Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10896 |
Resumo: | Resumo: O uso, cada vez mais frequente, do inglês como língua franca (ILF) tem tornado os falantes nativos minoria diante dos falantes não nativos Enquanto fenômeno sociolinguístico, pesquisas no campo de ILF sugerem que usuários do inglês adotam estratégias criativas e não aderem a normas do falante nativo britânico ou norte-americano (JENKINS; COGO; DEWEY, 211) Considerando essas novas situações linguístico-comunicativas, torna-se relevante abordar suas implicações pedagógicas em contextos de ensino-aprendizagem como os de escolas públicas brasileiras Enquanto uma perspectiva de língua estrangeira privilegiaria situações comunicativas envolvendo falantes nativos de variedades de prestígio, a perspectiva de língua franca promoveria a consciência intercultural e a diversidade da língua inglesa como focos da pedagogia A escolha dessas perspectivas passa, naturalmente, pela adoção de livros didáticos, especialmente em virtude do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, a partir de 21, passou a distribuir livros para aprendizagem de inglês a alunos do ensino médio Neste estudo analiso três coleções recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD 212, e adotadas por escolas no município de Jacarezinho/ PR Uma lista de verificação (checklist) especialmente elaborada com base na literatura sobre ILF foi empregada para examinar se as coleções analisadas aproximam-se ou não da perspectiva do Inglês como Língua Franca, ou seja, se reforçam ou não a hegemonia e a ideologia do inglês do falante nativo britânico ou norteamericano Foram analisados os primeiros volumes das coleções English for All, On Stage e Upgrade (21), bem como o Manual do Professor (21) Os resultados mostraram que a perspectiva ILE foi a que mais prevaleceu nas coleções, abrangendo atividades de produção escrita, compreensão e produção oral e sistematização gramatical Algumas ocorrências do ILF encontram-se nos objetivos gerais das coleções, em textos, na sensibilização intercultural e nos recursos semióticos Embora as coleções procurem destacar em seus objetivos gerais a consciência crítica sobre o inglês e a linguagem, e o reconhecimento da variabilidade em inglês, o ensino na perspectiva do ILF se encontra em menor proporção nas unidades didáticas |
id |
UEL_1cc80104c482d60006dc39a3016e4684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10896 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua francaEnsino médioLivros didáticosStudy and teachingEnglish languageResumo: O uso, cada vez mais frequente, do inglês como língua franca (ILF) tem tornado os falantes nativos minoria diante dos falantes não nativos Enquanto fenômeno sociolinguístico, pesquisas no campo de ILF sugerem que usuários do inglês adotam estratégias criativas e não aderem a normas do falante nativo britânico ou norte-americano (JENKINS; COGO; DEWEY, 211) Considerando essas novas situações linguístico-comunicativas, torna-se relevante abordar suas implicações pedagógicas em contextos de ensino-aprendizagem como os de escolas públicas brasileiras Enquanto uma perspectiva de língua estrangeira privilegiaria situações comunicativas envolvendo falantes nativos de variedades de prestígio, a perspectiva de língua franca promoveria a consciência intercultural e a diversidade da língua inglesa como focos da pedagogia A escolha dessas perspectivas passa, naturalmente, pela adoção de livros didáticos, especialmente em virtude do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, a partir de 21, passou a distribuir livros para aprendizagem de inglês a alunos do ensino médio Neste estudo analiso três coleções recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD 212, e adotadas por escolas no município de Jacarezinho/ PR Uma lista de verificação (checklist) especialmente elaborada com base na literatura sobre ILF foi empregada para examinar se as coleções analisadas aproximam-se ou não da perspectiva do Inglês como Língua Franca, ou seja, se reforçam ou não a hegemonia e a ideologia do inglês do falante nativo britânico ou norteamericano Foram analisados os primeiros volumes das coleções English for All, On Stage e Upgrade (21), bem como o Manual do Professor (21) Os resultados mostraram que a perspectiva ILE foi a que mais prevaleceu nas coleções, abrangendo atividades de produção escrita, compreensão e produção oral e sistematização gramatical Algumas ocorrências do ILF encontram-se nos objetivos gerais das coleções, em textos, na sensibilização intercultural e nos recursos semióticos Embora as coleções procurem destacar em seus objetivos gerais a consciência crítica sobre o inglês e a linguagem, e o reconhecimento da variabilidade em inglês, o ensino na perspectiva do ILF se encontra em menor proporção nas unidades didáticasDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The increasing use of English as a lingua franca (ILF) by non-native speakers, by comparison, has turned native speakers into a minority group ELF research suggests that English language users adopt creative strategies and do not adhere to British or American standard varieties (Jenkins; Cogo; Dewey, 211) Considering these new linguistic and communicative situations, it is relevant to address their pedagogical implications for teaching and learning contexts such as the Brazilian public schools While a foreign language perspective would privilege communicative situations