Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martelozo, Daniele Peres da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13704
Resumo: Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, teórica e com inspiração na perspectiva especulativa Partindo do quadro teórico de David Tall, denominado de “Três Mundos da Matemática”, trazemos discussões dessa perspectiva teórica, sobretudo de um conceito central, intitulado “já-encontrado”, por ser esse conceito referente às experiências anteriores dos indivíduos na aprendizagem da Matemática, bem como aos efeitos dessas experiências na aprendizagem atual e/ou futura Com esse estudo, surgiu a possibilidade de uma discussão sobre possíveis interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos no processo de aprendizagem da Matemática, assim como aos “já-encontrados” atrelados ao domínio afetivo Nesse caminho, nosso interesse voltou-se para a discussão de possibilidades de interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos na aprendizagem da Matemática e em caracterizar elementos que constituem essa relação mútua: este, o objetivo desta tese Para tanto, realizamos dois levantamentos bibliográficos no que se refere à Educação Matemática: um sobre pesquisas que envolvem o quadro dos Três Mundos da Matemática e outro com pesquisas que envolvem o domínio afetivo Para discutir elementos do domínio afetivo, os autores Valerie DeBellis e Gerald Goldin, sustentam nossas discussões, apresentando a afetividade como um sistema interno com função representacional, especialmente, referente ao conceito denominado de meta-afeto Como primeira produção, uma extensão ao conceito de “já-encontrado”, trazemos o termo “já-encontrado afetivo” Num segundo momento, construímos uma caracterização para uma possibilidade de relação mútua entre elementos dos domínios cognitivo e afetivo na aprendizagem da Matemática Finalizando, trazemos um contexto hipotético na aprendizagem da Matemática, a fim de evidenciar essa relação e possibilitar maiores entendimentos a respeito de interações desses elementos na aprendizagem da Matemática Partindo dessas discussões e construções, com esse estudo, enfatizamos a presença ativa e a influência de elementos cognitivos e de elementos afetivos na aprendizagem da Matemática, bem como a necessidade de avançar em pesquisas que problematizem relações entre esses elementos, permitindo a abertura de possibilidades que gerem frutos quanto ao desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes Faz-se necessário que haja investigações envolvendo também aspectos do domínio afetivo a fim de trazer indicativos pertinentes para o processo de aprendizagem da Matemática dos indivíduos, proporcionando avanços para a Educação Matemática
id UEL_2258a9e94595bd307cc1af5d6e47ee0d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13704
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoCogniçãoAfetividadeStudy and teachingCognitionMathematicsResumo: Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, teórica e com inspiração na perspectiva especulativa Partindo do quadro teórico de David Tall, denominado de “Três Mundos da Matemática”, trazemos discussões dessa perspectiva teórica, sobretudo de um conceito central, intitulado “já-encontrado”, por ser esse conceito referente às experiências anteriores dos indivíduos na aprendizagem da Matemática, bem como aos efeitos dessas experiências na aprendizagem atual e/ou futura Com esse estudo, surgiu a possibilidade de uma discussão sobre possíveis interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos no processo de aprendizagem da Matemática, assim como aos “já-encontrados” atrelados ao domínio afetivo Nesse caminho, nosso interesse voltou-se para a discussão de possibilidades de interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos na aprendizagem da Matemática e em caracterizar elementos que constituem essa relação mútua: este, o objetivo desta tese Para tanto, realizamos dois levantamentos bibliográficos no que se refere à Educação Matemática: um sobre pesquisas que envolvem o quadro dos Três Mundos da Matemática e outro com pesquisas que envolvem o domínio afetivo Para discutir elementos do domínio afetivo, os autores Valerie DeBellis e Gerald Goldin, sustentam nossas discussões, apresentando a afetividade como um sistema interno com função representacional, especialmente, referente ao conceito denominado de meta-afeto Como primeira produção, uma extensão ao conceito de “já-encontrado”, trazemos o termo “já-encontrado afetivo” Num segundo momento, construímos uma caracterização para uma possibilidade de relação mútua entre elementos dos domínios cognitivo e afetivo na aprendizagem da Matemática Finalizando, trazemos um contexto hipotético na aprendizagem da Matemática, a fim de evidenciar essa relação e possibilitar maiores entendimentos a respeito de interações desses elementos na aprendizagem da Matemática Partindo dessas discussões e construções, com esse estudo, enfatizamos a presença ativa e a influência de elementos cognitivos e de elementos afetivos na aprendizagem da Matemática, bem como a necessidade de avançar em pesquisas que problematizem relações entre esses elementos, permitindo a abertura de possibilidades que gerem frutos quanto ao desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes Faz-se necessário que haja investigações envolvendo também aspectos do domínio afetivo a fim de trazer indicativos pertinentes para o processo de aprendizagem da Matemática dos indivíduos, proporcionando avanços para a Educação MatemáticaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research is characterized as qualitative, theoretical and with inspiration in the speculative perspective From the theoretical framework of David Tall, called "Three Worlds of Mathematics", we bring discussions of this theoretical perspective, especially of a central concept, entitled "met-before", as this concept refers to the previous experiences of individuals in learning Mathematics , as well as the effects of these experiences on current and/or future learning With this study, the possibility arose of a discussion about possible interactions between cognitive elements and affective elements in the learning process of Mathematics, as