Capital, trabalho produtivo e trabalho docente : professores de educação física reproduzindo capital e produzindo lutas nas redes públicas de ensino de Londrina-Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17642 |
Resumo: | O trabalho é investigado como a mediação entre homem e a natureza, práxis constituinte do ser social, e, diferentemente, como trabalho abstrato, medida do valor e, nesse sentido, trabalho produtivo de capital, como fator associado ao mal-estar e a doença ou, como meio de realização e satisfação do trabalhador. Assim, o problema da investigação foi: como se configura o trabalho do professor de Educação Física (PEF) das redes públicas de ensino no município de Londrina - Paraná, considerando as determinações do trabalho assalariado na sociedade atual? O objetivo geral estabelecido foi: investigar o trabalho do professor de Educação Física (singularidade) enquanto expressão do trabalho assalariado (particularidade) no modo de produção atual (universal). O método funda-se em uma pesquisa de caráter materialista histórico, buscando analisar o trabalhado dos PEF dialeticamente, de forma contraditória e buscando suas conexões para explicar concretamente o fenômeno na perspectiva da totalidade. Na pesquisa de campo: a população foram 284 professores de educação física das redes públicas de Londrina-Pr, enquanto a amostra foi de 209 professores (73,74 % da população). Utilizou os instrumentos QVT-PEF (BOTH et al., 2006) e o QSD (SAMPAIO et al., 2021) para coleta dos dados, empregamos a análise de clusters, considerando as dimensões e avaliação global do QVT-PEF e do QSD, com método de agrupamento de Ward. As diferenças entre os grupos estabelecida com Prova U de Man-Withney; teste Qui-Quadrado para as diferenças entre os grupos; Regressão Linear Múltipla para identificar as variáveis (do QVT-PEF e sociodemográficas) que interferiam nas dimensões da saúde docente, com modelo final identificado pelo método de Bach-ward, considerando alfa < 0,05. Foi considerado nível de significância de 95% (p< 0,05). Quanto aos resultados apresentamos a tese estruturada em 6 capítulos: 1) Introdução; 2) Metodologia; 3) Ensaio sobre o trabalho e suas formas; 4) Reestruturação produtiva e as condições materiais de trabalho do PEF; 5) Artigo da pesquisa empírica sobre influências da satisfação no trabalho na saúde docente; 6) Artigo bibliográfico/documental sobre economia, política e avanço do capital sobre o trabalho dos PEF; finalmente, nas considerações finais, ao discutirmos o avanço do capital sobre o trabalho do professor de Educação Física nas redes públicas de Londrina- Paraná, constatamos que a maior parte dos professores trabalha até 40 horas/semanais nas redes municipal e estadual de ensino, ou 59,81% (125 professores) de 40 a 50 horas. Argumentamos que esta carga horária não é salutar para os professores, considerando este trabalho é de alta demanda e potencialmente pode causar o adoecimento do professor. Delimitamos o trabalho deste professor com as mediações da ideologia burguesa e da alienação do trabalho. Evidenciamos os projetos históricos em disputa, entendendo que a crítica radical à escola capitalista e seus limites, pode colaborar com a análise concreta da realidade concreta e estabelecer outro projeto estratégico e tático, pautado pela superação dos entraves à emancipação humana pelo sujeito revolucionário da história. Apesar do controle externo, da imposição das competências, empreendedorismo, flexibilidade, qualidade total, educação como capital humano, os professores de Educação Física das redes públicas de Londrina também se colocam como produtores de lutas e, nessa condição, não atendem as necessidades do mercado, das coisas/propriedade privada, para buscar a satisfação de seus próprios interesses e de seus alunos, abrindo margem para a construção da consciência que identifique que reproduz sua vida em relações alienadas e, dessa forma, possam buscar a sua superação. |
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Capital, trabalho produtivo e trabalho docente : professores de educação física reproduzindo capital e produzindo lutas nas redes públicas de ensino de Londrina-ParanáCapital, productive work and teaching work : physical education teachers reproducing capital and producing struggles in the public education networks of Londrina-ParanáTrabalho do Professor de Educação FísicaTrabalho produtivo de capitalEscola PúblicaSatisfação no TrabalhoSaúde docenteProfessor de Educação FísicaQualidade de vidaCiências da Saúde - Educação FísicaCiências da Saúde - Educação FísicaPhysical Education Teacher’s WorkProductive capital workPublic SchoolJob SatisfactionTeaching HealthPhysical education teachersQuality of lifeO trabalho é investigado como a mediação entre homem e a natureza, práxis constituinte do ser social, e, diferentemente, como trabalho abstrato, medida do valor e, nesse sentido, trabalho produtivo de capital, como fator associado ao mal-estar e a doença ou, como meio de realização e satisfação do trabalhador. Assim, o problema da investigação foi: como se configura o trabalho do professor de Educação Física (PEF) das redes públicas de ensino no município de Londrina - Paraná, considerando as determinações do trabalho assalariado na sociedade atual? O objetivo geral estabelecido foi: investigar o trabalho do professor de Educação Física (singularidade) enquanto expressão do trabalho assalariado (particularidade) no modo de