Simulação realística como método de capacitação para profissionais socorristas no atendimento à reanimação cardiopulmonar
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8412 |
Resumo: | Resumo: OBJETIVO: Analisar o método da simulação realística na capacitação sobre à reanimação cardiopulmonar para profissionais socorristas MÉTODO: estudo quase- experimental do tipo antes e depois O local do estudo foram oito bases que contemplam as ambulâncias para os atendimentos de Suporte Básico de Vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da 18° Regional de Saúde do Paraná Quarenta e um socorristas participaram do estudo Para a coleta de dados, as pesquisadoras se descolaram até as oito diferentes cidades, no período de janeiro a fevereiro de 22 A simulação realística ocorreu respeitando as três etapas proposta por Jefries (216): briefing, cenário de simulação e debriefing, e a coleta de dados se deu em três momentos: 1) Pré-teste teórico; 2) Avaliação do debriefing associado à simulação; 3) Pós-teste teórico Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, versão 2 Foram aplicados os testes de Shapiro Wilk e de Man- Whitney e o Teste t RESULTADOS: quanto ao pré e ao pós-teste, obteve-se como resultado significativo (p<2) seis questões, que abordaram: sequência correta das manobras e relação compressão/ventilação, profundidade e velocidade das compressões torácicas e utilização do desfibrilador externo automático Encontraram- se no conhecimento prévio 6% de acertos das questões, e, após a capacitação com o método da simulação realística, 9% Em relação à Avaliação do debriefing, considerando as três dimensões da escala, o Valor Afetivo (4,61) apresentou a maior pontuação; o Valor Cognitivo apresentou 4,5; e, O Valor Psicossocial, 4,32 Verificou- se a não normalidade em todas as variáveis (p=,) Quanto ao gênero ou à profissão, não foi encontrada diferença significativa entre os resultados das dimensões CONCLUSÃO: Após a capacitação com o método da simulação realística as evidências mostraram claramente um aumento no número de acertos no atendimento ao cenário proposto O debriefing conduzido com “bom julgamento” resultou em uma prática reflexiva para integrar múltiplos saberes em valores afetivos, cognitivos e psicossociais e, assim, adquirir as competências desejadas para o retorno da circulação espontânea |
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Simulação realística como método de capacitação para profissionais socorristas no atendimento à reanimação cardiopulmonarEnfermagemRessuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros)Pessoal da área médicaSimulação realísticaNursingCPR (First aid)Medical personnelRealistic simulationResumo: OBJETIVO: Analisar o método da simulação realística na capacitação sobre à reanimação cardiopulmonar para profissionais socorristas MÉTODO: estudo quase- experimental do tipo antes e depois O local do estudo foram oito bases que contemplam as ambulâncias para os atendimentos de Suporte Básico de Vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, da 18° Regional de Saúde do Paraná Quarenta e um socorristas participaram do estudo Para a coleta de dados, as pesquisadoras se descolaram até as oito diferentes cidades, no período de janeiro a fevereiro de 22 A simulação realística ocorreu respeitando as três etapas proposta por Jefries (216): briefing, cenário de simulação e debriefing, e a coleta de dados se deu em três momentos: 1) Pré-teste teórico; 2) Avaliação do debriefing associado à simulação; 3) Pós-teste teórico Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences, versão 2 Foram aplicados os testes de Shapiro Wilk e de Man- Whitney e o Teste t RESULTADOS: quanto ao pré e ao pós-teste, obteve-se como resultado significativo (p<2) seis questões, que abordaram: sequência correta das manobras e relação compressão/ventilação, profundidade e velocidade das compressões torácicas e utilização do desfibrilador externo automático Encontraram- se no conhecimento prévio 6% de acertos das questões, e, após a capacitação com o método da simulação realística, 9% Em relação à Avaliação do debriefing, considerando as três dimensões da escala, o Valor Afetivo (4,61) apresentou a maior pontuação; o Valor Cognitivo apresentou 4,5; e, O Valor Psicossocial, 4,32 Verificou- se a não normalidade em todas as variáveis (p=,) Quanto ao gênero ou à profissão, não foi encontrada diferença significativa entre os resultados das dimensões CONCLUSÃO: Após a capacitação com o método da simulação realística as evidências mostraram claramente um aumento no número de acertos no atendimento ao cenário proposto O debriefing conduzido com “bom julgamento” resultou em uma prática reflexiva para integrar múltiplos saberes em valores afetivos, cognitivos e psicossociais e, assim, adquirir as competências desejadas para o retorno da circulação espontâneaDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: OBJECTIVE: to analyze the realistic simulation method in attending cardiopulmonary resuscitation for rescuers professionals METHOD: quasi-experimental study of the before and after type The study locus consisted of eight bases that include ambulances for the Basic Life Support services of the Mobile Emergency Service, of the 18th Health Regional of Paraná Forty-one rescuers participated in the study For data collection, the researchers moved off to the eight different cities, from January to February 22 The collection took place in four stages: 1) Theoretical pre-test; 2) Realistic simulation phases, Briefing, Simulation scenario, Debriefing; 3) Evaluation of the debriefing associated with the simulation; 4) Theoretical post-test The data were analyzed in the Statistical Package for the Social Sciences, version 2 The Shapiro Wilk and Man-Whitney tests and the t Test were applied RESULTS: regarding the pre and post-test, six questions were obtained as a significant result (p <2), which addressed: correct sequence of maneuvers and compression/ventilation ratio, depth and speed of chest compressions and use of the automated external defibrillator Previous knowledge found 6% of correct answers to questions, and after training with the realistic simulation method, 9% Concerning the debriefing assessment, considering the three dimensions of the scale, the Affective Value had the highest score (4,61); the Cognitive Value was 4,5; and, the Psychosocial Value, 4,32 All variables were found to be non-normal (p=,) As for gender or profession, no significant difference was found between dimensions CONCLUSION: after training with the realistic simulation method, the evidence clearly showed an increase in the number of correct answers in meeting the proposed scenario The debriefing conducted with “good judgment” resulted in a reflexive practice to integrate multiple knowledge into affective, cognitive and psychosocial values and, thus, acquire the desired skills for the return of spontaneous circulationMartins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]Mantovani, Maria de FátimaDellaroza, Mara Solange GomesOliveira, Thaísa Mariela Nascimento de2024-05-01T11:33:30Z2024-05-01T11:33:30Z2020.0021.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8412porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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