Percepção dos usuários sobre um serviço de assistência especializada em HIV e AIDS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8581 |
Resumo: | Resumo: A questão da aids no Brasil, tem sido foco de inúmeras reflexões e desafios Dentre eles, destacam-se a preocupação e a atenção com as pessoas que vivem com HIV e aids e seu tratamento Na tentativa de amparar esta população, surgiu o Serviço de Assistência Especializada em HIV e aids (SAE) que oferece atendimento multiprofissional humanizado Primar pelo atendimento das necessidades e das expectativas destes usuários, visando sua satisfação é um dos princípios do SAE Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi o de conhecer a percepção dos usuários sobre o SAE de uma cidade de pequeno porte, em relação aos serviços prestados pelos profissionais e pela instituição A metodologia empregada foi a de abordagem qualitativa, através de entrevistas individuais com um roteiro de perguntas direcionadoras A população de estudo foram os usuários deste SAE, em tratamento antirretroviral, que estavam frequentando o serviço há, no mínimo, um ano Foram realizadas dez entrevistas, os discursos foram gravados e transcritos e a análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo de Bardin Dos resultados emergiram quatro categorias de análise: vivendo com o HIV; descobrindo o serviço de saúde; a organização do serviço de saúde; e o atendimento dos profissionais do serviço A primeira categoria traz a vivência dos usuários após a descoberta da infecção e ao preconceito por ser portador deste vírus A segunda categoria abrange a percepção que os usuários têm, ao conhecer o serviço especializado em HIV/aids, incluindo a forma de recepção, o transporte e a rotina de precisar frequentar o serviço A terceira reúne a visão dos usuários sobre como se estrutura, atualmente, o serviço prestado, no que diz respeito à forma de agendamento, ao tempo de espera, ao dia exclusivo de atendimento, ao espaço físico e ainda traz sugestões para o serviço E por fim, a última categoria mostra como os usuários percebem os atendimentos dispensados pelos profissionais do serviço em diversas áreas: grupo de apoio, atendimento geral, área médica, enfermagem, psicologia, farmácia, laboratório e em relação ao sigilo dos mesmos No geral, as percepções dos usuários em relação ao serviço e ao atendimento dos profissionais foram satisfatórias, destacando o bom acolhimento, a atenção e a humanização Eles percebem como importante os momentos em que podem compartilhar com outros usuários os mesmos sentimentos que estão vivenciando Acreditam no sigilo, mas temem por profissionais não ligados ao serviço, evidenciando o medo do preconceito Surgiram queixas em relação ao espaço físico pequeno e com pouca privacidade; a dificuldade em agendar com outras especialidades; a necessidade constante de justificar sua ausência no trabalho; e ao sentimento de discriminação pelos profissionais de alguns setores Espera-se ainda que esta pesquisa possa contribuir para uma melhora na qualidade das ações de saúde empregadas pelos profissionais deste SAE |
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Percepção dos usuários sobre um serviço de assistência especializada em HIV e AIDSAIDS (Doença)AIDS (Doença)PacientesCuidados primários de saúdeServiços de saúdeAIDS (Disease)Continuum of careAIDS (Disease)PatientsResumo: A questão da aids no Brasil, tem sido foco de inúmeras reflexões e desafios Dentre eles, destacam-se a preocupação e a atenção com as pessoas que vivem com HIV e aids e seu tratamento Na tentativa de amparar esta população, surgiu o Serviço de Assistência Especializada em HIV e aids (SAE) que oferece atendimento multiprofissional humanizado Primar pelo atendimento das necessidades e das expectativas destes usuários, visando sua satisfação é um dos princípios do SAE Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi o de conhecer a percepção dos usuários sobre o SAE de uma cidade de pequeno porte, em relação aos serviços prestados pelos profissionais e pela instituição A metodologia empregada foi a de abordagem qualitativa, através de entrevistas individuais com um roteiro de perguntas direcionadoras A população de estudo foram os usuários deste SAE, em tratamento antirretroviral, que estavam frequentando o serviço há, no mínimo, um ano Foram realizadas dez entrevistas, os discursos foram gravados e transcritos e a análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo de Bardin Dos resultados emergiram quatro categorias de análise: vivendo com o HIV; descobrindo o serviço de saúde; a organização do serviço de saúde; e o atendimento dos profissionais do serviço A primeira categoria traz a vivência dos usuários após a descoberta da infecção e ao preconceito por ser portador deste vírus A segunda