Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13704 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, teórica e com inspiração na perspectiva especulativa Partindo do quadro teórico de David Tall, denominado de “Três Mundos da Matemática”, trazemos discussões dessa perspectiva teórica, sobretudo de um conceito central, intitulado “já-encontrado”, por ser esse conceito referente às experiências anteriores dos indivíduos na aprendizagem da Matemática, bem como aos efeitos dessas experiências na aprendizagem atual e/ou futura Com esse estudo, surgiu a possibilidade de uma discussão sobre possíveis interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos no processo de aprendizagem da Matemática, assim como aos “já-encontrados” atrelados ao domínio afetivo Nesse caminho, nosso interesse voltou-se para a discussão de possibilidades de interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos na aprendizagem da Matemática e em caracterizar elementos que constituem essa relação mútua: este, o objetivo desta tese Para tanto, realizamos dois levantamentos bibliográficos no que se refere à Educação Matemática: um sobre pesquisas que envolvem o quadro dos Três Mundos da Matemática e outro com pesquisas que envolvem o domínio afetivo Para discutir elementos do domínio afetivo, os autores Valerie DeBellis e Gerald Goldin, sustentam nossas discussões, apresentando a afetividade como um sistema interno com função representacional, especialmente, referente ao conceito denominado de meta-afeto Como primeira produção, uma extensão ao conceito de “já-encontrado”, trazemos o termo “já-encontrado afetivo” Num segundo momento, construímos uma caracterização para uma possibilidade de relação mútua entre elementos dos domínios cognitivo e afetivo na aprendizagem da Matemática Finalizando, trazemos um contexto hipotético na aprendizagem da Matemática, a fim de evidenciar essa relação e possibilitar maiores entendimentos a respeito de interações desses elementos na aprendizagem da Matemática Partindo dessas discussões e construções, com esse estudo, enfatizamos a presença ativa e a influência de elementos cognitivos e de elementos afetivos na aprendizagem da Matemática, bem como a necessidade de avançar em pesquisas que problematizem relações entre esses elementos, permitindo a abertura de possibilidades que gerem frutos quanto ao desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes Faz-se necessário que haja investigações envolvendo também aspectos do domínio afetivo a fim de trazer indicativos pertinentes para o processo de aprendizagem da Matemática dos indivíduos, proporcionando avanços para a Educação Matemática |
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Interações entre cognição e afetividade na aprendizagem da matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoCogniçãoAfetividadeStudy and teachingCognitionMathematicsResumo: Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, teórica e com inspiração na perspectiva especulativa Partindo do quadro teórico de David Tall, denominado de “Três Mundos da Matemática”, trazemos discussões dessa perspectiva teórica, sobretudo de um conceito central, intitulado “já-encontrado”, por ser esse conceito referente às experiências anteriores dos indivíduos na aprendizagem da Matemática, bem como aos efeitos dessas experiências na aprendizagem atual e/ou futura Com esse estudo, surgiu a possibilidade de uma discussão sobre possíveis interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos no processo de aprendizagem da Matemática, assim como aos “já-encontrados” atrelados ao domínio afetivo Nesse caminho, nosso interesse voltou-se para a discussão de possibilidades de interações entre elementos cognitivos e elementos afetivos na aprendizagem da Matemática e em caracterizar elementos que constituem essa relação mútua: este, o objetivo desta tese Para tanto, realizamos dois levantamentos bibliográficos no que se refere à Educação Matemática: um sobre pesquisas que envolvem o quadro dos Três Mundos da Matemática e outro com pesquisas que envolvem o domínio afetivo Para discutir elementos do domínio afetivo, os autores Valerie DeBellis e Gerald Goldin, sustentam nossas discussões, apresentando a afetividade como um sistema interno com função representacional, especialmente, referente ao conceito denominado de meta-afeto Como primeira produção, uma extensão ao conceito de “já-encontrado”, trazemos o termo “já-encontrado afetivo” Num segundo momento, construímos uma caracterização para uma possibilidade de relação mútua entre elementos dos domínios cognitivo e afetivo na aprendizagem da Matemática Finalizando, trazemos um contexto hipotético na aprendizagem da Matemática, a fim de evidenciar essa relação e possibilitar maiores entendimentos a respeito de interações desses elementos na aprendizagem da Matemática Partindo dessas discussões e construções, com esse estudo, enfatizamos a presença ativa e a influência de elementos cognitivos e de elementos afetivos na aprendizagem da Matemática, bem como a necessidade de avançar em pesquisas que problematizem relações entre esses elementos, permitindo a abertura de possibilidades que gerem frutos quanto ao desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes Faz-se necessário que haja investigações envolvendo também aspectos do domínio afetivo a fim de trazer indicativos pertinentes para o processo de aprendizagem da Matemática dos indivíduos, proporcionando avanços para a Educação MatemáticaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research is characterized as qualitative, theoretical and with inspiration in the speculative perspective From the theoretical framework of David Tall, called "Three Worlds of Mathematics", we bring discussions of this theoretical perspective, especially of a central concept, entitled "met-before", as this concept refers to the previous experiences of individuals in learning Mathematics , as well as the effects of these experiences on current and/or future learning With this study, the possibility arose of a discussion about possible interactions between cognitive elements and affective elements in the learning process of Mathematics, as well as to the "met-befores" linked to the affective domain In this way, our interest turned to the discussion of possibilities of interactions between cognitive elements and affective elements in the learning of Mathematics and in characterizing elements that constitute this mutual relation: this, the objective of this thesis To do so, we conducted two bibliographical surveys regarding Mathematics Education: one on research involving the Three Worlds of Mathematics and the other with research involving the affective domain To discuss elements of the affective domain, the authors Valerie DeBellis and Gerald Goldin, sustain our discussions, presenting the affectivity as an internal system with representational function, especially, referring to the concept denominated meta-affect As the first production, an extension to the concept of "met-before", we bring the term "affective met-before " In a second moment, we constructed a characterization for a possibility of mutual relation between elements of the cognitive and affective domains in the learning of Mathematics Finally, we bring a hypothetical context in the learning of Mathematics, in order to highlight this relationship and make possible greater understandings regarding the interactions of these elements in the learning of Mathematics Based on these discussions and constructions, this study emphasizes the active presence and influence of cognitive elements and affective elements in the learning of Mathematics, as well as the need to advance in researches that problematize relationships between these elements, allowing the opening of possibilities that bear fruit in the development of students' mathematical thinking It is necessary that there be investigations also involving aspects of the affective domain in order to bring indicatives pertinent to the process of learning the Mathematics of the individuals, providing advances in Mathematics EducationSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Elias, Henrique RizekDalto, Jader OtávioSchastai, Marta BurdaLima, Rosana Nogueira deMartelozo, Daniele Peres da Silva2024-05-01T14:17:40Z2024-05-01T14:17:40Z2019.0027.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13704porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - 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