Crenças e atitudes linguísticas de professores de escolas públicas de Rolândia-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nayara Maira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16992
Resumo: Resumo: O papel das instituições de ensino é o de levar os estudantes a se integrarem às variadas formas linguísticas de comunicação Nesse sentido, um processo preconceituoso de ensino-aprendizagem em relação às variantes linguísticas existentes na Língua Portuguesa não pode ser desencadeado no ambiente escolar Com base nos avanços nas pesquisas realizadas no ambiente acadêmico (CAMACHO (1988); BORTONI-RICARDO (24; 25), BAGNO (27), FARACO (28), CYRANKA (27; 214; 216), entre muitas outras, é sabido que a variação linguística deve ser inserida nos conteúdos da disciplina de LP a fim de evidenciar os diversos usos da linguagem e de pensar em um ensino a partir da variação linguística, considerando os seus fenômenos variáveis, reconhecendo, de fato, a variedade de normas, a variação que atinge todas as variedades da língua, inclusive a variedade culta Assim sendo, o objetivo desta Dissertação é investigar as crenças e as atitudes linguísticas de professores de escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Rolândia, norte do Paraná O corpus do estudo é composto por entrevistas realizadas in loco por meio do método direto de análise (questionários) sob o ponto de vista da Sociolinguística Educacional Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) associar os resultados de crenças aos de atitudes encontrados pelos professores e (ii) refletir sobre a formação sociolinguística inicial e continuada desses professores As análises realizadas neste trabalho apontaram que os documentos oficiais (PCNEM e DCEs) não são suficientemente esclarecedores quando o assunto é variação linguística, e que na BNCC existe, sim, um lugar para a variação linguística, entretanto, não há uma metodologia para a aplicação didática dos temas ligados à variação Em relação às análises dos testes de crenças e atitudes, observamos que há uma tendência entre os docentes em assumir o discurso de valorização da diversidade linguística, contudo, a transposição de tal discurso para a prática em sala de aula deixa a desejar, uma vez que muitos educadores ainda apresentam crenças e atitudes que reforçam as prescrições normativas Um resultado, portanto, que mostra que ainda há um grande trabalho a ser desenvolvido nas instituições de ensino no estudo da língua materna, a fim de fornecer aos professores alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem
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BORTONI-RICARDO (24; 25), BAGNO (27), FARACO (28), CYRANKA (27; 214; 216), among many others, it is known that linguistic variation must be inserted in the contents of Portuguese Language in order to highlight the different uses of language and to think about teaching based on linguist variation This teaching shall consider its variable phenomena, recognizing in fact the variety of norms, the variation that affects all varieties of the language, including the standard language Therefore, this dissertation aims to investigate the linguistic beliefs and attitudes of teachers from public high schools in Rolândia, northern Paraná-Brazil The study corpus consists of interviews conducted in loco using the direct method of analysis (questionnaires) from the point of view of Educational Sociolinguistics Therefore, our specific objectives are: (i) associating the results of beliefs with those of attitudes found by teachers and (ii) reflecting on the initial and continuing sociolinguistic training of these teachers The analysis carried out in this work showed that the official documents (PCNEM –National curriculum parameters for high school and DCEs – State Curricular Guidelines) are not sufficiently clarifying when the subject is linguistic variation Also in BNCC (common national curriculum base), there is, indeed, a place for linguistic variation, but that there is no methodology for the application didactic of themes related to variation Regarding the analysis of the beliefs and attitudes tests, we observed that there is a tendency among teachers to take on the discourse of valuing linguistic diversity; however, there is a lack in the transposition of such discourse into practice in the classroom, since many educators still have beliefs and attitudes that reinforce the prescriptive normative The result shows that there is still a great deal of work to be done in educational institutions in the study of the mother tongue, in order to provide teachers with alternatives to work with linguistic variation in the teaching-learning processBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Altino, Fabiane CristinaBarbosa, Juliana BertucciSilva, Nayara Maira da2024-05-01T15:17:55Z2024-05-01T15:17:55Z2020.0014.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16992porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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