Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10592
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (211), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo
id UEL_1ba7084b5a64b41605193877aa932302
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10592
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em físicaFísica (Ensino médio)Estudo e ensinoDesenvolvimento cognitivoMetacogniçãoEstudantesStudy and teachingMetacognitionConcept formationPsychology of learningStudents - PhysicsResumo: Esta Dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (211), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper presents a qualitative research about the perceptions and reflections of High School students in the metacognitive process of learning in Physics, it strives to go beyond the epistemic perceptions in an attempt to capture if the feeling and value are present in the metacognitive process of these students It was made a study about metacognition and effective learning, which enabled to list some metacognitive elements that represent punctually concepts of these theories connecting them to the relations with the knowledge of Arruda, Lima e Passos (211), it was possible to build a framework that introduces systematically an alternative to evidence the metacognitive process of learning Interviews were conducted with high school students, which, after being transcribed, were reviewed and returned with increments of few opinions from the students interviewed Transcripts and complementation were analyzed according to the Textual Discursive Analysis, that allowed to identify the perceptions in the process of learning Physics, of the students and relate them to the epistemic, personal and social metacognitive categories, perceived and reported by students allowing to affirm that the knowledge, feeling and valuating are bonded to the selfregulation process that involves the planning of actions for learning, its monitoring and its evaluation, that is fed back by the emotion and reflection that emerges from the contact with the other and with the worldPassos, Marinez Meneghello [Orientador]Arruda, Sergio de MelloLima, João Paulo CamargoCorrêa, Nancy Nazareth Gatzke2024-05-01T12:45:23Z2024-05-01T12:45:23Z2017.0009.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10592porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
title Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
spellingShingle Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke
Física (Ensino médio)
Estudo e ensino
Desenvolvimento cognitivo
Metacognição
Estudantes
Study and teaching
Metacognition
Concept formation
Psychology of learning
Students - Physics
title_short Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
title_full Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
title_fullStr Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
title_full_unstemmed Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
title_sort Percepções e reflexões de estudantes de ensino médio no processo metacognitivo da aprendizagem em física
author Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke
author_facet Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Marinez Meneghello [Orientador]
Arruda, Sergio de Mello
Lima, João Paulo Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Nancy Nazareth Gatzke
dc.subject.por.fl_str_mv Física (Ensino médio)
Estudo e ensino
Desenvolvimento cognitivo
Metacognição
Estudantes
Study and teaching
Metacognition
Concept formation
Psychology of learning
Students - Physics
topic Física (Ensino médio)
Estudo e ensino
Desenvolvimento cognitivo
Metacognição
Estudantes
Study and teaching
Metacognition
Concept formation
Psychology of learning
Students - Physics
description Resumo: Esta Dissertação apresenta uma investigação qualitativa a respeito das percepções e reflexões de estudantes de Ensino Médio no processo metacognitivo da aprendizagem em Física, buscando ir além das percepções epistêmicas na tentativa de captar se o sentir e o valorar estão presentes no processo metacognitivo desses estudantes Feito um estudo a respeito da metacognição e aprendizagem eficaz, que possibilitou elencar alguns elementos metacognitivos que representam pontualmente conceitos dessas teorias, ao entrelaçá-los às relações com o saber de Arruda, Lima e Passos (211), foi possível construir um quadro que apresenta de maneira sistematizada uma alternativa para evidenciar o processo metacognitivo da aprendizagem Foram realizadas entrevistas com estudantes do Ensino Médio, que após serem transcritas foram revisadas e devolvidas com acréscimos de mais alguns pareceres, pelos estudantes entrevistados As transcrições e complementações foram analisadas de acordo com a Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar as percepções, no processo da aprendizagem de Física, dos estudantes e relacioná-las às categorias metacognitivas epistêmicas, pessoais e sociais, percebidas e relatadas pelos estudantes permitindo afirmar que o saber, o sentir e o valorar estão atrelados ao processo de autorregulação que envolve o planejamento das ações voltadas para a aprendizagem, seu monitoramento e avaliação, que é realimentado pelas emoções e reflexões que emergem do contato com o outro e com o mundo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.02.2017
2017.00
2024-05-01T12:45:23Z
2024-05-01T12:45:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10592
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823282552111104