well as to the "met-befores" linked to the affective domain In this way, our interest turned to the discussion of possibilities of interactions between cognitive elements and affective elements in the learning of Mathematics and in characterizing elements that constitute this mutual relation: this, the objective of this thesis To do so, we conducted two bibliographical surveys regarding Mathematics Education: one on research involving the Three Worlds of Mathematics and the other with research involving the affective domain To discuss elements of the affective domain, the authors Valerie DeBellis and Gerald Goldin, sustain our discussions, presenting the affectivity as an internal system with representational function, especially, referring to the concept denominated meta-affect As the first production, an extension to the concept of "met-before", we bring the term "affective met-before " In a second moment, we constructed a characterization for a possibility of mutual relation between elements of the cognitive and affective domains in the learning of Mathematics Finally, we bring a hypothetical context in the learning of Mathematics, in order to highlight this relationship and make possible greater understandings regarding the interactions of these elements in the learning of Mathematics Based on these discussions and constructions, this study emphasizes the active presence and influence of cognitive elements and affective elements in the learning of Mathematics, as well as the need to advance in researches that problematize relationships between these elements, allowing the opening of possibilities that bear fruit in the development of students' mathematical thinking It is necessary that there be investigations also involving aspects of the affective domain in order to bring indicatives pertinent to the process of learning the Mathematics of the individuals, providing advances in Mathematics EducationSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Elias, Henrique RizekDalto, Jader OtávioSchastai, Marta BurdaLima, Rosana Nogueira deMartelozo, Daniele Peres da Silva2024-05-01T14:17:40Z2024-05-01T14:17:40Z2019.0027.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13704porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:47:48Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:47:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
title Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
spellingShingle Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
Martelozo, Daniele Peres da Silva
Matemática
Estudo e ensino
Cognição
Afetividade
Study and teaching
Cognition
Mathematics
title_short Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
title_full Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
title_fullStr Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
title_sort Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
author Martelozo, Daniele Peres da Silva
author_facet Martelozo, Daniele Peres da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]
Elias, Henrique Rizek
Dalto, Jader Otávio
Schastai, Marta Burda
Lima, Rosana Nogueira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Martelozo, Daniele Peres da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Cognição
Afetividade
Study and teaching
Cognition
Mathematics
topic Matemática
Estudo e ensino
Cognição
Afetividade
Study and teaching
Cognition
Mathematics
description Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, teórica e com inspiração na perspectiva especulativa Partindo do quadro teórico de David Tall, denominado de “Três Mundos da Matemática”, trazemos discussões dessa perspectiva teórica, sobretudo de um conceito central, intitulado “já-encontrado”, por ser esse conceito referente às experiências anteriores dos indivíduos na aprendizagem da Matemática, bem como aos efeitos dessas experiências na aprendizagem atual e/ou futura Com esse estudo, surgiu a possibilidade de uma discussão sobre possíveis interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos no processo de aprendizagem da Matemática, assim como aos “já-encontrados” atrelados ao domínio afetivo Nesse caminho, nosso interesse voltou-se para a discussão de possibilidades de interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos na aprendizagem da Matemática e em caracterizar elementos que constituem essa relação mútua: este, o objetivo desta tese Para tanto, realizamos dois levantamentos bibliográficos no que se refere à Educação Matemática: um sobre pesquisas que envolvem o quadro dos Três Mundos da Matemática e outro com pesquisas que envolvem o domínio afetivo Para discutir elementos do domínio afetivo, os autores Valerie DeBellis e Gerald Goldin, sustentam nossas discussões, apresentando a afetividade como um sistema interno com função representacional, especialmente, referente ao conceito denominado de meta-afeto Como primeira produção, uma extensão ao conceito de “já-encontrado”, trazemos o termo “já-encontrado afetivo” Num segundo momento, construímos uma caracterização para uma possibilidade de relação mútua entre elementos dos domínios cognitivo e afetivo na aprendizagem da Matemática Finalizando, trazemos um contexto hipotético na aprendizagem da Matemática, a fim de evidenciar essa relação e possibilitar maiores entendimentos a respeito de interações desses elementos na aprendizagem da Matemática Partindo dessas discussões e construções, com esse estudo, enfatizamos a presença ativa e a influência de elementos cognitivos e de elementos afetivos na aprendizagem da Matemática, bem como a necessidade de avançar em pesquisas que problematizem relações entre esses elementos, permitindo a abertura de possibilidades que gerem frutos quanto ao desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes Faz-se necessário que haja investigações envolvendo também aspectos do domínio afetivo a fim de trazer indicativos pertinentes para o processo de aprendizagem da Matemática dos indivíduos, proporcionando avanços para a Educação Matemática
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2024-05-01T14:17:40Z
2024-05-01T14:17:40Z
27.02.2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13704
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654572063850496