A qualidade motivacional para o trabalho em professores do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16015 |
Resumo: | Resumo: No contexto escolar, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento tanto do aluno, como do professor no processo de ensino e aprendizagem Essa pesquisa tem como tema a motivação de professores para o trabalho O objetivo geral é compreender aspectos contextuais da qualidade motivacional de professores do Ensino Superior para o trabalho, em uma pesquisa exploratória e correlacional Para isto, participaram do estudo 51 professores do Ensino Superior, em amostra de conveniência, que responderam a um questionário de levantamento do perfil dos participantes com informações acerca de dados pessoais como sexo, idade, experiência no magistério, formação profissional; uma escala da avaliação da qualidade motivacional, uma escala de avaliação da necessidade de pertencimento, construída a partir de itens disponíveis na literatura da Teoria da Autodeterminação adaptados para o estudo e uma escala de avaliação da atribuição interpessoal, elaborada com base na Teoria da Atribuição Interpessoal proposta por Weiner Os dados coletados foram analisados por meio de Análise Fatorial Exploratória, Estatística Descritiva, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Os resultados indicaram que os professores do Ensino Superior, participantes do estudo, apresentam motivação autônoma para o trabalho e baixa desmotivação Em relação a atribuição interpessoal, descobriu-se que os professores atribuem o sucesso de seus alunos ao esforço e a capacidade dos mesmos, e o fracasso à falta de esforço e de capacidade Por fim, os resultados apontaram uma relação significativa entre a necessidade de pertencimento e a desmotivação, mostrando que quanto mais essa necessidade for satisfeita, menos desmotivação o professor possui Na discussão dos resultados são indicadas as contribuições para a compreensão da motivação de professores e as implicações pedagógicas do estudo Finalmente, são destacados os elementos para a compreensão dos fatores relacionados com a motivação do professor para o trabalho no Ensino Superior e atribuições interpessoais, tema pouco explorado pela pesquisa no Brasil |
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A qualidade motivacional para o trabalho em professores do ensino superiorProfessores universitáriosMotivação no trabalhoAutodeterminação (Ensino superior)College teachersResumo: No contexto escolar, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento tanto do aluno, como do professor no processo de ensino e aprendizagem Essa pesquisa tem como tema a motivação de professores para o trabalho O objetivo geral é compreender aspectos contextuais da qualidade motivacional de professores do Ensino Superior para o trabalho, em uma pesquisa exploratória e correlacional Para isto, participaram do estudo 51 professores do Ensino Superior, em amostra de conveniência, que responderam a um questionário de levantamento do perfil dos participantes com informações acerca de dados pessoais como sexo, idade, experiência no magistério, formação profissional; uma escala da avaliação da qualidade motivacional, uma escala de avaliação da necessidade de pertencimento, construída a partir de itens disponíveis na literatura da Teoria da Autodeterminação adaptados para o estudo e uma escala de avaliação da atribuição interpessoal, elaborada com base na Teoria da Atribuição Interpessoal proposta por Weiner Os dados coletados foram analisados por meio de Análise Fatorial Exploratória, Estatística Descritiva, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Os resultados indicaram que os professores do Ensino Superior, participantes do estudo, apresentam motivação autônoma para o trabalho e baixa desmotivação Em relação a atribuição interpessoal, descobriu-se que os professores atribuem o sucesso de seus alunos ao esforço e a capacidade dos mesmos, e o fracasso à falta de esforço e de capacidade Por fim, os resultados apontaram uma relação significativa entre a necessidade de pertencimento e a desmotivação, mostrando que quanto mais essa necessidade for satisfeita, menos desmotivação o professor possui Na discussão dos resultados são indicadas as contribuições para a compreensão da motivação de professores e as implicações pedagógicas do estudo Finalmente, são destacados os elementos para a compreensão dos fatores relacionados com a motivação do professor para o trabalho no Ensino Superior e atribuições interpessoais, tema pouco explorado pela pesquisa no BrasilDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: On the school context, the motivation is one of the biggest challenges to be studied because of the directly implications on the quality of the student and teacher’s involvement in the process of teaching and learning This research has as its theme the motivation of teachers for the work The main objective is understand contextual aspects of the motivational quality of higher education teachers for work, in an exploratory and correlational research For this study, 51 higher education teachers participated in a convenience sample, which answered a questionnaire to collect the profile of the participants with information about personal data such: as gender, age, teaching experience, vocational training; a scale of the evaluation of the motivational quality, a scale of evaluation of the necessity of relatedness, constructed from items available in the literature of the Self-Determination Theory, adapted for the study and a scale of evaluation of the interpersonal attribution, elaborated based on the Theory of the Interpersonal Attribution Proposed by Weiner The collected data were analyzed through Exploratory Factor Analysis, Descriptive Statistics, Pearson Correlation and Regression Analysis Results showed that the higher education teachers, participants of the study, have an presented autonomous motivation for the work and low amotivation Concerning interpersonal attribution, the data showed that teachers attribute the success of their students to of the effort and capacity of them, and the failure the lack of effort and capacity of the students Also, the results showed a significant relation between the of relatedness necessity and amotivation, showing that when this necessity is satisfied, the professor’s demotivation decrease In the discussion of the results are indicated the contributions to the understanding of the motivation of teachers and the pedagogical implications of the study Furthermore, there were highlighted elements for the comprehension of the factors related to the higher education professor’s motivation at work and their interpersonal attributions, which is a topic with few researches in BrazilRufini, Sueli Édi [Orientador]Boruchovitch, EvelyBzuneck, José AloyseoOliveira, Poliana Chinelli de2024-05-01T14:59:29Z2024-05-01T14:59:29Z2017.0008.03.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16015porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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