Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10173 |
Resumo: | Resumo: Este estudo problematiza a relação estabelecida entre os códigos imagéticos e o processo de construção de significação do conceito de biotecnologia A pesquisa buscou articular os aspectos da Teoria Semiótica de Charles S Peirce com os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa, no intuito de oferecer uma ferramenta analítica na direção de identificar elementos presentes no processo de conceituação e à produção de significados científicos Foram analisadas leituras de imagens e mapas conceituais sobre DNA, enzima de restrição, transgênico, clonagem e biotecnologia de nove alunos do nível médio de ensino Os resultados foram analisados segundo o modelo proposto e categorizados em domínios e níveis de significação Os termos utilizados na produção dos aprendizes foram categorizados em três domínios interpretativos: domínio interpretativo descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo Os mapas conceituais analisados apresentaram uma maior interação entre os domínios e houve maior exploração da amplitude do tema da biotecnologia do que na atividade de leitura de imagens, cujos resultados demonstraram uma maior concentração no domínio científico Observou-se dificuldades na construção de relações socioculturais, éticas e ambientais com a biotecnologia, mas constatou-se que não há uma interação dependente entre os domínios e níveis de significação, ou seja, o percurso de conceituação evidencia-se idiossincrático Uma reflexão em torno do papel da imagem no discurso e no ensino de ciências também é explorada neste trabalho e o instrumento de análise imagética proposto mostra-se eficiente para o entendimento de como os códigos do modo da imagem convertem-se no modo verbal escrito, ou vice-versa, e quais as implicações para o processo de aprendizagem |
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Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médioCiênciaEstudo e ensinoBiotecnologiaFormação de conceitosSemiótica e ciênciaStudy and teachingConcept formationSemiotcs and scienceRepresentationBiotechnology - ScienceResumo: Este estudo problematiza a relação estabelecida entre os códigos imagéticos e o processo de construção de significação do conceito de biotecnologia A pesquisa buscou articular os aspectos da Teoria Semiótica de Charles S Peirce com os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa, no intuito de oferecer uma ferramenta analítica na direção de identificar elementos presentes no processo de conceituação e à produção de significados científicos Foram analisadas leituras de imagens e mapas conceituais sobre DNA, enzima de restrição, transgênico, clonagem e biotecnologia de nove alunos do nível médio de ensino Os resultados foram analisados segundo o modelo proposto e categorizados em domínios e níveis de significação Os termos utilizados na produção dos aprendizes foram categorizados em três domínios interpretativos: domínio interpretativo descritivo, domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo Os mapas conceituais analisados apresentaram uma maior interação entre os domínios e houve maior exploração da amplitude do tema da biotecnologia do que na atividade de leitura de imagens, cujos resultados demonstraram uma maior concentração no domínio científico Observou-se dificuldades na construção de relações socioculturais, éticas e ambientais com a biotecnologia, mas constatou-se que não há uma interação dependente entre os domínios e níveis de significação, ou seja, o percurso de conceituação evidencia-se idiossincrático Uma reflexão em torno do papel da imagem no discurso e no ensino de ciências também é explorada neste trabalho e o instrumento de análise imagética proposto mostra-se eficiente para o entendimento de como os códigos do modo da imagem convertem-se no modo verbal escrito, ou vice-versa, e quais as implicações para o processo de aprendizagemTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study discusses the relation between pictorial codes and the process of building the meaning of the concept of biotechnology The research sought to articulate the aspects of semiotic theory of Charles S Peirce with the fundamentals of the Theory of Meaningful Learning, in order to offer an analytical tool towards identifying the elements present in the process of conceptualization and production of scientific meanings Readings were analyzed images and concept maps on DNA, restriction enzyme, GM elements, cloning and biotechnology from nine high school students The results were analyzed according to the proposed model and categorized into domains and levels of significance The terms used in the production of learners were categorized in three areas of interpretation: interpretive descriptive domain, interpretive scientific domain and interpretive evaluation domain The concept maps analyzed showed a greater interaction between the fields and there was further exploration of the breadth of the subject of biotechnology than the process of reading images, whose results showed a higher concentration in science There were difficulties in building socio-cultural, ethical and environmental relationships with biotechnology, but it was found that there is not an interaction between subject areas and levels of significance, ie, the path of idiosyncratic concept is evident A reflection on the role of imagery in the discourse and the teaching of science is also explored in this paper and the proposed imagery analysis tool has proved effective for the understanding of how the codes of the image mode are converted into written verbal, or vice versa, and the implications for the learning processLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Lemos, Evelyse dos SantosCaldeira, Ana Maria de AndradeContani, Miguel LuizOliveira, Vera Lúcia Bahl deMolina, Ana HeloísaSilva, Osmar Henrique Moura daKlein, Tânia Aparecida da Silva2024-05-01T12:40:00Z2024-05-01T12:40:00Z2011.0010.06.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10173porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - 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