A formação de professores na perspectiva ontológica do trabalho na escola : considerações no contexto do curso de geografia na Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, José Alexandre
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11238
Resumo: Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa: Saberes e Práticas do núcleo Formação de Professores A problemática aborda a formação de professores no Brasil e especificamente a formação do professor de Geografia e a mediação de conhecimentos no âmbito ético-político Considerando essas especificidades, o objetivo desta pesquisa é compreender a licenciatura em Geografia e a questão da formação ontológica do ser professor, a fim de identificar a relação dessa formação com a preparação para o mundo do trabalho desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina Buscando contribuir com as discussões relativas à profissionalização docente, justifica-se que a relevância desse estudo está no fato de que o futuro professor, consciente da ontologia do seu trabalho, realizá-lo-á com uma intencionalidade, podendo identificar-se como um sujeito que necessita engajar-se e ter compromisso com as possíveis transformações sociais Como metodologia de trabalho, adotou-se a pesquisa descritiva do tipo bibliográfica, documental e de campo, sob os pressupostos do método dialético A investigação junto aos sujeitos deu-se por intermédio de entrevistas semiestruturada realizada com os professores participantes da pesquisa que estavam envolvidos especificamente com as disciplinas voltadas à formação pedagógica e também por meio de questionários aplicados aos acadêmicos do curso, com o intuito de perceber suas visões a respeito de sua formação e suas expectativas profissionais no que diz respeito ao mundo do trabalho Ao término do estudo, constatou-se que a presente proposta do curso apresenta uma certa fragmentação em relação as disciplinas pertencentes ao eixo profissionalizante e as disciplinas do núcleo comum, o que implica em uma limitação ao processo da formação plena do professor A função desta formação é mediar conhecimentos científicos e elementos culturais necessários à humanização, instrumentos para uma práxis transformadora Assim, faz-se importante incorporar mais elementos no que se refere aos aspectos teórico-filosóficos à proposta pedagógica do curso, catalisando para o cerne da licenciatura e almejando a emancipação de um professor crítico
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This work is a research, linked to the Post-Graduation Program in Education of the State University of Londrina and to the Research Line: Knowledge and Practices of the core Teacher Training The issue addresses teacher training in Brazil and specifically the training of the Geography teacher and the mediation of knowledge in the ethical-political sphere Considering these specificities, the objective of this research is to understand the Degree in Geography and the question of the ontological formation of being a teacher, in order to identify the relationship of this formation with the preparation for the world of work developed at the State University of Londrina To contribute to the discussions regarding teacher professionalism, it is justified that the relevance of this study lies in the fact that the future teacher, conscious of the ontology of his work, will do it with an intentionality, being able to identify himself as a subject that needs to engage commitment to the possible social changes As a working methodology, it was adopted the descriptive research of the bibliographic, document and field type, under the assumptions of the dialectical method The research with the subjects was done through semi-structured interviews with the participating teachers of the research that were specifically involved with the disciplines focused on pedagogical training and also through questionnaires applied to the course's students, in order to perceive their visions about their training and their professional expectations regarding the professional world At the end of the study, it was verified that the present proposal of the course presents a certain fragmentation in relation to the disciplines belonging to the professional axis and the disciplines of the common core, which implies in a limitation to the process that of full teacher training The function of training is to mediate scientific knowledge and the cultural elements necessary to humanization, instruments for a transformative praxis Thus, it is important to incorporate more elements regarding the theoretical-philosophical aspects of the course pedagogical proposal, catalyzing to the heart of the Degree and aiming the emancipation of a critic teacherJesus, Adriana Regina de [Orientador]Gasparin, João LuizFranco, Sandra Aparecida PiresGonçalves, José Alexandre2024-05-01T13:11:38Z2024-05-01T13:11:38Z2018.0013.11.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11238porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - 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