Uma escola inclusiva : discurso de um coletivo singular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635333 |
Resumo: | Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan |
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Uma escola inclusiva : discurso de um coletivo singularAn inclusive school : a singular collective speechEducação inclusivaEducação especialDireito à educaçãoPessoas com deficiênciaInclusive schoolSpecial educationEducation rightsPeople with disabilitiesOrientador: Maria Teresa Eglér MantoanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP - Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente e vinculada ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença ¿ LEPED/UNICAMP. O estudo problematizou o fenômeno da segregação escolar e o papel da educação especial na superação desse modelo educacional que perdura até os dias atuais. Seu objetivo foi o de identificar o ideal de escola inclusiva, por intermédio do Discurso do Sujeito Coletivo ¿ DSC, método de pesquisa qualiquantitativa criado por LEFEVRE e LEFEVRE (2012 e 2014). A amostra foi constituída por 357 sujeitos, dentre os quais professores, gestores e pais de estudantes com e sem deficiência, residentes em municípios de pequeno, médio e grande porte situados nas cinco regiões do país. Os dados analisados foram reunidos nas seguintes categorias: acesso, acolhimento, equipe com formação na perspectiva inclusiva, recursos e apoio, participação da comunidade e diálogo com a família. Quantitativamente, notou-se a prevalência da categoria D ¿ Recursos e apoio, que registrou 27% das falas dos entrevistados, seguida pela categoria C - Equipe com formação na perspectiva inclusiva com 23% e pela categoria B - Acolhimento, com 22%. 48% dos entrevistados compartilharam as ideias centrais contidas na categoria C - Equipe com formação na perspectiva inclusiva; 46% dos depoentes ratificaram as ideias centrais identificadas na categoria D ¿ Recursos e apoio e 38% reverberaram as ideias centrais próprias da categoria B - Acolhimento. Qualitativamente, cada DSC foi analisado, recriado e interpretado à luz da epistemologia da inclusão, explicitada no Capítulo II, circunstanciado ao tempo em que os depoimentos foram colhidos. O discurso de um coletivo singular abordou o direito incondicional de acesso à escola comum. O acolhimento surgiu como expressão do direito à diferença, que fundamenta a concepção social de deficiência. A formação na perspectiva inclusiva significou mola propulsora da edificação de uma escola de todos. Os recursos e apoios foram detalhados como condição de atendimento das especificidades de cada qual. A participação da comunidade evidenciou a necessidade de seu engajamento com a escola, visando à sua mudança estrutural. O diálogo com a família deixou nítida a importância da ação conjunta entre todos os integrantes da comunidade escolar, tendo em vista o permanente processo de transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos. Como conclusão apresentou-se o decálogo de uma escola de todos e nas considerações finais, os desafios enfrentados para a consolidação da inclusão escolar e as perspectivas de superação definitiva do velho paradigma da segregaçãoAbstract: This thesis was developed under the scope of the Education Postgraduate Program on the Education Faculty of UNICAMP ¿ Formation of Teachers and Teaching Work Research Line which is linked to the Researchers Studies Laboratory on Difference and Teaching ¿ LEPED/UNICAMP. The study¿s focus was the school segregation and the role of the special education on the overcoming of this educational pattern, which sustains itself until today. Its objective was to identify the inclusive school ideal, by the Discourse of the Collective Subject ¿ DSC, qualitative and quantitative method of research created by LEFEVRE and LEFEVRE (2012 e 2014). The sample has been constituted by 357 subjects: teachers, managers and student¿s parents with or without disability, that live in small, medium and large cities all over the country. The analyzed data was reunited on the following categories: access, welcome, team with formation in the perspective of inclusion, resources and support, community participation and dialogue with the families. On the matters of numbers, it noticed that the category D is more perceptive which is about resources and support, that is 27% of the asked people speeches, followed by the category C ¿ team with formation on the inclusive perspective with 23% and by the category B ¿ welcome, with 22%. 48% of the people who were asked shared the central ideas of the category C and 46% of this people agreed with the category D, 38% agreed with the category B. About quality, each DSC was analyzed, recreated and interpreted with the inclusion epistemology demonstrated on the Chapter II, elaborate within the time that the testimonials were collected. The speech of a singular collective approached the unconditional right of access to a common school. The welcome occurred like an expression of the right to be different, which is the fundament of the social concept of disability. The formation on the inclusive perspective means a new foundation of a school for everyone. The resources and support were specified as a condition to answer the specifications of each one. The community participation evidenced need or its engagement with the school, in order to change its structure. The dialogue with the family, showed the importance of a coordinated action between all members of the school community, under the permanent process of the inclusive systems transformation. As a conclusion it has been presented a range of principles for school-for-all and, on the final considerations, the challenges faced to consolidate the scholar inclusion and the perspectives of final overcoming of the old segregation paradigmDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-Camargo, Ana Maria Faccioli deSchlunzen, Elisa Tomoe MoriyaLefevre, FernandoAguilar, Luis EnriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Martinha Clarete Dutra dos, 1965-20182018-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (559 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635333SANTOS, Martinha Clarete Dutra dos. Uma escola inclusiva: discurso de um coletivo singular. 2018. 1 recurso online (559 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635333. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079708Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-27T14:41:26Zoai::1079708Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-27T14:41:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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