Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440 |
Resumo: | Com a atual situação da mobilidade urbana que vivenciamos e com o crescente aumento dos engarrafamentos nas cidades, são necessários investimentos e incentivos ao uso dos meios de transportes não motorizados. Por isso, a criação de infraestruturas seguras voltadas para o transporte ativo pode atrair a população a utilizar outros tipos de meio de transporte. Este trabalho traz a solução para essa problemática através da avaliação a partir do ponto de vista legal, físico e dos moradores e frequentadores da região, do potencial de implantação de greenways em Áreas de Preservação Permanente (APP). A região escolhida para realização deste trabalho foi uma APP localizada entre os bairros Castelo Branco e Brisamar, na cidade de João Pessoa/PB. Foram avaliadas as características físicas do local de estudo e comparadas com as dos trechos urbanos a fim de verificar se o ambiente é propício para a circulação de ciclistas e pedestres. Para a avaliação dos moradores da cidade foi realizada uma pesquisa de opinião online a respeito da implantação da greenway na região. Os resultados da pesquisa apontaram que segundo as principais legislações vigentes é possível a construção da greenway na região de estudo. Em relação a caracterização física, a greenway apresentou maiores vantagens em sua topografia para o tráfego de ciclistas e pedestres quando comparada aos trechos das vias urbanas. De acordo com o resultado da pesquisa de opinião, demonstrou que a maioria dos moradores da cidade que responderam ao questionário são favoráveis à construção da greenway na área de estudo. A área de estudo escolhida possui uma ligação com uma infraestrutura para ciclistas em uma Avenida importante da cidade, o que pode encorajar o uso de transporte ativo, não servindo apenas como um espaço para esporte e lazer. |
id |
UFPB-2_db40b20a2dd4b0d3d7018d77a4c5ebff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25440 |
network_acronym_str |
UFPB-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-11-11T17:34:45Z2022-11-112022-11-11T17:34:45Z2021-07-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440Com a atual situação da mobilidade urbana que vivenciamos e com o crescente aumento dos engarrafamentos nas cidades, são necessários investimentos e incentivos ao uso dos meios de transportes não motorizados. Por isso, a criação de infraestruturas seguras voltadas para o transporte ativo pode atrair a população a utilizar outros tipos de meio de transporte. Este trabalho traz a solução para essa problemática através da avaliação a partir do ponto de vista legal, físico e dos moradores e frequentadores da região, do potencial de implantação de greenways em Áreas de Preservação Permanente (APP). A região escolhida para realização deste trabalho foi uma APP localizada entre os bairros Castelo Branco e Brisamar, na cidade de João Pessoa/PB. Foram avaliadas as características físicas do local de estudo e comparadas com as dos trechos urbanos a fim de verificar se o ambiente é propício para a circulação de ciclistas e pedestres. Para a avaliação dos moradores da cidade foi realizada uma pesquisa de opinião online a respeito da implantação da greenway na região. Os resultados da pesquisa apontaram que segundo as principais legislações vigentes é possível a construção da greenway na região de estudo. Em relação a caracterização física, a greenway apresentou maiores vantagens em sua topografia para o tráfego de ciclistas e pedestres quando comparada aos trechos das vias urbanas. De acordo com o resultado da pesquisa de opinião, demonstrou que a maioria dos moradores da cidade que responderam ao questionário são favoráveis à construção da greenway na área de estudo. A área de estudo escolhida possui uma ligação com uma infraestrutura para ciclistas em uma Avenida importante da cidade, o que pode encorajar o uso de transporte ativo, não servindo apenas como um espaço para esporte e lazer.With the current situation of urban mobility that we are experiencing and with the growing increase in traffic jams in cities, investments and incentives for the use of nonmotorized means of transport are needed. Therefore, the creation of safe infrastructure aimed at active transport can attract the population to use other types of transport.This work brings a solution to this problem by evaluating, from the legal, physical and local residents' and regulars point of view, the potential for the implementation of greenways in Permanent Preservation Areas (APP). The region chosen for this work was an APP located between the Castelo Branco and Brisamar neighborhoods, in the city of João Pessoa/PB. The physical characteristics of the study site were evaluated and compared with those of urban stretches in order to verify if the environment is suitable for the circulation of cyclists and pedestrians. For the evaluation of the city's residents, an online opinion survey was carried out regarding the implementation of the greenway in the region. The survey results showed that, according to the main legislation in force, it is possible to build the greenway in the study region. Regarding physical characterization, the greenway presented greater advantages in its topography for cyclists and pedestrians traffic when compared to sections of urban roads. According to the results of the opinion poll, it showed that the majority of city residents who answered the questionnaire are in favor of building a greenway in the study area. The chosen study area has a connection with an infrastructure for cyclists on an important avenue in the city, which can encourage the use of active transport, not just serving as a space for sport and leisure.Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-11-11T17:34:45Z No. of bitstreams: 1 Potencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf: 1576317 bytes, checksum: 7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-11T17:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Potencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf: 1576317 bytes, checksum: 7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-09porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia Civil e AmbientalCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILGreenwayMobilidade sustentávelInfraestrutura cicloviáriaTransporte não-motorizadoPotencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSousa, Pablo Brilhante deGomes, Yasmin Cavalcanti de Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf.txtPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf.txtExtracted texttext/plain81926https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/3/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf.txtf9a076f2d391976791d180678e7387b1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdfPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdfapplication/pdf1576317https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/1/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2MD51123456789/254402022-11-12 03:07:59.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Repositório InstitucionalPUB |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
title |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
spellingShingle |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Greenway Mobilidade sustentável Infraestrutura cicloviária Transporte não-motorizado |
title_short |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
title_full |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
title_fullStr |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
title_full_unstemmed |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
title_sort |
Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB |
author |
Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda |
author_facet |
Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sousa, Pablo Brilhante de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda |
contributor_str_mv |
Sousa, Pablo Brilhante de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Greenway Mobilidade sustentável Infraestrutura cicloviária Transporte não-motorizado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Greenway Mobilidade sustentável Infraestrutura cicloviária Transporte não-motorizado |
description |
Com a atual situação da mobilidade urbana que vivenciamos e com o crescente aumento dos engarrafamentos nas cidades, são necessários investimentos e incentivos ao uso dos meios de transportes não motorizados. Por isso, a criação de infraestruturas seguras voltadas para o transporte ativo pode atrair a população a utilizar outros tipos de meio de transporte. Este trabalho traz a solução para essa problemática através da avaliação a partir do ponto de vista legal, físico e dos moradores e frequentadores da região, do potencial de implantação de greenways em Áreas de Preservação Permanente (APP). A região escolhida para realização deste trabalho foi uma APP localizada entre os bairros Castelo Branco e Brisamar, na cidade de João Pessoa/PB. Foram avaliadas as características físicas do local de estudo e comparadas com as dos trechos urbanos a fim de verificar se o ambiente é propício para a circulação de ciclistas e pedestres. Para a avaliação dos moradores da cidade foi realizada uma pesquisa de opinião online a respeito da implantação da greenway na região. Os resultados da pesquisa apontaram que segundo as principais legislações vigentes é possível a construção da greenway na região de estudo. Em relação a caracterização física, a greenway apresentou maiores vantagens em sua topografia para o tráfego de ciclistas e pedestres quando comparada aos trechos das vias urbanas. De acordo com o resultado da pesquisa de opinião, demonstrou que a maioria dos moradores da cidade que responderam ao questionário são favoráveis à construção da greenway na área de estudo. A área de estudo escolhida possui uma ligação com uma infraestrutura para ciclistas em uma Avenida importante da cidade, o que pode encorajar o uso de transporte ativo, não servindo apenas como um espaço para esporte e lazer. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T17:34:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11 2022-11-11T17:34:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440 |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPB |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia Civil e Ambiental |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPB |
collection |
Repositório Institucional da UFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/3/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/2/license.txt https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/1/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9a076f2d391976791d180678e7387b1 e20ac18e101915e6935b82a641b985c0 7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777562273499316224 |