involving native speakers of prestigious varieties, the Lingua Franca perspective would promote intercultural awareness and diversity of English language as the teaching focus Naturally, the choice of these perspectives is mediated by coursebooks, especially because the National Textbook Program (PNLD) began to distribute English language coursebooks to high school students in 21 In this study I analyze three collections recommended by PNLD 212, which were adopted by schools in Jacarezinho, Paraná Based on the literature on ELF, a checklist was especially designed and used to examine whether the coursebooks followed or not a Lingua Franca perspective, ie, whether they reinforced or not the hegemony and ideology of British or American native speakers The first volume of the coursebooks English for All, On Stage e Upgrade (21) were analyzed, together with the Teacher’s Guide (21) The results showed that a foreign language perspective was prevalent in writing, listening and speaking activities, and grammatical systematization ELF aspects were found in the general objectives, some texts and semiotic resources aimed at raising intercultural awareness Although the general objectives mention the critical awareness of the English language and the recognition of variability in English, an ELF perspective is proportionally less privileged in the first volume of those coursebooksGimenez, Telma [Orientador]Furtoso, Viviane Aparecida BagioSiqueira, Domingos Sávio PimentelCristovão, Vera Lúcia LopesFurtoso, Viviane Aparecida Bagio [Coorientador]Miranda, Fernanda de Cássia2024-05-01T12:52:02Z2024-05-01T12:52:02Z2015.0027.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10896porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10896Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
title |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
spellingShingle |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca Miranda, Fernanda de Cássia Ensino médio Livros didáticos Study and teaching English language |
title_short |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
title_full |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
title_fullStr |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
title_full_unstemmed |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
title_sort |
Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua franca |
author |
Miranda, Fernanda de Cássia |
author_facet |
Miranda, Fernanda de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gimenez, Telma [Orientador] Furtoso, Viviane Aparecida Bagio Siqueira, Domingos Sávio Pimentel Cristovão, Vera Lúcia Lopes Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Coorientador] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Fernanda de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Livros didáticos Study and teaching English language |
topic |
Ensino médio Livros didáticos Study and teaching English language |
description |
Resumo: O uso, cada vez mais frequente, do inglês como língua franca (ILF) tem tornado os falantes nativos minoria diante dos falantes não nativos Enquanto fenômeno sociolinguístico, pesquisas no campo de ILF sugerem que usuários do inglês adotam estratégias criativas e não aderem a normas do falante nativo britânico ou norte-americano (JENKINS; COGO; DEWEY, 211) Considerando essas novas situações linguístico-comunicativas, torna-se relevante abordar suas implicações pedagógicas em contextos de ensino-aprendizagem como os de escolas públicas brasileiras Enquanto uma perspectiva de língua estrangeira privilegiaria situações comunicativas envolvendo falantes nativos de variedades de prestígio, a perspectiva de língua franca promoveria a consciência intercultural e a diversidade da língua inglesa como focos da pedagogia A escolha dessas perspectivas passa, naturalmente, pela adoção de livros didáticos, especialmente em virtude do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, a partir de 21, passou a distribuir livros para aprendizagem de inglês a alunos do ensino médio Neste estudo analiso três coleções recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD 212, e adotadas por escolas no município de Jacarezinho/ PR Uma lista de verificação (checklist) especialmente elaborada com base na literatura sobre ILF foi empregada para examinar se as coleções analisadas aproximam-se ou não da perspectiva do Inglês como Língua Franca, ou seja, se reforçam ou não a hegemonia e a ideologia do inglês do falante nativo britânico ou norteamericano Foram analisados os primeiros volumes das coleções English for All, On Stage e Upgrade (21), bem como o Manual do Professor (21) Os resultados mostraram que a perspectiva ILE foi a que mais prevaleceu nas coleções, abrangendo atividades de produção escrita, compreensão e produção oral e sistematização gramatical Algumas ocorrências do ILF encontram-se nos objetivos gerais das coleções, em textos, na sensibilização intercultural e nos recursos semióticos Embora as coleções procurem destacar em seus objetivos gerais a consciência crítica sobre o inglês e a linguagem, e o reconhecimento da variabilidade em inglês, o ensino na perspectiva do ILF se encontra em menor proporção nas unidades didáticas |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T12:52:02Z 2024-05-01T12:52:02Z 27.04.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10896 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823307246075904 |