produção atual (universal). O método funda-se em uma pesquisa de caráter materialista histórico, buscando analisar o trabalhado dos PEF dialeticamente, de forma contraditória e buscando suas conexões para explicar concretamente o fenômeno na perspectiva da totalidade. Na pesquisa de campo: a população foram 284 professores de educação física das redes públicas de Londrina-Pr, enquanto a amostra foi de 209 professores (73,74 % da população). Utilizou os instrumentos QVT-PEF (BOTH et al., 2006) e o QSD (SAMPAIO et al., 2021) para coleta dos dados, empregamos a análise de clusters, considerando as dimensões e avaliação global do QVT-PEF e do QSD, com método de agrupamento de Ward. As diferenças entre os grupos estabelecida com Prova U de Man-Withney; teste Qui-Quadrado para as diferenças entre os grupos; Regressão Linear Múltipla para identificar as variáveis (do QVT-PEF e sociodemográficas) que interferiam nas dimensões da saúde docente, com modelo final identificado pelo método de Bach-ward, considerando alfa < 0,05. Foi considerado nível de significância de 95% (p< 0,05). Quanto aos resultados apresentamos a tese estruturada em 6 capítulos: 1) Introdução; 2) Metodologia; 3) Ensaio sobre o trabalho e suas formas; 4) Reestruturação produtiva e as condições materiais de trabalho do PEF; 5) Artigo da pesquisa empírica sobre influências da satisfação no trabalho na saúde docente; 6) Artigo bibliográfico/documental sobre economia, política e avanço do capital sobre o trabalho dos PEF; finalmente, nas considerações finais, ao discutirmos o avanço do capital sobre o trabalho do professor de Educação Física nas redes públicas de Londrina- Paraná, constatamos que a maior parte dos professores trabalha até 40 horas/semanais nas redes municipal e estadual de ensino, ou 59,81% (125 professores) de 40 a 50 horas. Argumentamos que esta carga horária não é salutar para os professores, considerando este trabalho é de alta demanda e potencialmente pode causar o adoecimento do professor. Delimitamos o trabalho deste professor com as mediações da ideologia burguesa e da alienação do trabalho. Evidenciamos os projetos históricos em disputa, entendendo que a crítica radical à escola capitalista e seus limites, pode colaborar com a análise concreta da realidade concreta e estabelecer outro projeto estratégico e tático, pautado pela superação dos entraves à emancipação humana pelo sujeito revolucionário da história. Apesar do controle externo, da imposição das competências, empreendedorismo, flexibilidade, qualidade total, educação como capital humano, os professores de Educação Física das redes públicas de Londrina também se colocam como produtores de lutas e, nessa condição, não atendem as necessidades do mercado, das coisas/propriedade privada, para buscar a satisfação de seus próprios interesses e de seus alunos, abrindo margem para a construção da consciência que identifique que reproduz sua vida em relações alienadas e, dessa forma, possam buscar a sua superação.Work is investigated as the mediation between man and nature, constitutive praxis of the social being, and, differently, as abstract work, measure of value and, in this sense, productive work of capital, as a factor associated with evilbeing and illness or, as a means of achievement and satisfaction of the worker. Thus, the research problem was: how is configured the work of the Physical Education teacher (PEF) of public schools in the city of Londrina - Paraná, considering the determinations of wage work in today’s society? The general objective established was: to investigate the work of the Physical Education teacher (singularity) as an expression of wage labor (particularity) in the current (universal) mode of production. The method is based on a historical materialistic research, seeking to analyze the work of the PEF dialectically, in a contradictory way and seeking their connections to concretely explain the phenomenon from the perspective of totality. In the field research: the population were 284 physical education teachers from public schools in Londrina-Pr, while the sample was 209 teachers (73.74% of the population). We used the instruments QVT-PEF (BOTH et al., 2006) and QSD (SAMPAIO et al., 2021) for data collection, we used cluster analysis, considering the dimensions and overall evaluation of QVT-PEF and QSD, with Ward clustering method. The differences between the groups established with Proof U of Man-Withney; Chi-Square test for the differences between the groups; Multiple Linear Regression to identify the variables (QWL-PEF and sociodemographic) that interfered in the dimensions of teaching health, with final model identified by the Bach-Ward method, considering alpha < 0.05. Significance level was 95% (p< 0.05). As for the results we present the thesis structured in 6 chapters: 1) Introduction; 2) Methodology; 3) Essay on work and its forms; 4) Productive restructuring and material working conditions of the PEF; 5) Article on empirical research on the influence of job satisfaction on teaching health; 6) Bibliographic/documentary article on economics, politics and capital advancement on the work of the PEF; Finally in the final considerations, we discuss the advance of capital on the work of the Physical Education teacher in the public networks of Londrina-Paraná, we found that most teachers work up to 40 hours/ week in the municipal and state schools, or 59.81% (125 teachers) from 40 to 50 hours. We argue