O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa : uma proposta mediada pela produção de sequências didáticas
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14472 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição da elaboração de sequências didáticas de objetos de ensino da esfera da criação literária para a formação profissional do futuro professor de língua inglesa Mais especificamente, buscamos, primeiramente, verificar quais são as características do gênero conto consideradas como potenciais ao seu ensino Em seguida, objetivamos identificar se os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio possuem potencial para contemplar o gênero conto como um instrumento norteador para o ensino de língua inglesa Após, buscamos analisar qual é o papel da sequência didática (SD) base na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa para, por fim, verificar qual é o papel da produção da sequência didática pelos alunos professores participantes da pesquisa (APPes) na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa Nossos dados foram provenientes de dois contextos educacionais: uma universidade estadual localizada ao norte do Paraná e uma escola estadual da rede básica de ensino situada na mesma cidade da universidade Para atingirmos os nossos objetivos, utilizamos, nas análises, os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), como apresentado por Bronckart (29), uma vez que concebe que as ações de linguagem se dão por meio dos gêneros textuais Ainda, consideramos o conceito que subjaz ao desenvolvimento do modelo didático (CRISTOVÃO, 27; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998), as características do conto (COHEN, 1963; FULLER; 1963; RIDOUT, STUART, 1965; GROVER, 1988; LEITE, 1989; GANCHO, 1991; GOTLIB, 23), além dos conceitos de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24) a partir das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 24), capacidade de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 211), e multiletramentos (DIAS, 212; KALANTZIS e COPE, 212; ROJO, 212) A pesquisa é um estudo de caso de cunho qualitativo interpretativista e de análise documental e se dá em três planos: o da educação superior, o da educação básica e o da intersecção da educação superior com a educação básica No plano da educação superior, a pesquisadora desenvolveu o modelo didático do gênero conto considerando as características do contexto educacional, consulta à literatura e análise dos contos selecionados quanto ao contexto de produção, infraestrutura textual - plano textual global e sequência narrativa–além dos potenciais elementos ensináveis do conto No segundo plano, da educação básica, indicamos os gêneros da esfera da criação literária presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (211) utilizados como instrumentos de ensino Após, focamos nossas análises nas unidades que contemplavam o gênero conto para compreender como é proposta a sua abordagem nos materiais didáticos do ensino médio Para tanto, lançamos nosso olhar sobre cinco faces, sendo: 1) contexto de produção, 2) plano textual global, 3) capacidades de linguagem, 4) elementos do modelo didático e 5) elementos dos multiletramentos Por fim, na intersecção da educação superior com a educação básica, propomos, primeiramente, uma sequência didática base com o objeto de ensino conto como instrumento semiótico exemplificador de um procedimento didático Depois dos participantes da pesquisa terem lido o modelo didático do gênero e vivenciado a referida sequência, produziram suas próprias sequências didáticas a fim de implementá-las na educação básica de ensino As faces mencionadas na análise do material didático também foram utilizadas nas análises da sequência didática base e nas sequências didáticas elaboradas pelos APPes Os resultados evidenciam, em um primeiro plano, a necessidade do trabalho com textos da esfera da criação literária em língua inglesa na graduação, de forma a contribuir com o desenvolvimento linguístico e literário no processo de transposição didática dos futuros professores; em um segundo plano, que os alunos-professores sejam preparados para o processo de adaptação de tais textos como objeto de ensino na sala de aula, mais especificamente o conto, uma vez que poucos livros didáticos contemplam um trabalho com tal gênero de forma adequada, valorizando a formação dos alunos desse nível escolar ao levar textos autênticos representativos de um tempo histórico, político e social, tornando o ensino de língua inglesa mais significativo |
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O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa : uma proposta mediada pela produção de sequências didáticasLíngua inglesaFormação de professoresContosLiteratura inglesaEstudo e ensinoEnglish languageEnglish languageShort storiesEnglish literature - Study and teachingTeacher trainingResumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição da elaboração de sequências didáticas de objetos de ensino da esfera da criação literária para a formação profissional do futuro professor de língua inglesa Mais especificamente, buscamos, primeiramente, verificar quais são as características do gênero conto consideradas como potenciais ao seu ensino Em seguida, objetivamos identificar se os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio possuem potencial para contemplar o gênero conto como um instrumento norteador para o ensino de língua inglesa Após, buscamos analisar qual é o papel da sequência didática (SD) base na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa para, por fim, verificar qual é o papel da produção da sequência didática pelos alunos professores participantes da pesquisa (APPes) na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa Nossos dados foram provenientes de dois contextos educacionais: uma universidade estadual localizada ao norte do Paraná e uma escola estadual da rede básica de ensino situada na mesma cidade da universidade Para atingirmos os nossos objetivos, utilizamos, nas análises, os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), como apresentado