A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávio Brandão
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16262
Resumo: Resumo: Um dos desafios que o ensino de língua portuguesa na escola apresenta é o de formar estudantes realmente proficientes quanto ao uso da língua materna, em situações diversas de interação verbal Assim, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, com destaque para os estudos de Crenças e Atitude Linguísticas no ensino de língua, tem como principal objetivo investigar como ocorre a abordagem da variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Paraná Para tanto, procedeu-se à análise de três corpora, constituídos pelos documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, pelos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, no PNLD 215 e pelos questionários respondidos pelos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná A análise dos documentos oficiais considerou três documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa para a Educação Básica, do Estado do Paraná Encaminhou-se a análise dos materiais didáticos, com a finalidade de verificar como ocorre a abordagem da diversidade linguística, tanto na parte teórica dos conteúdos, como nas atividades Dessa forma, realizou-se a análise dos livros didáticos a partir de um roteiro composto por 5 perguntas abertas, adaptado de Lima (214) Na terceira rodada de análise, foram considerados, por amostragem, 131 questionários respondidos por professores oriundos dos Núcleos Regionais de Educação, de todas as regiões do Estado do Paraná O questionário proposto aos professores, em formato eletrônico, contou com 12 perguntas semiestruturadas, construídas a partir dos pressupostos teóricos de Crenças e Atitudes Linguísticas no ensino de língua Na análise dos questionários, foram consideradas duas variáveis: o local de formação acadêmica do professor (instituição pública ou particular) e o tempo de magistério Os dados coletados foram tabulados com a utilização do Excel, por meio do qual foram elaborados gráficos e tabelas As análises realizadas possibilitaram auferir os seguintes resultados: i) os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa não são suficientemente esclarecedores quanto à abordagem da variedade linguística; ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveis
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ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveisTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: One of the challenges of Portuguese language teaching in Brazilian formal education is to educate Portuguese speaking students to be proficient in many different communicative contexts Therefore, grounded on the theoretical framework of educational sociolinguistics, especially on studies in linguistic attitudes and beliefs, this PhD thesis aims to investigate how Brazilian linguistic variations are dealt with in Portuguese language classes in public high schools in the state of Paraná, Brazil We analyzed three corpuses built of the Brazilian national guidelines for Portuguese language teaching, high school textbooks subsidized by the national textbook program (Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 215), and questionnaires filled in by high school teachers from public schools in the state of Paraná, Brazil We analyzed three Brazil formal education documents: the secondary education curriculum parameters, the secondary education curriculum guidelines, and the Portuguese language curriculum guidelines for Paraná primary and secondary education Using a set of 5 open questions based on Lima (214), we also analyzed the textbooks to assess how Brazilian linguistic variations are dealt with theoretically and in practice Subsequently, we examined by sampling 131 questionnaires filled in by public high school teachers from all regions of Paraná state The online questionnaire had 12 semi-structured interview questions built around the theory of linguistic attitudes and beliefs in language teaching The analysis of the questionnaires considered, among other aspects, whether the respondents graduated as a teacher from a public or private university, and how long they have been in teaching The results were organized into Excel tables and charts which revealed that i) the official formal education documents which guide the Portuguese language subject in Brazil secondary education curriculum are not sufficiently clear as to how linguistic variation should be treated; ii) generally, the textbooks treat linguistic variation superficially; iii) in general, the teachers interviewed affirmed to recognize the importance of teaching linguistic variation in their Portuguese classes, nevertheless their teaching practice shows otherwise Based on these results, we conclude that it is necessary to enhance teacher education in Paraná state, and by extension in Brazil, by including linguistic variation and its teaching on the secondary education curriculum parameters and guidelinesBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Bortoni-Ricardo, Stella MarisBotassini, Jacqueline Ortelan MaiaAguilera, Vanderci de AndradeAlmeida, Ana Lúcia de CamposSilva, Flávio Brandão2024-05-01T15:04:28Z2024-05-01T15:04:28Z2017.0015.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16262porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16262Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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