Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benini, Marli Balzan Cavalaro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10797
Resumo: Resumo: Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (25) Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho naquele espaço
id UEL_259d7f9891253d5f7a612f070b2c6e8c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10797
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparaçãoMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaAprendizagem experimentalMathematics - Study and teaching - Study and teachingExperiential learningResumo: Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (25) Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho naquele espaçoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: A lot statements is had about the deficiencies of the teaching of the Mathematics Starting from them, we sought a solution for that problem, appearing the theme Laboratory of Mathematics then This work has as intention to show as the experimentation in the laboratory is inserted historically in the Science and that the idea of a laboratory of Mathematics is not new We intended with it to compare the laboratory of Mathematics with the one of Sciences The presentation of some Brazilian and Portuguese laboratories of teaching of Mathematics and their objectives are made present For so much we threw hand of bibliographical and documental data The objectives of the laboratory of Teaching of Mathematics were collected and analyzed according to some categories These categories are the motivacional, the instrucional, the functional and the epistemological, used in the Science, based on Laburú (25) With base in the data, we observed that, in if treating of a didactic laboratory, concerned with the teaching and the learning, many points exist in common between the work of laboratory of Science and the one of Mathematics This work also worried in bringing a chapter on "The Different Types of Approach in Physics" Laboratory, as an elucidation for the people that ignore the ways as the work can be driven in that spaceLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Fusinato, Polônia AltoéSavioli, Angela Marta Pereira das DoresBenini, Marli Balzan Cavalaro2024-05-01T12:49:35Z2024-05-01T12:49:35Z2006.0028.07.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10797porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
title Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
spellingShingle Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
Benini, Marli Balzan Cavalaro
Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Aprendizagem experimental
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Experiential learning
title_short Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
title_full Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
title_fullStr Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
title_full_unstemmed Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
title_sort Laboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparação
author Benini, Marli Balzan Cavalaro
author_facet Benini, Marli Balzan Cavalaro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Fusinato, Polônia Altoé
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
dc.contributor.author.fl_str_mv Benini, Marli Balzan Cavalaro
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Aprendizagem experimental
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Experiential learning
topic Matemática
Estudo e ensino
Matemática
Aprendizagem experimental
Mathematics - Study and teaching - Study and teaching
Experiential learning
description Resumo: Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (25) Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho naquele espaço
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2006.00
2024-05-01T12:49:35Z
2024-05-01T12:49:35Z
28.07.2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10797
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823253616656384