence as a teaching tool, to specific elements of the implementation context and aspects of their education as reflexive teachers Some conflicts analyzed promote indicators of teaching knowledge and capacities development, while others were not entirely discussed and solved Based on these results, we conclude that a Teacher Education Sequence is a didactic tool for initial language teacher education which can promote teaching development indicators, since it provides theoretical, practical and reflexive activities integrating the necessary knowledge to teaching educationCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Pereira, Luísa ÁlvaresDenardi, Didiê Ana CeniNascimento, Elvira LopesTonelli, Juliana Reichert AssunçãoTognato, Maria Izabel Rodrigues [Coorientadora]Francescon, Paula Kracker2024-05-01T15:15:20Z2024-05-01T15:15:20Z2019.0018.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16828porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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