Educação inclusiva no contexto escolar : desafios, possibilidades e proposições de práticas pedagógicas na perspectiva da escola justa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8959 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a temática da escola justa e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais Teve como objetivo compreender o processo da educação inclusiva a fim de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar sob a perspectiva da escola justa A inclusão escolar diz respeito a novas concepções de justiça escolar, bem como à necessidade de se criar dispositivos de intervenção orientados a reverter essa inclusão forçada para se chegar a uma inclusão eficaz Verificou-se uma disjunção entre aquilo que está pautado nas orientações internacionais e nacionais e o que ocorre na prática do contexto escolar A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de escola justa e os princípios de justiça; pesquisa documental sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino; e de observação participante no intuito de apreender como ocorre a inclusão na realidade escolar As observações apontam para um processo de inclusão precária que reforça as diversas injustiças sedimentadas em nossa sociedade Como: a visão normalizadora que ainda permeia a ideia de inclusão; o princípio de justiça pautada na meritocracia; a dificuldade em aplicar uma justiça diferencialista e a inclusão relacionada às ações sociais compensatórias |
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Educação inclusiva no contexto escolar : desafios, possibilidades e proposições de práticas pedagógicas na perspectiva da escola justaSociologiaEducação inclusivaEstudantes deficientesEducação especialSociologyInclusive educationStudents with disabilitiesSpecial educationResumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a temática da escola justa e a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais Teve como objetivo compreender o processo da educação inclusiva a fim de identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar sob a perspectiva da escola justa A inclusão escolar diz respeito a novas concepções de justiça escolar, bem como à necessidade de se criar dispositivos de intervenção orientados a reverter essa inclusão forçada para se chegar a uma inclusão eficaz Verificou-se uma disjunção entre aquilo que está pautado nas orientações internacionais e nacionais e o que ocorre na prática do contexto escolar A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica sobre o conceito de escola justa e os princípios de justiça; pesquisa documental sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino; e de observação participante no intuito de apreender como ocorre a inclusão na realidade escolar As observações apontam para um processo de inclusão precária que reforça as diversas injustiças sedimentadas em nossa sociedade Como: a visão normalizadora que ainda permeia a ideia de inclusão; o princípio de justiça pautada na meritocracia; a dificuldade em aplicar uma justiça diferencialista e a inclusão relacionada às ações sociais compensatóriasDissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede NacionalAbstract: This paper presents some reflections on the theme of fair school and the school inclusion of students with special educational needs The objective was to understand the process of inclusive education in order to identify the pedagogical practices developed in the school routine under the perspective of the fair school School inclusion concerns new conceptions of school justice as well as the need to create intervention devices aimed at reversing this forced inclusion in order to achieve effective inclusion It was possible to perceive a discrepancy between what is based on national and international guidelines and what occurs in the practice of the school context Data collection was carried through bibliographical research on the concept of fair school and the principles of justice; a documentary research on the inclusion of students with special educational needs in the regular school system; and through an observation in loco in order to understand how inclusion occurs in the school reality The observations point to a precarious inclusion process that reinforces the various injustices established in our society as: the normalizing vision that still permeates the idea of inclusion; the principle of justice based on meritocracy; the difficulty in applying a differential justice and the inclusion related to compensatory social actionsRezende, Maria José de [Orientador]Jesus, Adriana Regina deLanza, FábioPanta, Mariana SantosAraújo, Angélica Lyra deTeixeira, Tatiane Vanessa Machado2024-05-01T11:45:58Z2024-05-01T11:45:58Z2020.0025.06.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8959porMestrado ProfissionalSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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