Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
id |
UFSC_2f4b2cedb680d788ba61b8171bb97af2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254975 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemáticaMotivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática.Este estudo tem como objetivo investigar a influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno para aprender matemática, tendo como referencial teórico a teoria da autodeterminação. A teoria da autodeterminação sugere que a qualidade motivacional dos estudantes é parcialmente influenciada pelo ambiente criado pelo professor, que pode ser controlador ou promover autonomia. O estilo motivacional do professor é, portanto, uma importante influência no desempenho e motivação dos estudantes. Através da análise dos dados coletados pelos questionários PROBLEMS IN SCHOOL e EMA, obtiveram-se informações sobre a relação entre o estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos alunos. Os resultados deste estudo buscam entender como o estilo motivacional do professor influencia a aprendizagem e a motivação do estudante para aprender e nos apontam indícios de uma relação entre os estilos motivacionais promotores de autonomia e a melhora motivacional dos estudantes. A motivação intrínseca tem sido relacionada ao envolvimento dos alunos com as tarefas de aprendizagem, pela preferência por desafios, persistência, esforço, uso de estratégias de aprendizagem, entre outros resultados positivos. Portanto, acredita-se que compreender o papel desempenhado pelo estilo motivacional do professor de matemática e suas influências no processo de motivação intrínseca dos alunos é fundamental para promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e estimulante.Florianópolis, SC.Oliveira, Rafael Sales Lisboa deUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Gabriel Mendes de2024-04-16T13:10:38Z2024-04-16T13:10:38Z2024-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-04-16T13:10:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-16T13:10:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
title |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
spellingShingle |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática Souza, Gabriel Mendes de Motivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática. |
title_short |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
title_full |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
title_fullStr |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
title_full_unstemmed |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
title_sort |
Influência do estilo motivacional do professor na motivação do aluno de ensino médio para o estudo de matemática |
author |
Souza, Gabriel Mendes de |
author_facet |
Souza, Gabriel Mendes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Rafael Sales Lisboa de Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gabriel Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática. |
topic |
Motivação; Estilo motivacional do professor; Teoria da autodeterminação; Motivação para aprender; Matemática. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Matemática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-16T13:10:38Z 2024-04-16T13:10:38Z 2024-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204608847872 |