O ensino de inglês em uma franquia de idiomas : uma análise do trabalho prescrito e do real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eliane Provate Queiróz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11001
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral verificar a relação entre o trabalho prescrito (configurado em escritos normativos) e o trabalho real de dois professores de inglês em uma franquia de ensino de idiomas A fundamentação teórica está centrada nas ciências do trabalho: Ergologia (Schwartz); Ergonomia (Amigues); Clínica da Atividade e os métodos de autoconfrontação simples (ACS) e cruzada (ACC) (Clot e Faita) O contexto estudado foi uma escola pertencente a uma rede de franquias de ensino de línguas estrangeiras, tendo por sujeitos de pesquisa dois professores de língua inglesa Foram analisadas duas sessões de ACS, uma de ACC e um workshop apresentado pelos pesquisados ao coletivo de trabalho Os dados coletados foram classificados de acordo com os tipos de escrito aos quais remetiam, aos tipos de prescrições presentes nas falas dos pesquisados ao serem contrastadas com esses escritos, no levantamento de acontecimentos que se caracterizaram como impedimentos às ações dos professores, bem como, momentos de construção de conhecimento sobre suas práticas As autoconfrontações foram analisadas com base nos seguintes objetivos: verificar quais prescrições para o trabalho do professor de inglês em uma franquia de idiomas foram reveladas em seu discurso; como se caracterizou o trabalho real dos professores (realizado + impedimentos) e, ainda, analisar se os professores revelaram em seu discurso conhecimento criado no ambiente de trabalho e que os ajuda a lidar com esses impedimentos Buscou também investigar possíveis contribuições da pesquisa para a prática pedagógica Os resultados revelaram uma relação de dependência e respeito dos pesquisados com os prescritos oficiais, que influenciam fortemente suas ações e levam-nos a buscar ou em si mesmos ou nos alunos as razões para os impedimentos às suas práticas Mostrou ainda que os métodos da AC não foram suficientes para levá-los a transpor a barreira do prescrito, avançando para reflexões mais centradas no “porquê fazer” e menos no “como fazer melhor” o que está prescrito, de forma a gerar desenvolvimento das situações de trabalho como um todo
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como se caracterizou o trabalho real dos professores (realizado + impedimentos) e, ainda, analisar se os professores revelaram em seu discurso conhecimento criado no ambiente de trabalho e que os ajuda a lidar com esses impedimentos Buscou também investigar possíveis contribuições da pesquisa para a prática pedagógica Os resultados revelaram uma relação de dependência e respeito dos pesquisados com os prescritos oficiais, que influenciam fortemente suas ações e levam-nos a buscar ou em si mesmos ou nos alunos as razões para os impedimentos às suas práticas Mostrou ainda que os métodos da AC não foram suficientes para levá-los a transpor a barreira do prescrito, avançando para reflexões mais centradas no “porquê fazer” e menos no “como fazer melhor” o que está prescrito, de forma a gerar desenvolvimento das situações de trabalho como um todoDissetação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aimed at analyzing the relation between the prescribed work (official prescriptive texts about the teachers work) and the actual work of two franchising English teachers It was supported by the work sciences: Ergology (Schwartz); Ergonomy (Amigues);Clinic of Activity and the simple and crossed self-confrontation methods (Clot and Faita) The research was carried out in a language franchised school and two English teachers took part in the study Two simple self-confrontation sessions, one crossed self-confrontation session and a workshop were analyzed Data collected were classified according to the institutional written texts, types of prescription, types of impediments to the teachers’ performance, as well as, knowledge construction The self-confrontation sessions were analyzed pursuing the following objectives: To check which different kinds of prescriptions were revealed in the teachers discourse; to find out characteristics of the teachers actual work (done + impediments), to analyze to what extent the researched teachers constructed knowledge in their work environment that could help them to deal with the impediments and also to investigate possible contributions brought by the research to their pedagogical practice The results revealed at least 3 different groups of institutional prescriptions and how dependent and obedient the researched teachers are in relation to them, since the written texts strongly influence their actions and swayed them to look for, either in themselves or the students, the reasons for their practice impediments It also showed that the self-confrontation methods were not enough to make the teachers go over to the prescriptions and reflect on aspects of their practices more related to “why to do” than “how to do” the prescribed work better and also promote the development of the work conditions as a wholeGimenez, Telma [Orientador]Mateus, Elaine FernandesFrahn, Gertrud FriedrichMartins, Eliane Provate Queiróz2024-05-01T13:09:25Z2024-05-01T13:09:25Z2007.0011.06.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11001porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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