A dimensão política da educação : fundamentos Gramscianos capazes de indicar os limites dos decretos n.2.208/97 e n.5.154/04

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Autor(a) principal: Almeida, Tatiani Maria Garcia de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13497
Resumo: Resumo: A pesquisa em questão tem como objeto os decretos n 228/97 e 5154/4, sendo o primeiro decreto promulgado na época do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, e o último no governo de Luiz Inácio Lula da Silva O Decreto n 228 de 1997 preconizava a educação no Brasil, voltada para os trabalhadores, desvinculada da formação educacional de ênfase mais propedêutica Isto é, tinha como escopo separar o ensino médio do ensino profissional A eleição de um novo governo, tendo a frente Luiz Inácio Lula da Silva, em 22, indicava a possibilidade de novos rumos para a educação Uma das questões que estavam em pauta era a revogação do Decreto n 228/97 Este foi revogado pelo Decreto n 5154/24 que deveria acabar com a proposta dual de ensino e preconizar o Ensino Médio aliado ao Ensino Profissional Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: o que diferencia estes dois decretos? Quais as semelhanças entre eles? Qual o contexto histórico em que foram engendrados? Esses Decretos estão referenciados em uma visão liberal, tecnicista ou politizada? Tem como hipótese também verificar na teoria de Antonio Gramsci se os decretos em questão podem levar a uma concepção de educação integral
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spelling A dimensão política da educação : fundamentos Gramscianos capazes de indicar os limites dos decretos n.2.208/97 e n.5.154/04Educação e EstadoEnsino profissionalEducação integralTrabalhadoresEducaçãoEducational politicsProfessional educationFull educationEducation of worknsEducation and workResumo: A pesquisa em questão tem como objeto os decretos n 228/97 e 5154/4, sendo o primeiro decreto promulgado na época do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, e o último no governo de Luiz Inácio Lula da Silva O Decreto n 228 de 1997 preconizava a educação no Brasil, voltada para os trabalhadores, desvinculada da formação educacional de ênfase mais propedêutica Isto é, tinha como escopo separar o ensino médio do ensino profissional A eleição de um novo governo, tendo a frente Luiz Inácio Lula da Silva, em 22, indicava a possibilidade de novos rumos para a educação Uma das questões que estavam em pauta era a revogação do Decreto n 228/97 Este foi revogado pelo Decreto n 5154/24 que deveria acabar com a proposta dual de ensino e preconizar o Ensino Médio aliado ao Ensino Profissional Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: o que diferencia estes dois decretos? Quais as semelhanças entre eles? Qual o contexto histórico em que foram engendrados? Esses Decretos estão referenciados em uma visão liberal, tecnicista ou politizada? Tem como hipótese também verificar na teoria de Antonio Gramsci se os decretos em questão podem levar a uma concepção de educação integralDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The research in question has as its object the decrees No 228/97 and 5154/4, the first decree issued at the time of the Fernando Henrique Cardoso, and the last under President Luiz Inácio Lula da Silva Decree n 228 of 1997 called for education in Brazil, aimed at workers, detached from the educational emphasis of most workup That is, had the scope to separate the high school vocational education The election of a new government, having to face Luiz Inácio Lula da Silva in 22, indicated the possibility of new directions for education One of the questions that were on the agenda was the repeal of Decree 228/97 This was repealed by Decree 5154/24 that should end with the proposed dual education advocate and ally to the High School Vocational Education Around it, try to answer the following problematization: what differentiates these two decrees? What are the similarities between them? What is the historical context in which they were engendered? These decrees are referenced to a liberal vision, technological or politicized? Its hypothesis also checks on the theory of Antonio Gramsci that the decrees in question can result in a concept of integral educationSantos, Ariovaldo Oliveira dos [Orientador]Angeli, José MárioGuilhermeti, PauloAlmeida, Tatiani Maria Garcia de2024-05-01T14:15:36Z2024-05-01T14:15:36Z2012.0023.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13497porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13497Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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