Saberes da sociologia e das artes visuais : conexões dialógicas numa intervenção pedagógica
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11852 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho procuramos discutir como os diálogos e as conexões de saberes e práticas pedagógicas entre duas áreas do conhecimento, neste caso a Sociologia e as Artes Visuais, podem colaborar com a formação crítica dos estudantes do Ensino Médio Para isto, esta pesquisa, configurada como intervenção pedagógica com estudantes de 1ª série do Ensino Médio e do Curso Técnico Profissional de Formação Docente, de uma escola da rede estadual pública do município de Arapongas, Paraná, buscou registrar os produtos da parceria entre estes dois campos do conhecimento Objetivou-se evidenciar uma possibilidade didático-metodológica no ensino de Sociologia, em torno das reflexões acerca dos eixos “diversidades e desigualdades”, tendo por base o conteúdo “trabalho”, mobilizado através da releitura crítica de obras de artistas brasileiros clássicos (Tarsila do Amaral e Cândido Portinari) e contemporâneos (Rosana Paulino) Para tanto, na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, discutiu as contribuições do ensino das duas disciplinas, testadas em um conjunto de aulas de Sociologia e os resultados dessa mediação pedagógica interdisciplinar, demonstrando na prática docente concreta, como os diálogos entre tais saberes podem mobilizar ainda mais o aprendizado sociológico dos estudantes e ampliar seus repertórios socioculturais Utilizando relatos das aulas de Sociologia, impressões dos estudantes do Ensino Médio, revisão bibliográfica, análise documental, observações e pesquisa participante, esta intervenção pedagógica objetivou contribuir com a demarcação do papel central dessas disciplinas no currículo da Educação Básica, especialmente neste momento histórico de significativos retrocessos para ambas, vivenciados após a publicação da Lei nº 13415/217 no Brasil Teorizando a própria prática docente e analisando-a cientificamente por meio dos aportes ofertados pelo PROFSOCIO, tentamos destacar que além da reflexão crítica para a construção da autonomia e da auto percepção como sujeito coletivo, estas disciplinas possibilitam que os estudantes compreendam, problematizem e conduzam seus papéis ativos e criativos nesta sociedade capitalista desigual Assim, entendemos que cabe à escola mediar os conteúdos necessários para humanizar e incentivar a expressão das subjetividades no jovem estudante, levando-o à desnaturalização, ao estranhamento dos fenômenos sociais e, por consequência, à construção mais significativa dos conhecimentos |
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Saberes da sociologia e das artes visuais : conexões dialógicas numa intervenção pedagógicaSociologiaEstudo e ensinoArtes visuaisPedagogia histórico-críticaSociologyVisual artsHistorical-critical pedagogyStudy and teachingResumo: Neste trabalho procuramos discutir como os diálogos e as conexões de saberes e práticas pedagógicas entre duas áreas do conhecimento, neste caso a Sociologia e as Artes Visuais, podem colaborar com a formação crítica dos estudantes do Ensino Médio Para isto, esta pesquisa, configurada como intervenção pedagógica com estudantes de 1ª série do Ensino Médio e do Curso Técnico Profissional de Formação Docente, de uma escola da rede estadual pública do município de Arapongas, Paraná, buscou registrar os produtos da parceria entre estes dois campos do conhecimento Objetivou-se evidenciar uma possibilidade didático-metodológica no ensino de Sociologia, em torno das reflexões acerca dos eixos “diversidades e desigualdades”, tendo por base o conteúdo “trabalho”, mobilizado através da releitura crítica de obras de artistas brasileiros clássicos (Tarsila do Amaral e Cândido Portinari) e contemporâneos (Rosana Paulino) Para tanto, na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, discutiu as contribuições do ensino das duas disciplinas, testadas em um conjunto de aulas de Sociologia e os resultados dessa mediação pedagógica interdisciplinar, demonstrando na prática docente concreta, como os diálogos entre tais saberes podem mobilizar ainda mais o aprendizado sociológico dos estudantes e ampliar seus repertórios socioculturais Utilizando relatos das aulas de Sociologia, impressões dos estudantes do Ensino Médio, revisão bibliográfica, análise documental, observações e pesquisa participante, esta intervenção pedagógica objetivou contribuir com a demarcação do papel central dessas disciplinas no currículo da Educação Básica, especialmente neste momento histórico de significativos retrocessos para ambas, vivenciados após a publicação da Lei nº 13415/217 no Brasil Teorizando a própria prática docente e analisando-a cientificamente por meio dos aportes ofertados pelo PROFSOCIO, tentamos destacar que além da reflexão crítica para a construção da autonomia e da auto percepção como sujeito coletivo, estas disciplinas possibilitam que os estudantes compreendam, problematizem e conduzam seus papéis ativos e criativos nesta sociedade capitalista desigual Assim, entendemos que cabe à escola mediar os conteúdos necessários para humanizar e incentivar a expressão das subjetividades no jovem estudante, levando-o à desnaturalização, ao estranhamento dos fenômenos sociais e, por consequência, à construção mais significativa dos conhecimentosDissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede NacionalAbstract: In this work we seek to discuss how the dialogs, connections of knowledge, and pedagogical practices between two areas of knowledge (in this case, Sociology and Visual Arts), can collaborate for the benefit and formation of High School students For this reason, this research, set as a pedagogical intervention with students currently in their first year of High School and also coursing a Technical Course in Professional Teacher Education in a State Public School in the city of Arapongas, Paraná, sought to register the product of a partnership between two fields of knowledge The objective of this research is to show a didactic-methodological possibility in the teaching of Sociology, among the reflections of the axes “diversities and inequalities”, based on the content “work”, mobilized through critical reading of classic Brazilian artists work (Tarsila do Amaral and Candido Portinari) and also contemporary artists as Rosana Paulino Consequently, starting from the perspective of Pedagogy History Review, we discussed the contributions of teaching of the two subjects, tested on a set of Sociology classes and the results of interdisciplinary pedagogical mediation, demonstrating in concrete teaching practice, how the dialogues between both knowledge areas can mobilize even more sociological learning for the students and broaden their socio-cultural repertoire Utilizing Sociology classes reports, High School students impressions, literature review, document analysis, observations and participant research, this educational intervention aimed to contribute to demarcate the main role of those subjects in the Basic Education curriculum, especially at this historic time of significant setbacks for both subjects, experienced after the publication of Law nº 13415/217 in Brazil Theorizing the teaching practice itself and analyzing it scientifically through the contributions offered by PROSOCIO, we try to point out that in addition to the critical reflection for the construction of autonomy and self perception as a collective subject, these courses allow students to understand, problematize and conduct their active and creative role in this unequal capitalist society Thus, we understand that it is up to the school to mediate the contents necessary to humanize and encourage the expression of subjectivities in the young student, leading him to denaturalization, strangeness of social phenomena, and consequently to a more significant construction of knowledgeLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Oliveira, Ronaldo Alexandre deAraújo, Angélica Lyra deRezende, Maria José deAulicino, Marcos RodriguesAlves, Ellen Pyles Pereira2024-05-01T13:45:46Z2024-05-01T13:45:46Z2020.0026.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11852porMestrado ProfissionalSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:01Repositório Institucional da UEL - 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