Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
Resumo: Na proposta de discutir sobre a avaliação da aprendizagem na sociologia este escrito tem o objetivo de mostrar como a avaliação vem sendo tratada pelo professor de sociologia no ensino médio de escola publica e privada, e também como o aluno vem compreender o que seria a avaliação. A discussão aqui tratada permeia a idéia de que a avaliação na disciplina de sociologia deve ser construída de forma que o aluno passe a construir seu pensamento crítico e entender que a avaliação de sua aprendizagem é importante para que sejam diagnosticadas as suas dificuldades e com isto saná-las no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Aqui será tratado o tema avaliação com o auxilio de sua definição embasada nas principais visões de Cipriano Luckesi e Jussara Hoffman tratando a avaliação com base em duas teorias do que seria avaliação uma tratando sobre avaliação mediadora e outra oposta a esta que é uma avaliação classificatória. O estudo chegou ao resultado de que a avaliação na sociologia por vezes é influenciada pelo método avaliativo, e isto deve ser discutido para que tais problemas sejam sanados
id UFCG_ce5e4651552c4743b83be532fa6a899e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5767
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.Assessment of learning in sociology: a study in schools in the city of Sumé-PB.Avaliação da aprendizagemEnsino de sociologiaSociologia- estudo e ensinoLearning assessmentSociology TeachingSociology- study and teachingNa proposta de discutir sobre a avaliação da aprendizagem na sociologia este escrito tem o objetivo de mostrar como a avaliação vem sendo tratada pelo professor de sociologia no ensino médio de escola publica e privada, e também como o aluno vem compreender o que seria a avaliação. A discussão aqui tratada permeia a idéia de que a avaliação na disciplina de sociologia deve ser construída de forma que o aluno passe a construir seu pensamento crítico e entender que a avaliação de sua aprendizagem é importante para que sejam diagnosticadas as suas dificuldades e com isto saná-las no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Aqui será tratado o tema avaliação com o auxilio de sua definição embasada nas principais visões de Cipriano Luckesi e Jussara Hoffman tratando a avaliação com base em duas teorias do que seria avaliação uma tratando sobre avaliação mediadora e outra oposta a esta que é uma avaliação classificatória. O estudo chegou ao resultado de que a avaliação na sociologia por vezes é influenciada pelo método avaliativo, e isto deve ser discutido para que tais problemas sejam sanadosWith the pourpose of discussing about de sociology learning evaluation, this work has the main objective to show how the evaluation is being treated by the sociology teachers during the high school in private and public schools, and also how the student is understanding what would be this evaluation. The discussion here treated permeates the idea that the evaluation of the topic sociology should be constructed in a way that the sudent could constructo his own critical thinking and also understanding that, evaluation of his learning it is important for the diagnosis of their difficulties and with those information, solve in the elapse of the subject. Here, it is going to be treated the theme evaluation, with the assistance of its definition based on the main views of Cipiano Luckes and Jussara Hoffman treating evaluation based on two theories of what evaluation is, one of those treating about the mediatory evaluationand the other opposite to that, it is classificatory review. The study cames to the result that the evaluation in sociology, sometimes is influenced by the evaluative method, and this should be discussed, so that such problems can be solved.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Walberto Barbosa da.SILVA, W. B.http://lattes.cnpq.br/8661951334734066SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.FURTADO, Quézia Vila Flor.NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.2013-04-112019-08-13T19:29:56Z2019-08-132019-08-13T19:29:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.nascimentohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do. Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB. 2013. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-27T23:22:03Zoai:localhost:riufcg/5767Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-27T23:22:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
Assessment of learning in sociology: a study in schools in the city of Sumé-PB.
title Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
spellingShingle Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.
Avaliação da aprendizagem
Ensino de sociologia
Sociologia- estudo e ensino
Learning assessment
Sociology Teaching
Sociology- study and teaching
title_short Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
title_full Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
title_fullStr Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
title_sort Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB.
author NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.
author_facet NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Walberto Barbosa da.
SILVA, W. B.
http://lattes.cnpq.br/8661951334734066
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino de sociologia
Sociologia- estudo e ensino
Learning assessment
Sociology Teaching
Sociology- study and teaching
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino de sociologia
Sociologia- estudo e ensino
Learning assessment
Sociology Teaching
Sociology- study and teaching
description Na proposta de discutir sobre a avaliação da aprendizagem na sociologia este escrito tem o objetivo de mostrar como a avaliação vem sendo tratada pelo professor de sociologia no ensino médio de escola publica e privada, e também como o aluno vem compreender o que seria a avaliação. A discussão aqui tratada permeia a idéia de que a avaliação na disciplina de sociologia deve ser construída de forma que o aluno passe a construir seu pensamento crítico e entender que a avaliação de sua aprendizagem é importante para que sejam diagnosticadas as suas dificuldades e com isto saná-las no decorrer do desenvolvimento da disciplina. Aqui será tratado o tema avaliação com o auxilio de sua definição embasada nas principais visões de Cipriano Luckesi e Jussara Hoffman tratando a avaliação com base em duas teorias do que seria avaliação uma tratando sobre avaliação mediadora e outra oposta a esta que é uma avaliação classificatória. O estudo chegou ao resultado de que a avaliação na sociologia por vezes é influenciada pelo método avaliativo, e isto deve ser discutido para que tais problemas sejam sanados
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-11
2019-08-13T19:29:56Z
2019-08-13
2019-08-13T19:29:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do. Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB. 2013. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.nascimento
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
identifier_str_mv NASCIMENTO, Tamyres Dauanna Sousa do. Avaliação da aprendizagem em sociologia: um estudo em escolas do município de Sumé-PB. 2013. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892118478782464