categoria abrange a percepção que os usuários têm, ao conhecer o serviço especializado em HIV/aids, incluindo a forma de recepção, o transporte e a rotina de precisar frequentar o serviço A terceira reúne a visão dos usuários sobre como se estrutura, atualmente, o serviço prestado, no que diz respeito à forma de agendamento, ao tempo de espera, ao dia exclusivo de atendimento, ao espaço físico e ainda traz sugestões para o serviço E por fim, a última categoria mostra como os usuários percebem os atendimentos dispensados pelos profissionais do serviço em diversas áreas: grupo de apoio, atendimento geral, área médica, enfermagem, psicologia, farmácia, laboratório e em relação ao sigilo dos mesmos No geral, as percepções dos usuários em relação ao serviço e ao atendimento dos profissionais foram satisfatórias, destacando o bom acolhimento, a atenção e a humanização Eles percebem como importante os momentos em que podem compartilhar com outros usuários os mesmos sentimentos que estão vivenciando Acreditam no sigilo, mas temem por profissionais não ligados ao serviço, evidenciando o medo do preconceito Surgiram queixas em relação ao espaço físico pequeno e com pouca privacidade; a dificuldade em agendar com outras especialidades; a necessidade constante de justificar sua ausência no trabalho; e ao sentimento de discriminação pelos profissionais de alguns setores Espera-se ainda que esta pesquisa possa contribuir para uma melhora na qualidade das ações de saúde empregadas pelos profissionais deste SAEDissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde) Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de SaúdeAbstract: The issue of aids in Brazil has been the focus of numerous debates and challenges Among them stands out the concern and care to people living with HIV and aids and its treatment In an attempt to bolster this population arose Assistance Service Specializing in HIV and aids (SAE), which provides multidisciplinary care humanized Excel at meeting the needs and expectations of users, seeking their satisfaction is one of the principles of SAE In this sense, the objective of this study was to know the users' perception about SAE a small town in relation to services provided by professionals and by the institution The methodology employed was a qualitative approach, through individual interviews with a script of questions driving The study population was the users of SAE in antiretroviral treatment who were attending the service for at least a year Ten interviews were conducted, the speeches were recorded and transcribed and data analysis was performed using the content analysis of Bardin The results highlight four analytical categories: living with HIV, discovering the health service, the organization of the health service and care service professionals The first category brings the experience of users after the discovery of the infection and the prejudice for being carrier of this virus The second category includes the perception that users have to know the specialized HIV/aids, including how to receive, transport and the routine of having to attend the service The third combines the vision of the users on how to structure the service currently provided, as regards the form of scheduling, waiting time, the exclusive day care, physical environment and also makes suggestions for the service Finally, the last category shows how users perceive the care provided by professionals in the service in several areas: support group, general assistance, medical, nursing, psychology, pharmacy, laboratory and compared to the same secrecy Overall, users' perceptions in relation to service and care from health professionals were satisfactory, highlighting the good reception, care, and humanization Realize how important those moments where they can share with others the same feelings they are experiencing They believe in secrecy, but fear not professionally associated with the service, highlighting the fear of discrimination Complaints have arisen in relation to the small space with little privacy, difficulties in scheduling with other specialties, the constant need to justify their absence from work, and feel discriminated against by the professional group It is further expected that this research can contribute to an improvement in the quality of health professionals employed by this SAEMelchior, Regina [Orientador]Oliveira, Magda Lúcia Félix deGaranhani, Mara LúciaGuilherme, Karina Gutierrez da Silva2024-05-01T11:34:52Z2024-05-01T11:34:52Z2010.0020.10.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8581porMestrado ProfissionalGestão de Serviços de SaúdeCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de SaúdeLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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