Potencial de implantação de greenways para transporte não motorizado em fundos de vale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Daniela de Castro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12010
Resumo: Resumo: O incentivo ao uso de modos de transporte não motorizados é cada vez mais necessário para reduzir os impactos negativos causados pela atual situação da mobilidade urbana Mas para esse incentivo surtir efeito, são necessárias ações, tais como a criação de infraestruturas seguras e confortáveis para o tráfego de pedestres e ciclistas Esses investimentos poderiam encorajar o uso da caminhada e ciclismo como modo de transporte, pois a oferta de opções convenientes e seguras é um dos objetivos do planejamento de sistemas de transportes O objetivo desse trabalho é avaliar a partir do ponto de vista legal, físico, ambiental e dos moradores e frequentadores da região de estudo, o potencial de implantação de greenways em fundos de vale de áreas urbanas Para isso, o fundo de vale pertencente ao Córrego Água Fresca, na cidade de Londrina/PR, foi selecionado como local de estudo Para realização do trabalho, foi feita a caracterização física e ambiental do local de estudo Os dados coletados no fundo de vale foram comparados com os dados de um trecho de vias urbanas, que foi selecionado abrangendo partes das duas vias mais utilizadas por ciclistas em Londrina, a fim de avaliar se os fundos de vale têm ambiente propício para a circulação de transporte não motorizado Um protótipo foi desenvolvido para coletar dados de parâmetros ambientais, tais como: índice UV; concentração de gases tóxicos na atmosfera, temperatura e umidade do ar Esse protótipo foi desenvolvido por meio da plataforma Arduino Para avaliar o ponto de vista dos moradores e frequentadores do local de estudo foi desenvolvido um projeto conceitual, que foi utilizado para apresentar a proposta à população A partir desse projeto conceitual foi feita uma pesquisa de opinião a respeito da proposta apresentada Os resultados dessa pesquisa mostraram que do ponto de vista legal, é possível implantar uma greenway no local de estudo, seguindo as principais legislações vigentes Do ponto de vista físico, o fundo de vale oferece melhores condições para o tráfego dos pedestres e ciclistas, em termos de topografia do terreno, quando comparado ao trecho urbano Do ponto de vista ambiental, foi possível identificar que o trecho do fundo de vale recebe reduzidos níveis de incidência de raios ultravioletas, que pode ser explicado pela presença da densa vegetação Os resultados da análise das variáveis ambientais gases tóxicos, temperatura e umidade do ar, não foram conclusivos, sendo necessário a realização de mais coletas de dados em estudos futuros A maioria das pessoas concorda com a implantação de greenways em fundos de vale, no entanto há uma preocupação com os efeitos que isso poderia causar para o meio ambiente local Além disso, uma descoberta importante demonstrou que a implantação de uma única via verde, sem conexão com outras ou com outros tipos de infraestrutura para pedestres e ciclistas, não alcançará os objetivos de encorajar o uso de transporte ativo, servindo apenas como um espaço para esporte e lazer
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concentração de gases tóxicos na atmosfera, temperatura e umidade do ar Esse protótipo foi desenvolvido por meio da plataforma Arduino Para avaliar o ponto de vista dos moradores e frequentadores do local de estudo foi desenvolvido um projeto conceitual, que foi utilizado para apresentar a proposta à população A partir desse projeto conceitual foi feita uma pesquisa de opinião a respeito da proposta apresentada Os resultados dessa pesquisa mostraram que do ponto de vista legal, é possível implantar uma greenway no local de estudo, seguindo as principais legislações vigentes Do ponto de vista físico, o fundo de vale oferece melhores condições para o tráfego dos pedestres e ciclistas, em termos de topografia do terreno, quando comparado ao trecho urbano Do ponto de vista ambiental, foi possível identificar que o trecho do fundo de vale recebe reduzidos níveis de incidência de raios ultravioletas, que pode ser explicado pela presença da densa vegetação Os resultados da análise das variáveis ambientais gases tóxicos, temperatura e umidade do ar, não foram conclusivos, sendo necessário a realização de mais coletas de dados em estudos futuros A maioria das pessoas concorda com a implantação de greenways em fundos de vale, no entanto há uma preocupação com os efeitos que isso poderia causar para o meio ambiente local Além disso, uma descoberta importante demonstrou que a implantação de uma única via verde, sem conexão com outras ou com outros tipos de infraestrutura para pedestres e ciclistas, não alcançará os objetivos de encorajar o uso de transporte ativo, servindo apenas como um espaço para esporte e lazerDissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia CivilAbstract: Encouraging the use of non-motorized modes of transport is increasingly necessary to reduce the negative impacts caused by the current situation of urban mobility But for this incentive to take effect, actions are necessary, such as the creation of safe and comfortable infrastructures for pedestrian and cyclist traffic These investments could encourage the use of walking and cycling as a mode of transport, as the provision of convenient and safe options is one of the objectives of planning transport systems The objective of this work is to evaluate, from the legal, physical, environmental point of view and of the residents and regulars of the study region, the potential of implementing greenways in valley bottoms in urban areas For this, the valley fund belonging to the Córrego Água Fresca, in the city of Londrina / PR, was selected as the study site To carry out the work, the physical and environmental characterization of the place of study was carried out The data collected in the valley floor were compared with the data from a section of urban roads, which was selected covering parts of the two roads most used by cyclists in Londrina, in order to assess whether the valley floor has a favorable environment for the circulation of non-motorized transport A prototype was developed to collect data on environmental parameters, such as: UV index; concentration of toxic gases in the atmosphere, temperature and air humidity This prototype was developed using the Arduino platform To assess the point of view of the residents and frequenters of the study site, a conceptual project was developed, which was used to present the proposal to the population Based on this conceptual project, an opinion survey was carried out regarding the proposal presented The results of this research showed that from a legal point of view, it is possible to implement a greenway at the study site, following the main legislation in force From a physical point of view, the valley floor offers better conditions for pedestrian and cyclist traffic, in terms of terrain topography, when compared to the urban stretch From an environmental point of view, it was possible to identify that the stretch of the valley floor receives low levels of incidence of ultraviolet rays, which can be explained by the presence of dense vegetation The results of the analysis of the environmental variables, toxic gases, temperature and air humidity, were not conclusive, requiring further data collections in future studies Most people agree with the implementation of greenways in valley funds, however there is a concern about the effects that this could have on the local environment In addition, an important discovery demonstrated that the implantation of a single greenway, without connection with others or with other types of infrastructure for pedestrians and cyclists, will not achieve the objectives of encouraging the use of active transport, serving only as a space for sport and leisureSilva Junior, Carlos Alberto Prado da [Orientador]Lopes, Deize DiasSousa, Pablo Brilhante deSoares, Daniela de Castro2024-05-01T13:47:13Z2024-05-01T13:47:13Z2021.0026.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12010porMestradoEngenharia CivilCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:39:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:39:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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