Autogerenciamento : sistematização do conceito e caracterização analítico-comportamental
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10317 |
Resumo: | Resumo: É cada vez mais comum a busca pelo equilíbrio entre as atividades pessoais e profissionais Isso requer que o indivíduo seja capaz de gerenciar os próprios comportamentos (autogerenciar) Contudo, existem algumas confusões com a utilização desse conceito, sendo possível encontrar diferentes termos e diferentes compreensões para se referir ao mesmo fenômeno, em diferentes áreas do conhecimento Além disso, a compreensão de autogerenciamento requer também a descrição de quais classes de comportamentos estão envolvidas nesse fenômeno para que seja possível identificar as contingências das quais esse comportamento é função e então planejar as contingências mais apropriadas para a aprendizagem de autogerenciamento Por isso, o objetivo geral da presente Dissertação será caracterizar o fenômeno autogerenciamento do ponto de vista analítico-comportamental Para tanto, a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve como objetivo sistematizar o conceito de autogerenciamento a partir de literatura de diferentes áreas do conhecimento Foi realizada uma categorização dos conceitos e comportamentos referentes a autogerenciamento identificados em 31 artigos selecionados de diferentes áreas do conhecimento, resultando em nove categorias de definições de conceito e 26 categorias de comportamentos Observou-se que o autogerenciamento é um fenômeno complexo que envolve uma série de comportamentos e caracteriza-se como um processo comportamental no qual o indivíduo manipula as variáveis das quais seu comportamento é função de forma a aumentar a probabilidade de se comportar de maneira a atingir seu comportamento-alvo e obter reforço subsequente A partir dos dados obtidos e da literatura analisada no Estudo 1, foi possível a realização do Estudo 2, que teve como objetivo identificar as classes de comportamentos e caracterizar as classes gerais de componentes que constituem a classe geral “gerenciar o próprio comportamento de acordo com os objetivos para a vida” a partir da literatura Para isso, foi utilizado uma metodologia baseada na Programação de Condições de Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) para identificar e derivar os comportamentos a partir da literatura O procedimento foi realizado em nove etapas relativas à identificação, registro e derivação das classes de comportamentos, avaliação e aperfeiçoamento da nomenclatura, organização e categorização das classes de comportamentos e dos componentes da classe geral Como resultados foram identificadas 128 classes de comportamentos categorizadas em seis subclasses gerais referentes a avaliar, definir objetivo, planejar, executar, monitorar e manter o próprio comportamento de acordo com os objetivos para a vida Além disso, foram identificadas 68 classes de estímulos antecedentes e 72 classes de estímulos consequentes A caracterização dos componentes da classe geral possibilitou identificar uma possível cadeia comportamental no processo do autogerenciamento, mas pesquisas adicionais são necessárias Contudo, as descobertas realizadas podem servir de ponto de partida para profissionais de diferentes campos de atuação desenvolverem intervenções baseadas em autogerenciamento |
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Autogerenciamento : sistematização do conceito e caracterização analítico-comportamentalAnálise do comportamentoAutogerenciamento (Psicologia)Comportamento humanoBehavioral analysisSelf-management (Psychology)Human behaviorResumo: É cada vez mais comum a busca pelo equilíbrio entre as atividades pessoais e profissionais Isso requer que o indivíduo seja capaz de gerenciar os próprios comportamentos (autogerenciar) Contudo, existem algumas confusões com a utilização desse conceito, sendo possível encontrar diferentes termos e diferentes compreensões para se referir ao mesmo fenômeno, em diferentes áreas do conhecimento Além disso, a compreensão de autogerenciamento requer também a descrição de quais classes de comportamentos estão envolvidas nesse fenômeno para que seja possível identificar as contingências das quais esse comportamento é função e então planejar as contingências mais apropriadas para a aprendizagem de autogerenciamento Por isso, o objetivo geral da presente Dissertação será caracterizar o fenômeno autogerenciamento do ponto de vista analítico-comportamental Para tanto, a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve como objetivo sistematizar o conceito de autogerenciamento a partir de literatura de diferentes áreas do conhecimento Foi realizada uma categorização dos conceitos e comportamentos referentes a autogerenciamento identificados em 31 artigos selecionados de diferentes áreas do conhecimento, resultando em nove categorias de definições de conceito e 26 categorias de comportamentos Observou-se que o autogerenciamento é um fenômeno complexo que envolve uma série de comportamentos e caracteriza-se como um processo comportamental no qual o indivíduo manipula as variáveis das