Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karina Botti-Manoel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190995
Resumo: Crenças de eficácia coletiva de professores se referem a uma percepção compartilhada pelo grupo de docentes de uma escola sobre suas capacidades de organizar e realizar ações necessárias para obtenção de resultados positivos. Esse conceito decorre da Teoria Social Cognitiva de Bandura, referencial teórico adotado neste estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: Qual o grau das crenças de eficácia coletiva de professores de escolas com diferentes níveis de desempenho de alunos? O estudo teve por objetivo geral investigar o nível de eficácia coletiva de professores, explorando relações entre duas variáveis. Como variável contextual, verificou-se a existência de diferenças significativas no nível de eficácia coletiva de professores de escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB baixo versus IDEB alto. Buscou-se também avaliar as percepções de apoio, relacionando com o IDEB e a eficácia coletiva. Como variável pessoal, buscou-se averiguar se há diferenças significativas entre o nível de eficácia coletiva de professores novatos versus experientes. Participaram da pesquisa 333 professores da rede pública de ensino Estado do Paraná, que responderam a um questionário em escala Likert. Os dados coletados foram submetidos ao programa SPSS para análise descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que a análise fatorial da escala “Inventário da percepção de professores no contexto da escola” indicou uma estrutura de 2 fatores, sendo, Fator 1 – eficácia coletiva com alpha de Cronbach 0,92 e Fator 2 – percepção de apoio, com alpha 0,82. O alpha da escala toda foi 0,92, apresentando alta consistência interna. Pela análise de variância, descobriu-se que professores mais experientes (acima de 15 anos) e de escolas com alto escore no IDEB (acima de 5.0) apresentam crenças de eficácia coletiva mais robustas e mais alto nível de percepção de apoio se comparados a professores menos experientes e de escola com baixo IDEB. Por meio da regressão linear, a percepção de apoio apresentou-se preditiva da eficácia coletiva de professores. Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores a fim de contribuir para a compreensão da eficácia coletiva de professores e de suas implicações educacionais.
id UEL_1a77b73f0e1d31617c8bb2afebfa06d0
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000190995
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCrenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuaisTeachers’ Collective Efficacy, personal and contextual variables2014-04-18José Aloyseo Bzuneck . Evely Boruchovitch Kátya Luciane de OliveiraKarina Botti-ManoelUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRCrenças de eficácia coletiva de professores se referem a uma percepção compartilhada pelo grupo de docentes de uma escola sobre suas capacidades de organizar e realizar ações necessárias para obtenção de resultados positivos. Esse conceito decorre da Teoria Social Cognitiva de Bandura, referencial teórico adotado neste estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: Qual o grau das crenças de eficácia coletiva de professores de escolas com diferentes níveis de desempenho de alunos? O estudo teve por objetivo geral investigar o nível de eficácia coletiva de professores, explorando relações entre duas variáveis. Como variável contextual, verificou-se a existência de diferenças significativas no nível de eficácia coletiva de professores de escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB baixo versus IDEB alto. Buscou-se também avaliar as percepções de apoio, relacionando com o IDEB e a eficácia coletiva. Como variável pessoal, buscou-se averiguar se há diferenças significativas entre o nível de eficácia coletiva de professores novatos versus experientes. Participaram da pesquisa 333 professores da rede pública de ensino Estado do Paraná, que responderam a um questionário em escala Likert. Os dados coletados foram submetidos ao programa SPSS para análise descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que a análise fatorial da escala “Inventário da percepção de professores no contexto da escola” indicou uma estrutura de 2 fatores, sendo, Fator 1 – eficácia coletiva com alpha de Cronbach 0,92 e Fator 2 – percepção de apoio, com alpha 0,82. O alpha da escala toda foi 0,92, apresentando alta consistência interna. Pela análise de variância, descobriu-se que professores mais experientes (acima de 15 anos) e de escolas com alto escore no IDEB (acima de 5.0) apresentam crenças de eficácia coletiva mais robustas e mais alto nível de percepção de apoio se comparados a professores menos experientes e de escola com baixo IDEB. Por meio da regressão linear, a percepção de apoio apresentou-se preditiva da eficácia coletiva de professores. Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores a fim de contribuir para a compreensão da eficácia coletiva de professores e de suas implicações educacionais.Beliefs on teachers’ collective efficacy refer to a perception shared by a group of teachers from a school on their abilities to organize and accomplish the required actions to obtain positive results. This concept follows Bandura’s Social Cognitive Theory which was adopted by this exploratory study, oriented by the following research question: What is the degree of collective efficacy beliefs of teachers from different schools with different levels of student performance? The main objective of this study was to investigate the degree of teachers’ collective efficacy, exploring the relation between two variables. As a Contextual variable it was verified significant differences in the degree of teachers’ collective efficacy in schools in which the Basic Education Development Index - IDEB was low versus the ones in which it was high. The support perceptions in relation to the IDEB and the collective efficacy were also assessed in the process. As a personal variable, it was attempted to ascertain if there were significant differences between the degree of collective efficacy in novice teachers and experienced ones. 333 teachers from Paraná State’s States schools took part of the research by responding a Likert scale questionnaire. The collected data were submitted to the SPSS software for a descriptive and inferential analysis. Among the obtained results, we highlight that the factorial analysis of the “Inventory of teachers’ perceptions of the school context” scale indicated a structure of 2 factors, being, Factor 1 – collective efficacy with a 0,92 Cronbach alpha and Factor 2 – support perception, with a 0,82 alpha. The alpha from the entire scale was 0,92, presenting a high level of internal consistence. Through the variance analysis it was found that the more experienced teachers (the ones that had over 15 years of experience) and the schools with higher scores in IDEB (over 5,0) presented more robust collective efficacy beliefs and a higher level of support perception when compared to those less experienced teachers from low IDEB schools. By the means of a linear regression, the support perception seemed predictive of the teachers’ collective efficacy. Ultimately, the results were discussed in the light of the referred theoretical framework and previous researches aiming at contributing to the understanding of teachers’ collective efficacy and their implications in the educational field.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190995porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:06Zoai:uel.br:vtls000190995Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-07-31T18:16:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teachers’ Collective Efficacy, personal and contextual variables
title Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
spellingShingle Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
Karina Botti-Manoel
title_short Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
title_full Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
title_fullStr Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
title_full_unstemmed Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
title_sort Crenças de eficácia coletiva de professores : variáveis pessoais e contextuais
author Karina Botti-Manoel
author_facet Karina Botti-Manoel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Aloyseo Bzuneck .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Evely Boruchovitch
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kátya Luciane de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Karina Botti-Manoel
contributor_str_mv José Aloyseo Bzuneck .
Evely Boruchovitch
Kátya Luciane de Oliveira
description Crenças de eficácia coletiva de professores se referem a uma percepção compartilhada pelo grupo de docentes de uma escola sobre suas capacidades de organizar e realizar ações necessárias para obtenção de resultados positivos. Esse conceito decorre da Teoria Social Cognitiva de Bandura, referencial teórico adotado neste estudo de caráter exploratório, orientado pela seguinte questão de pesquisa: Qual o grau das crenças de eficácia coletiva de professores de escolas com diferentes níveis de desempenho de alunos? O estudo teve por objetivo geral investigar o nível de eficácia coletiva de professores, explorando relações entre duas variáveis. Como variável contextual, verificou-se a existência de diferenças significativas no nível de eficácia coletiva de professores de escolas com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB baixo versus IDEB alto. Buscou-se também avaliar as percepções de apoio, relacionando com o IDEB e a eficácia coletiva. Como variável pessoal, buscou-se averiguar se há diferenças significativas entre o nível de eficácia coletiva de professores novatos versus experientes. Participaram da pesquisa 333 professores da rede pública de ensino Estado do Paraná, que responderam a um questionário em escala Likert. Os dados coletados foram submetidos ao programa SPSS para análise descritiva e inferencial. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que a análise fatorial da escala “Inventário da percepção de professores no contexto da escola” indicou uma estrutura de 2 fatores, sendo, Fator 1 – eficácia coletiva com alpha de Cronbach 0,92 e Fator 2 – percepção de apoio, com alpha 0,82. O alpha da escala toda foi 0,92, apresentando alta consistência interna. Pela análise de variância, descobriu-se que professores mais experientes (acima de 15 anos) e de escolas com alto escore no IDEB (acima de 5.0) apresentam crenças de eficácia coletiva mais robustas e mais alto nível de percepção de apoio se comparados a professores menos experientes e de escola com baixo IDEB. Por meio da regressão linear, a percepção de apoio apresentou-se preditiva da eficácia coletiva de professores. Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de pesquisas anteriores a fim de contribuir para a compreensão da eficácia coletiva de professores e de suas implicações educacionais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190995
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990187471765504