Sociologia da experiência das jornadas de humanidades em uma escola pública de Londrina-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavassani, Franciele Sussai Luz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9055
Resumo: Resumo: Essa pesquisa analisa as experiências sociais de diversos agentes envolvidos na organização e participação das Jornadas de Humanidades, realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, em Londrina/PR, desde 27 Se intencionou conhecer os percursos desses eventos, os sentidos que lhes são atribuídos, de que maneira os agentes envolvidos percebem esse processo e as possíveis modificações esse evento trouxe à escola Dessa forma, partimos das seguintes questões: que experiências sociais e pedagógicas as Jornadas de Humanidades realizadas no CEEP Castaldi propiciaram à escola, aos estudantes e aos docentes? Como ocorreu a apropriação dos conhecimentos de Sociologia, de Filosofia e das demais áreas do conhecimento nesses momentos de discussão e de formação, segundo a percepção desses sujeitos? Que mudanças foram percebidas e que alterações o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) conseguiu provocar no planejamento e na execução das Jornadas? Para tal, numa perspectiva qualitativa, optou-se pelo estudo bibliográfico, pela pesquisa documental, pela análise de entrevistas individuais e pelo uso de questionários aplicados aos estudantes, aos ministrantes de palestras e aos docentes da escola, especialmente àqueles que compuseram as Comissões Organizadoras, além das inserções da observação participante, emitidas através das impressões da própria pesquisadora, enquanto docente desta instituição e coordenadora das Jornadas de Humanidades Escolheu-se o caminho metodológico da Sociologia da Experiência de François Dubet Dessas análises foi possível apreender, dentre outros aspectos, que as Jornadas de Humanidades (antes, Semanas de Filosofia e Sociologia), embora possuam sentidos que são individuais para os diferentes agentes, de maneira geral é vista como uma experiência social significativa que proporcionou uma metodologia de ensino diferenciada no âmbito da escola pública, aproximando ainda mais esta instituição das licenciaturas da Universidade Estadual de Londrina Em síntese, dentro dos seus limites e recortes, espera-se que tanto as Jornadas de Humanidades, quanto a análise sociológica desta experiência social possa contribuir no processo de valorização da disciplina de Sociologia no currículo do Ensino Médio, principalmente neste momento histórico de intensos retrocessos para a política curricular
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Como ocorreu a apropriação dos conhecimentos de Sociologia, de Filosofia e das demais áreas do conhecimento nesses momentos de discussão e de formação, segundo a percepção desses sujeitos? Que mudanças foram percebidas e que alterações o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) conseguiu provocar no planejamento e na execução das Jornadas? Para tal, numa perspectiva qualitativa, optou-se pelo estudo bibliográfico, pela pesquisa documental, pela análise de entrevistas individuais e pelo uso de questionários aplicados aos estudantes, aos ministrantes de palestras e aos docentes da escola, especialmente àqueles que compuseram as Comissões Organizadoras, além das inserções da observação participante, emitidas através das impressões da própria pesquisadora, enquanto docente desta instituição e coordenadora das Jornadas de Humanidades Escolheu-se o caminho metodológico da Sociologia da Experiência de François Dubet Dessas análises foi possível apreender, dentre outros aspectos, que as Jornadas de Humanidades (antes, Semanas de Filosofia e Sociologia), embora possuam sentidos que são individuais para os diferentes agentes, de maneira geral é vista como uma experiência social significativa que proporcionou uma metodologia de ensino diferenciada no âmbito da escola pública, aproximando ainda mais esta instituição das licenciaturas da Universidade Estadual de Londrina Em síntese, dentro dos seus limites e recortes, espera-se que tanto as Jornadas de Humanidades, quanto a análise sociológica desta experiência social possa contribuir no processo de valorização da disciplina de Sociologia no currículo do Ensino Médio, principalmente neste momento histórico de intensos retrocessos para a política curricularDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: This research analyzes the social experiences of the several agents involved in the organizing and participating in the Humanities Journeys, held since 27 at the State Center for Professional Education (CEEP) Professora Maria do Rosário Castaldi, in Londrina / PR, since 27 The research was intended to understand the trajectory of the event, how the involved parties perceived the process, the characteristics attributed to them, and the possible changes it brought to the school Thus, we start with the following questions: what social and pedagogical experiences did the Humanities Journeys held at CEEP Castaldi provide to the school, students its teachers? How did the appropriation of the knowledge of Sociology, Philosophy and other areas of knowledge occur in these moments of discussion and training, according to the perception of these subjects? What changes were noticed? And what changes did Pibid (Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships) managed to bring about in the planning and execution of the event? To this end, in a qualitative perspective, we opted for bibliographic study, document research, analysis of individual interviews and the use of questionnaires applied to students, lecturers and school teachers, especially those who made up the Organizing Commissions, in addition the observations issued through the impressions of the researcher herself, as a teacher at this institution and coordinator of the Humanities Journeys François Dubet's Sociology of Experience methodological path was chosen From these analyzes it was possible to apprehend, among other aspects, that the Humanities Days (before, Weeks of Philosophy and Sociology), although they have meanings that are individual for the different agents, in general it is seen as a significant social experience that provided a teaching whit a differentiated methodology within the scope of the governamental school, bringing this institution even closer to the degrees of the State University of Londrina In summary, within its limits and cuts, it is expected that both the Humanities Journeys, as well as the sociological analysis of this social experience can contribute to the process of the appreciation of the discipline of Sociology in the High School curriculum, especially in this historic moment of intense setbacks for curriculum politicsLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Silva, Ileizi Luciana FiorelliBueno, Zuleika de PaulaCavassani, Franciele Sussai Luz2024-05-01T11:46:38Z2024-05-01T11:46:38Z2020.0006.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9055porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:54Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:54Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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