Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440
Resumo: Com a atual situação da mobilidade urbana que vivenciamos e com o crescente aumento dos engarrafamentos nas cidades, são necessários investimentos e incentivos ao uso dos meios de transportes não motorizados. Por isso, a criação de infraestruturas seguras voltadas para o transporte ativo pode atrair a população a utilizar outros tipos de meio de transporte. Este trabalho traz a solução para essa problemática através da avaliação a partir do ponto de vista legal, físico e dos moradores e frequentadores da região, do potencial de implantação de greenways em Áreas de Preservação Permanente (APP). A região escolhida para realização deste trabalho foi uma APP localizada entre os bairros Castelo Branco e Brisamar, na cidade de João Pessoa/PB. Foram avaliadas as características físicas do local de estudo e comparadas com as dos trechos urbanos a fim de verificar se o ambiente é propício para a circulação de ciclistas e pedestres. Para a avaliação dos moradores da cidade foi realizada uma pesquisa de opinião online a respeito da implantação da greenway na região. Os resultados da pesquisa apontaram que segundo as principais legislações vigentes é possível a construção da greenway na região de estudo. Em relação a caracterização física, a greenway apresentou maiores vantagens em sua topografia para o tráfego de ciclistas e pedestres quando comparada aos trechos das vias urbanas. De acordo com o resultado da pesquisa de opinião, demonstrou que a maioria dos moradores da cidade que responderam ao questionário são favoráveis à construção da greenway na área de estudo. A área de estudo escolhida possui uma ligação com uma infraestrutura para ciclistas em uma Avenida importante da cidade, o que pode encorajar o uso de transporte ativo, não servindo apenas como um espaço para esporte e lazer.
id UFPB-2_db40b20a2dd4b0d3d7018d77a4c5ebff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/25440
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2022-11-11T17:34:45Z2022-11-112022-11-11T17:34:45Z2021-07-09https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440Com a atual situação da mobilidade urbana que vivenciamos e com o crescente aumento dos engarrafamentos nas cidades, são necessários investimentos e incentivos ao uso dos meios de transportes não motorizados. Por isso, a criação de infraestruturas seguras voltadas para o transporte ativo pode atrair a população a utilizar outros tipos de meio de transporte. Este trabalho traz a solução para essa problemática através da avaliação a partir do ponto de vista legal, físico e dos moradores e frequentadores da região, do potencial de implantação de greenways em Áreas de Preservação Permanente (APP). A região escolhida para realização deste trabalho foi uma APP localizada entre os bairros Castelo Branco e Brisamar, na cidade de João Pessoa/PB. Foram avaliadas as características físicas do local de estudo e comparadas com as dos trechos urbanos a fim de verificar se o ambiente é propício para a circulação de ciclistas e pedestres. Para a avaliação dos moradores da cidade foi realizada uma pesquisa de opinião online a respeito da implantação da greenway na região. Os resultados da pesquisa apontaram que segundo as principais legislações vigentes é possível a construção da greenway na região de estudo. Em relação a caracterização física, a greenway apresentou maiores vantagens em sua topografia para o tráfego de ciclistas e pedestres quando comparada aos trechos das vias urbanas. De acordo com o resultado da pesquisa de opinião, demonstrou que a maioria dos moradores da cidade que responderam ao questionário são favoráveis à construção da greenway na área de estudo. A área de estudo escolhida possui uma ligação com uma infraestrutura para ciclistas em uma Avenida importante da cidade, o que pode encorajar o uso de transporte ativo, não servindo apenas como um espaço para esporte e lazer.With the current situation of urban mobility that we are experiencing and with the growing increase in traffic jams in cities, investments and incentives for the use of nonmotorized means of transport are needed. Therefore, the creation of safe infrastructure aimed at active transport can attract the population to use other types of transport.This work brings a solution to this problem by evaluating, from the legal, physical and local residents' and regulars point of view, the potential for the implementation of greenways in Permanent Preservation Areas (APP). The region chosen for this work was an APP located between the Castelo Branco and Brisamar neighborhoods, in the city of João Pessoa/PB. The physical characteristics of the study site were evaluated and compared with those of urban stretches in order to verify if the environment is suitable for the circulation of cyclists and pedestrians. For the evaluation of the city's residents, an online opinion survey was carried out regarding the implementation of the greenway in the region. The survey results showed that, according to the main legislation in force, it is possible to build the greenway in the study region. Regarding physical characterization, the greenway presented greater advantages in its topography for cyclists and pedestrians traffic when compared to sections of urban roads. According to the results of the opinion poll, it showed that the majority of city residents who answered the questionnaire are in favor of building a greenway in the study area. The chosen study area has a connection with an infrastructure for cyclists on an important avenue in the city, which can encourage the use of active transport, not just serving as a space for sport and leisure.Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2022-11-11T17:34:45Z No. of bitstreams: 1 Potencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf: 1576317 bytes, checksum: 7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-11T17:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Potencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf: 1576317 bytes, checksum: 7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-09porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEngenharia Civil e AmbientalCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILGreenwayMobilidade sustentávelInfraestrutura cicloviáriaTransporte não-motorizadoPotencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSousa, Pablo Brilhante deGomes, Yasmin Cavalcanti de Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf.txtPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdf.txtExtracted texttext/plain81926https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/3/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf.txtf9a076f2d391976791d180678e7387b1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/2/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD52ORIGINALPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdfPotencial de implantação de Greenways em João Pessoa - PB.pdfapplication/pdf1576317https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/1/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2MD51123456789/254402022-11-12 03:07:59.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
title Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
spellingShingle Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Greenway
Mobilidade sustentável
Infraestrutura cicloviária
Transporte não-motorizado
title_short Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
title_full Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
title_fullStr Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
title_full_unstemmed Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
title_sort Potencial de Implantação de Greenways em João Pessoa - PB
author Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda
author_facet Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Pablo Brilhante de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Yasmin Cavalcanti de Arruda
contributor_str_mv Sousa, Pablo Brilhante de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Greenway
Mobilidade sustentável
Infraestrutura cicloviária
Transporte não-motorizado
dc.subject.por.fl_str_mv Greenway
Mobilidade sustentável
Infraestrutura cicloviária
Transporte não-motorizado
description Com a atual situação da mobilidade urbana que vivenciamos e com o crescente aumento dos engarrafamentos nas cidades, são necessários investimentos e incentivos ao uso dos meios de transportes não motorizados. Por isso, a criação de infraestruturas seguras voltadas para o transporte ativo pode atrair a população a utilizar outros tipos de meio de transporte. Este trabalho traz a solução para essa problemática através da avaliação a partir do ponto de vista legal, físico e dos moradores e frequentadores da região, do potencial de implantação de greenways em Áreas de Preservação Permanente (APP). A região escolhida para realização deste trabalho foi uma APP localizada entre os bairros Castelo Branco e Brisamar, na cidade de João Pessoa/PB. Foram avaliadas as características físicas do local de estudo e comparadas com as dos trechos urbanos a fim de verificar se o ambiente é propício para a circulação de ciclistas e pedestres. Para a avaliação dos moradores da cidade foi realizada uma pesquisa de opinião online a respeito da implantação da greenway na região. Os resultados da pesquisa apontaram que segundo as principais legislações vigentes é possível a construção da greenway na região de estudo. Em relação a caracterização física, a greenway apresentou maiores vantagens em sua topografia para o tráfego de ciclistas e pedestres quando comparada aos trechos das vias urbanas. De acordo com o resultado da pesquisa de opinião, demonstrou que a maioria dos moradores da cidade que responderam ao questionário são favoráveis à construção da greenway na área de estudo. A área de estudo escolhida possui uma ligação com uma infraestrutura para ciclistas em uma Avenida importante da cidade, o que pode encorajar o uso de transporte ativo, não servindo apenas como um espaço para esporte e lazer.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T17:34:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11
2022-11-11T17:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Civil e Ambiental
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/3/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/2/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25440/1/Potencial%20de%20implanta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Greenways%20em%20Jo%c3%a3o%20Pessoa%20-%20PB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f9a076f2d391976791d180678e7387b1
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
7239839d552d1802f9207a9d6c9211b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562273499316224