that this workload is not healthy for teachers, considering this work is in high demand and can potentially cause the illness of the teacher. We delimit the work of this teacher with the mediations of bourgeois ideology and alienation of labor. We highlight the historical projects in dispute, understanding that radical criticism of the capitalist school and its limits, can collaborate with the concrete analysis of concrete reality and establish another strategic and tactical project, obstacles to human emancipation by the revolutionary subject of history. Despite external control, the imposition of skills, entrepreneurship, flexibility, total quality, education as human capital, Physical Education teachers of the public networks of Londrina also place themselves as producers of struggles and in this condition, do not meet the needs of the market, things/ private property, to seek the satisfaction of their own interests and their students, opening room for the construction of consciousness that identifies that reproduces their life in alienated relationships and thus, they can seek their overcoming.Both, JorgeSouza, Maristela da SilvaTaffarel, Celi Nelza ZulkeAzevedo, Mario Luiz Neves deMartineli, Telma Adriana PacificoCândido, Fernando Pereira2024-09-18T20:44:53Z2024-09-18T20:44:53Z2023-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17642porCEFE - Departamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina341 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-19T06:09:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-19T06:09:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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O trabalho é investigado como a mediação entre homem e a natureza, práxis constituinte do ser social, e, diferentemente, como trabalho abstrato, medida do valor e, nesse sentido, trabalho produtivo de capital, como fator associado ao mal-estar e a doença ou, como meio de realização e satisfação do trabalhador. Assim, o problema da investigação foi: como se configura o trabalho do professor de Educação Física (PEF) das redes públicas de ensino no município de Londrina - Paraná, considerando as determinações do trabalho assalariado na sociedade atual? O objetivo geral estabelecido foi: investigar o trabalho do professor de Educação Física (singularidade) enquanto expressão do trabalho assalariado (particularidade) no modo de produção atual (universal). O método funda-se em uma pesquisa de caráter materialista histórico, buscando analisar o trabalhado dos PEF dialeticamente, de forma contraditória e buscando suas conexões para explicar concretamente o fenômeno na perspectiva da totalidade. Na pesquisa de campo: a população foram 284 professores de educação física das redes públicas de Londrina-Pr, enquanto a amostra foi de 209 professores (73,74 % da população). Utilizou os instrumentos QVT-PEF (BOTH et al., 2006) e o QSD (SAMPAIO et al., 2021) para coleta dos dados, empregamos a análise de clusters, considerando as dimensões e avaliação global do QVT-PEF e do QSD, com método de agrupamento de Ward. As diferenças entre os grupos estabelecida com Prova U de Man-Withney; teste Qui-Quadrado para as diferenças entre os grupos; Regressão Linear Múltipla para identificar as variáveis (do QVT-PEF e sociodemográficas) que interferiam nas dimensões da saúde docente, com modelo final identificado pelo método de Bach-ward, considerando alfa < 0,05. Foi considerado nível de significância de 95% (p< 0,05). Quanto aos resultados apresentamos a tese estruturada em 6 capítulos: 1) Introdução; 2) Metodologia; 3) Ensaio sobre o trabalho e suas formas; 4) Reestruturação produtiva e as condições materiais de trabalho do PEF; 5) Artigo da pesquisa empírica sobre influências da satisfação no trabalho na saúde docente; 6) Artigo bibliográfico/documental sobre economia, política e avanço do capital sobre o trabalho dos PEF; finalmente, nas considerações finais, ao discutirmos o avanço do capital sobre o trabalho do professor de Educação Física nas redes públicas de Londrina- Paraná, constatamos que a maior parte dos professores trabalha até 40 horas/semanais nas redes municipal e estadual de ensino, ou 59,81% (125 professores) de 40 a 50 horas. Argumentamos que esta carga horária não é salutar para os professores, considerando este trabalho é de alta demanda e potencialmente pode causar o adoecimento do professor. Delimitamos o trabalho deste professor com as mediações da ideologia burguesa e da alienação do trabalho. Evidenciamos os projetos históricos em disputa, entendendo que a crítica radical à escola capitalista e seus limites, pode colaborar com a análise concreta da realidade concreta e estabelecer outro projeto estratégico e tático, pautado pela superação dos entraves à emancipação humana pelo sujeito revolucionário da história. Apesar do controle externo, da imposição das competências, empreendedorismo, flexibilidade, qualidade total, educação como capital humano, os professores de Educação Física das redes públicas de Londrina também se colocam como produtores de lutas e, nessa condição, não atendem as necessidades do mercado, das coisas/propriedade privada, para buscar a satisfação de seus próprios interesses e de seus alunos, abrindo margem para a construção da consciência que identifique que reproduz sua vida em relações alienadas e, dessa forma, possam buscar a sua superação. |
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