por Bronckart (29), uma vez que concebe que as ações de linguagem se dão por meio dos gêneros textuais Ainda, consideramos o conceito que subjaz ao desenvolvimento do modelo didático (CRISTOVÃO, 27; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998), as características do conto (COHEN, 1963; FULLER; 1963; RIDOUT, STUART, 1965; GROVER, 1988; LEITE, 1989; GANCHO, 1991; GOTLIB, 23), além dos conceitos de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24) a partir das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 24), capacidade de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 211), e multiletramentos (DIAS, 212; KALANTZIS e COPE, 212; ROJO, 212) A pesquisa é um estudo de caso de cunho qualitativo interpretativista e de análise documental e se dá em três planos: o da educação superior, o da educação básica e o da intersecção da educação superior com a educação básica No plano da educação superior, a pesquisadora desenvolveu o modelo didático do gênero conto considerando as características do contexto educacional, consulta à literatura e análise dos contos selecionados quanto ao contexto de produção, infraestrutura textual - plano textual global e sequência narrativa–além dos potenciais elementos ensináveis do conto No segundo plano, da educação básica, indicamos os gêneros da esfera da criação literária presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (211) utilizados como instrumentos de ensino Após, focamos nossas análises nas unidades que contemplavam o gênero conto para compreender como é proposta a sua abordagem nos materiais didáticos do ensino médio Para tanto, lançamos nosso olhar sobre cinco faces, sendo: 1) contexto de produção, 2) plano textual global, 3) capacidades de linguagem, 4) elementos do modelo didático e 5) elementos dos multiletramentos Por fim, na intersecção da educação superior com a educação básica, propomos, primeiramente, uma sequência didática base com o objeto de ensino conto como instrumento semiótico exemplificador de um procedimento didático Depois dos participantes da pesquisa terem lido o modelo didático do gênero e vivenciado a referida sequência, produziram suas próprias sequências didáticas a fim de implementá-las na educação básica de ensino As faces mencionadas na análise do material didático também foram utilizadas nas análises da sequência didática base e nas sequências didáticas elaboradas pelos APPes Os resultados evidenciam, em um primeiro plano, a necessidade do trabalho com textos da esfera da criação literária em língua inglesa na graduação, de forma a contribuir com o desenvolvimento linguístico e literário no processo de transposição didática dos futuros professores; em um segundo plano, que os alunos-professores sejam preparados para o processo de adaptação de tais textos como objeto de ensino na sala de aula, mais especificamente o conto, uma vez que poucos livros didáticos contemplam um trabalho com tal gênero de forma adequada, valorizando a formação dos alunos desse nível escolar ao levar textos autênticos representativos de um tempo histórico, político e social, tornando o ensino de língua inglesa mais significativoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This study´s main aim is to investigate the contribution of the elaboration of didactic sequences of teaching objects from the literary creation sphere for the professional education of the pre-service English teachers More specifically, we seek, first, to verify what characteristics of the short story genre can be relevant for its teaching Then, we aim at identifying if the textbooks approved by the National Plan of the Textbook for the Secondary Education (PNLD) have the potential to consider the short story genre as a guiding instrument for the teaching of English language Then, we analyze the role of didactic sequence based on the interface language, literature and English language education is Finally, we check the role of the production of the didactic sequences by pre-service teachers research participants (APPes) in the interface language, literature and English language teacher education is Our data were obtained from two educational contexts: a state university located in Northern Parana and a public state school located in the same city of the university To achieve our goals, we use, in our analyzes, the theoretical and methodological assumptions of the Sociodiscursive Interactionism (ISD), as presented by Bronckart (29), once it conceives that the language actions are realized by text genres We also consider the concept that underlies the development of the didactic model (CRISTOVÃO, 27; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998), the short story characteristics (COHEN, 1963; FULLER; 1963; RIDOUT, STUART, 1965; GROVER, 1988; LEITE, 1989; GANCHO, 1991; GOTLIB, 23), and also the concepts of the didactic sequence (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24) from the language capacities (DOLZ; SCHNEUWLY,24), signification capacity (CRISTOVÃO; STUTZ, 211), and multiliteracies (DIAS, 212; KALANTZIS e COPE, 212; ROJO, 212) The research is a case study foregrounded on a qualitative interpretative paradigm aim and a documentary analysis carried out in three fields: undergraduate degree, government school and the intersection of the graduation and public school In the graduation field, the researcher developed the short story didactic model considering the characteristics of the educational context, available literary production and analysis of the selected short stories regarding the context of production, textual infrastructure – global textual plan and narrative sequence – besides the potential teachable elements of the short story In the second field, public school, we indicate the genres of the literary creation considered in the textbooks approved by PNLD (211) used as teaching instruments After that, we focus our analysis on the units where the short story was taken into account to comprehend its approach regarding the secondary level textbooks Therefore, we kept a careful eye on five faces: 1) context production, 2) global textual plan, 3) language