Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrogi, Lucas Dias Martinez
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13297
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar dois discursos sobre o nacionalismo musical produzidos nas décadas de 192 e 194 Esses discursos mantiveram diálogos com as concepções de arte e nação brasileira anteriores, forjadas, em boa parte, pelo romantismo brasileiro da segunda metade do século XIX Em meio às discussões sobre o nacionalismo musical no Brasil, surgiram, em contextos distintos, primeiramente com Mário de Andrade durante a década de 192, e, posteriormente, com os membros do grupo Música Viva, por volta dos anos de 194, duas concepções de música nacional específicas as quais, mesmo divergindo em muitos aspectos, se aproximavam em tantos outros e evidenciavam o tenso diálogo travado entre esses grupos bem como as permanências e rupturas presentes em suas falas
id UEL_228e735780446c40b9d4014c8fc9a62b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13297
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)Nacionalismo na músicaBrasilRomantismo na músicaBrasilHistória socialNationalism in musicRomanticism in musicSocial historyBrazilResumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar dois discursos sobre o nacionalismo musical produzidos nas décadas de 192 e 194 Esses discursos mantiveram diálogos com as concepções de arte e nação brasileira anteriores, forjadas, em boa parte, pelo romantismo brasileiro da segunda metade do século XIX Em meio às discussões sobre o nacionalismo musical no Brasil, surgiram, em contextos distintos, primeiramente com Mário de Andrade durante a década de 192, e, posteriormente, com os membros do grupo Música Viva, por volta dos anos de 194, duas concepções de música nacional específicas as quais, mesmo divergindo em muitos aspectos, se aproximavam em tantos outros e evidenciavam o tenso diálogo travado entre esses grupos bem como as permanências e rupturas presentes em suas falasDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: The current work aims to analyze two discussions regarding musical nationalism produced between 192 and 194 These discussions maintained dialogues with the concepts of art and earlier Brazilian nation, forged largely by Brazilian romanticism of the second half of the nineteenth century Amid discussions of musical nationalism in Brazil were, in different contexts, firstly Mario de Andrade during the 192s and later on with members of the group Música Viva around 194, two specific concepts of national music that, although diverging in many aspects, resembled in many others and showed the tense dialogue locked between these two groups as well as the continuities and ruptures present in their talksSouza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]Augusto, Antônio JoséArias Neto, José MiguelAmbrogi, Lucas Dias Martinez2024-05-01T14:11:42Z2024-05-01T14:11:42Z2012.0030.03.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13297porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13297Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
title Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
spellingShingle Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
Ambrogi, Lucas Dias Martinez
Nacionalismo na música
Brasil
Romantismo na música
Brasil
História social
Nationalism in music
Romanticism in music
Social history
Brazil
title_short Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
title_full Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
title_fullStr Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
title_full_unstemmed Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
title_sort Tensões sonoras : embates entre dois discursos sobre o nacionalismo musical no Brasil : Mário de Andrade e o grupo música viva (1920-1950)
author Ambrogi, Lucas Dias Martinez
author_facet Ambrogi, Lucas Dias Martinez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]
Augusto, Antônio José
Arias Neto, José Miguel
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrogi, Lucas Dias Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Nacionalismo na música
Brasil
Romantismo na música
Brasil
História social
Nationalism in music
Romanticism in music
Social history
Brazil
topic Nacionalismo na música
Brasil
Romantismo na música
Brasil
História social
Nationalism in music
Romanticism in music
Social history
Brazil
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar dois discursos sobre o nacionalismo musical produzidos nas décadas de 192 e 194 Esses discursos mantiveram diálogos com as concepções de arte e nação brasileira anteriores, forjadas, em boa parte, pelo romantismo brasileiro da segunda metade do século XIX Em meio às discussões sobre o nacionalismo musical no Brasil, surgiram, em contextos distintos, primeiramente com Mário de Andrade durante a década de 192, e, posteriormente, com os membros do grupo Música Viva, por volta dos anos de 194, duas concepções de música nacional específicas as quais, mesmo divergindo em muitos aspectos, se aproximavam em tantos outros e evidenciavam o tenso diálogo travado entre esses grupos bem como as permanências e rupturas presentes em suas falas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:11:42Z
2024-05-01T14:11:42Z
30.03.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13297
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823299419504640