quais seu comportamento é função de forma a aumentar a probabilidade de se comportar de maneira a atingir seu comportamento-alvo e obter reforço subsequente A partir dos dados obtidos e da literatura analisada no Estudo 1, foi possível a realização do Estudo 2, que teve como objetivo identificar as classes de comportamentos e caracterizar as classes gerais de componentes que constituem a classe geral “gerenciar o próprio comportamento de acordo com os objetivos para a vida” a partir da literatura Para isso, foi utilizado uma metodologia baseada na Programação de Condições de Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC) para identificar e derivar os comportamentos a partir da literatura O procedimento foi realizado em nove etapas relativas à identificação, registro e derivação das classes de comportamentos, avaliação e aperfeiçoamento da nomenclatura, organização e categorização das classes de comportamentos e dos componentes da classe geral Como resultados foram identificadas 128 classes de comportamentos categorizadas em seis subclasses gerais referentes a avaliar, definir objetivo, planejar, executar, monitorar e manter o próprio comportamento de acordo com os objetivos para a vida Além disso, foram identificadas 68 classes de estímulos antecedentes e 72 classes de estímulos consequentes A caracterização dos componentes da classe geral possibilitou identificar uma possível cadeia comportamental no processo do autogerenciamento, mas pesquisas adicionais são necessárias Contudo, as descobertas realizadas podem servir de ponto de partida para profissionais de diferentes campos de atuação desenvolverem intervenções baseadas em autogerenciamentoDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: It is increasingly common to seek balance between personal and professional activities This requires that the individual be able to manage their own behaviors (self-manage) However, there are some confusions with the use of this concept, and it is possible to find different terms and different understandings to refer to the same phenomenon, in different areas of knowledge In addition, self-management understanding also requires a description of which classes of behaviors are involved in this phenomenon so that it is possible to identify the contingencies of which this behavior is a function and then plan the contingencies for self-management learning Therefore, the general objective of this dissertation will be to characterize the phenomenon self-management from an analytical-behavioral point of view To this end, the research was organized in two studies Study 1 aimed to systematize the concept of self-management from the literature of different areas of knowledge A categorization of the concepts and behaviors related to self-management identified in 31 selected articles from different areas of knowledge was performed, resulting in nine categories of concept definitions and 26 categories of Behaviors It was observed that self-management is a complex phenomenon that involves a series of behaviors and is characterized as a behavioral process in which the individual manipulates the variables from which his behavior is a function in order to increase probability to behave in such a way as to achieve their target behavior and obtain subsequent reinforcement Based on the data obtained and the literature analyzed in Study 1, it was possible to perform Study 2, which aimed to identify the classes of behaviors and characterize the general classes of components that constitute the general class "manage the behavior according to the objectives for life" from the literature For this, a methodology based on the Behavior Development Conditions Schedule (PCDC) was used to identify and derive behaviors from the literature The procedure was performed in nine stages related to the identification, registration and derivation of the classes of behaviors, evaluation and improvement of the nomenclature, organization and categorization of the classes of behaviors and components of the general class As results, 128 classes of behaviors categorized into six general subclasses were identified for evaluating, defining objective, planning, executing, monitoring and maintaining their own behavior according to the objectives for life In addition, 68 classes of antecedent stimuli and 72 classes of stimuli consequently were identified The characterization of general class components made it possible to identify a possible behavioral chain in the self-management process, but additional research is required However, the findings made can serve as a starting point for professionals from different fields of activity to develop interventions based on self-managementKienen, Nádia [Orientador]Melo, Camila Muchon deVelasco, Saulo MissiaggiaCosta, Edneli Natália Ferreira da2024-05-01T12:41:23Z2024-05-01T12:41:23Z2019.0019.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10317porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:04Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:04Repositório Institucional da UEL - 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