capacities, 4) didactic model elements and 5) multiliteracies elements Finally, in the intersection of the graduation and the public school, we propose, first, a base didactic sequence focused on short stories as a teaching object whose goal was to exemplify a didactic procedure After the research participants had read the didactic model of the genre and had experienced the mentioned sequence, they produced their own didactic sequences in order to explore it in the basic education The mentioned faces in the analysis of the textbooks were also used in the analysis of the base didactic sequence and in the didactic sequences produced by the APPes The results highlight, first, the need of working with texts from the sphere of literary creation in English language in undergraduate degree in order to contribute to the linguistic and literary development of pre-service English teachers in the process of didactic transposition Second, the results highlight the need for pre-service English teachers to be prepared for the process of adapting texts as teaching objects for the classroom More specifically, it points out to the need to work with short stories, once a few textbooks develop the genre on an adequate way, valuing the students´ education of this scholar level when taking authentic texts that represent a historical, political and social time, making the teaching of English language more meaningfulCristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Dias, ReinildesWielewiki, VeraNascimento, Elvira LopesFurtoso, Viviane Aparecida BagioRios-Registro, Eliane Segati2024-05-01T14:31:41Z2024-05-01T14:31:41Z2013.0013.12.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14472porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição da elaboração de sequências didáticas de objetos de ensino da esfera da criação literária para a formação profissional do futuro professor de língua inglesa Mais especificamente, buscamos, primeiramente, verificar quais são as características do gênero conto consideradas como potenciais ao seu ensino Em seguida, objetivamos identificar se os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio possuem potencial para contemplar o gênero conto como um instrumento norteador para o ensino de língua inglesa Após, buscamos analisar qual é o papel da sequência didática (SD) base na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa para, por fim, verificar qual é o papel da produção da sequência didática pelos alunos professores participantes da pesquisa (APPes) na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa Nossos dados foram provenientes de dois contextos educacionais: uma universidade estadual localizada ao norte do Paraná e uma escola estadual da rede básica de ensino situada na mesma cidade da universidade Para atingirmos os nossos objetivos, utilizamos, nas análises, os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), como apresentado por Bronckart (29), uma vez que concebe que as ações de linguagem se dão por meio dos gêneros textuais Ainda, consideramos o conceito que subjaz ao desenvolvimento do modelo didático (CRISTOVÃO, 27; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998), as características do conto (COHEN, 1963; FULLER; 1963; RIDOUT, STUART, 1965; GROVER, 1988; LEITE, 1989; GANCHO, 1991; GOTLIB, 23), além dos conceitos de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24) a partir das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 24), capacidade de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 211), e multiletramentos (DIAS, 212; KALANTZIS e COPE, 212; ROJO, 212) A pesquisa é um estudo de caso de cunho qualitativo interpretativista e de análise documental e se dá em três planos: o da educação superior, o da educação básica e o da intersecção da educação superior com a educação básica No plano da educação superior, a pesquisadora desenvolveu o modelo didático do gênero conto considerando as características do contexto educacional, consulta à literatura e análise dos contos selecionados quanto ao contexto de produção, infraestrutura textual - plano textual global e sequência narrativa–além dos potenciais elementos ensináveis do conto No segundo plano, da educação básica, indicamos os gêneros da esfera da criação literária presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (211) utilizados como instrumentos de ensino Após, focamos nossas análises nas unidades que contemplavam o gênero conto para compreender como é proposta a sua abordagem nos materiais didáticos do ensino médio Para tanto, lançamos nosso olhar sobre cinco faces, sendo: 1) contexto de produção, 2) plano textual global, 3) capacidades de linguagem, 4) elementos do modelo didático e 5) elementos dos multiletramentos Por fim, na intersecção da educação superior com a educação básica, propomos, primeiramente, uma sequência didática base com o objeto de ensino conto como instrumento semiótico exemplificador de um procedimento didático Depois dos participantes da pesquisa terem lido o modelo didático do gênero e vivenciado a referida sequência, produziram suas próprias sequências didáticas a fim de implementá-las na educação básica de ensino As faces mencionadas na análise do material didático também foram utilizadas nas análises da sequência didática base e nas sequências didáticas elaboradas pelos APPes Os resultados evidenciam, em um primeiro plano, a necessidade do trabalho com textos da esfera da criação literária em língua inglesa na graduação, de forma a contribuir com o desenvolvimento linguístico e literário no processo de transposição didática dos futuros professores; em um segundo plano, que os alunos-professores sejam preparados para o processo de adaptação de tais textos como objeto de ensino na sala de aula, mais especificamente o conto, uma vez que poucos livros didáticos contemplam um trabalho com tal gênero de forma adequada, valorizando a formação dos alunos desse nível escolar ao levar textos autênticos representativos de um tempo histórico, político e social, tornando o ensino de língua inglesa mais significativo |
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